Uma pessoa com esquizofrenia e mesmo que ser uma pessoa sem nem um tipo de capacidade de ama e respe

3 respostas
Uma pessoa com esquizofrenia e mesmo que ser uma pessoa sem nem um tipo de capacidade de ama e respeitar outra pessoa ao ponto de nunca poder casa ou ter uma família. Eu conheci uma mulher com este problema ela dia que me ama mais já me falaram que ela é empossibilitada de ter estes sentimentos ou até mesmo de respeita um parceiro e pode trair com outro a qualquer momento isso é verdade?
Olá! A Esquizofrenia é uma doença com diversas formas de apresentação. O início da doença , de uma forma geral, pode ser ainda na adolescência ou início da idade adulta. Em casos mais raros, pode se manifestar também na infância ou após os 40 anos. Os sintomas e sinais mais comuns são alteração do comportamento, que pode ser isolamento excessivo, se comportar de forma inadequada para a idade, agitação , agressividade. A doença não tem cura porém tem controle com o uso de medicações, suporte familiar e acompanhamento por uma equipe de Saúde Mental. Não é verdade que uma pessoa com esquizofrenia não tem capacidade de ter sentimento pelas pessoas como carinho, amor, gratidão . O que ocorre é que no surto o paciente pode apresentar idéias irreais conhecida como os delírios e produzidas pela doença em que ela pode se tornar agressiva ou indiferente às outras pessoas ou ao longo dos anos, mesmo que o indivíduo sinta amor, carinho, felicidade a doença pode causar um prejuízo na forma de expressar esses sentimentos , mesmo que este sinta. Então é muito importante tratar o mais rápido possível e o não abandono do tratamento.

Acho muito correta a resposta da colega. De forma simplificada acrescento apenas que a pessoa em tratamento pode desenvolver atividades profissionais e sim constituir família. Reforço a necessidade de realização de tratamento correto.
Não é verdade que o ESQUIZOFRÊNICO apresente embotamento emocional, somente em surto ou não medicado, poderá apresentar algum sintoma que demonstre esse tipo de situação, caso contrário, desde que acolhida, medicada, o paciente poderá levar uma vida como qualquer pessoa, trabalhando, convivendo com pessoas ou tendo uma família.
É importante também, que além dos remédios o paciente busque tratamento Psicológico.
Abraço
Vera Pelizzari