Uma pessoa com depressão poderá sentir-se diferente do que sempre foi em termos de personalidade, agir

10 respostas
Uma pessoa com depressão poderá sentir-se diferente do que sempre foi em termos de personalidade, agir de maneira diferente do que era habitual e sentir as coisas de forma completamente diferente do que sentia anteriormente antes de a ter?
Com certeza todas as questões colocadas por você podem estar presentes num quadro depressivo. Contudo, o mais importante é que não apenas identifique a sintomatologia associada ao problema, como também procure o seu bem estar. Consulte os profissionais de psicologia e psiquiatria. Sucesso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada Paciente,

Sim, a depressão é uma doença multidimensional e afeta a percepção da realidade, havendo diversos tipos de distorções cognitivas.

Para que o diagnóstico correto seja realizado, é importante que vc. procure o Especialista (Médico-Psiquiatra) para uma avaliação criteriosa.

Um abraço da

Dra. Andrea Fávera.
Sim, faz parte do quadro depressivo a mudança de comportamento. Entre as principais mudanças, estão: isolamento social, choro excessivo, desânimo, pessimismo, agressividade, alteração do sono e apetite, perda de prazer nas atividades de que antes gostava e falta de esperança.
Todos esses sintomas desaparecem com o tratamento adequado, e você poderá voltar ao seu funcionamento normal.
Consulte um psicólogo e/ou um psiquiatra.
Melhoras!
Olá! Sim, uma pessoa depressiva geralmente seleciona os eventos negativos do ambiente, agindo e sendo influenciada por eles também. O desamparo aprendido, ou seja, achar que nada do que eu fizer será capaz de mudar a forma como me sinto me leva a deixar de fazer várias atividades e comportamentos que me era comum anteriormente. A grande questão é que justamente essas atividades que são deixadas para trás é que poderiam proporcionar uma condição mais reforçadora e feliz. O processo terapêutico atua nesse padrão comportamental! Espero ter esclarecido! Abraços
Certamente, houve relatos de sintomas depressivos e os mesmos podem afetar a percepção, a maneira de pensar e sentir, consequentemente seu modo de agir. Profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras podem te auxiliar. Abs
Os traços de personalidade são considerados fatores mais estáveis e permanecerão inalterados depois de tratado o episódio depressivo. Mas você deve estar tendo essa sensação de mudança no seu temperamento devido às alterações de humor que a depressão provoca. O humor deprimido altera o comportamento, principalmente interferindo nas atividades que usualmente eram prazerosas.
Os colegas acima já deram ótimas recomendações, deste modo, acrescento apenas, a importância de procurar um psicólogo para identificar o que esta por trás destes sintomas, e, juntos, encontrarem possíveis fatos que certamente lhe conduziram a estas alterações.

Boa sorte !
De fato a depressão pode alterar sua forma de sentir. Trata-se de um transtorno do humor que interfere negativamente na sua personalidade. Você passa a não gostar mais das coisas como antes, perde o interesse nas atividades que adorava fazer. O desânimo prevalece e sua energia parece ter sumido. Então, uma pessoa muito ativa, que gostava por exemplo de esportes ao ar livre, pode sim passar a não gostar mais, a só querer ficar na cama. Mas, isso são os sintomas e pode ser tratado, fazendo com que a pessoa retome sua vida normal.

O tratamento mais indicado para a depressão é a união do tratamento psiquiátrico com a Terapia Cognitivo-Comportamental.

Procure ajuda.

Boa sorte.
Sim, pode haver modificações no comportamento da pessoa, visto que a Depressão caracteriza-se por uma falta de energia e prazer, há uma diminuição das relações com o mundo. Deste modo é importante um acompanhamento multiprofissional, com psicólogo e psiquiatra, para uma abordagem integral dos sintomas.
Bom dia!
É importante que você busque o tratamento adequado. Ir ao psiquiatra e ao psicólogo (terapia cognitivo comportamental) são iniciativas imprescindíveis nesse momento. Quando iniciar o tratamento provavelmente esse sintomas que lhe incomodam tanto irão aos poucos desaparecer e com certeza com um bom trabalho deste profissionais será possível que você comece a pensar, sentir e agir de uma forma diferente.

À disposição

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.