Uma pessoa normal, pode no decorrer do tempo adquirir transtorno de ansiedade generalizada ou já nasce

5 respostas
Uma pessoa normal, pode no decorrer do tempo adquirir transtorno de ansiedade generalizada ou já nasce com o transtorno?
O mais comum é a pessoa desenvolver os sintomas ao longo da adolescência ou quando adulto jovem. Tais sintomas tipicamente são crônicos, acompanhando a pessoa ao longo de sua vida.
Daí a importância da psicoterapia, atividade física e medidas não medicamentosas para evitar necessidade do uso crônico de medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Renata De Abreu e Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Todo sintoma pode fazer parte e o que deixará isso claro será, ao fazer Psicoterapia, passar. A consciência de si mesmo é libertadora. E existe ajuda especializada pra isso.
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Adquirido ao longo da vida, o transtorno de ansiedade generalizada vai se construindo ao longo de muitas fases de sofrimento, sendo que este ficou guardado, somatizado e não elaborado emocionalmente. O bom de fazer terapia é conhecer-se, descobrir-se e dar fluidez aos sentimentos, relacionamentos, aprender a pensar e viver com leveza. A tag se caracteriza por preocupações constantes e excesso de pensamentos negativos. O tratamento é essencial para mudar estes padrões.
Quando se fala em ansiedade, está se falando tanto de um estado natural de alerta que serve para o benefício do indivíduo, no sentido de ajudá-lo a estar sempre preparado para as mais diversas situações, quanto de um estado em que o sujeito fica tão preocupado com acontecimentos que podem ou não acontecer no futuro, que não consegue atuar no presente e menos ainda se sentir pronto para reagir num acontecimento futuro possível.
Dito isto, podemos concluir que a ansiedade é um estado que qualquer pessoa apresenta, porém, a ansiedade generalizada se trata de um aspecto patológico deste estado normal, o qual é adquirido ao longo da vida, dependendo de uma infinidade de fatores relacionados a eventos estressores no transcorrer da vida. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Esse transtorno é adquirido ao longo da vida, mas sem dúvidas desde que nascemos já sentimos ansiedade não patológica.

Especialistas

Francisco Alves Dias

Francisco Alves Dias

Psicanalista

Fortaleza

Jairo Gonçalves Venancio

Jairo Gonçalves Venancio

Psicanalista, Nutricionista

Pouso Alegre

Luciana Crescencio Araujo

Luciana Crescencio Araujo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Hannah Rocha

Hannah Rocha

Psicanalista

Brasília

Dayane Mendes Barbosa

Dayane Mendes Barbosa

Psicólogo

Ribeirão Preto

Karen Sales Parra

Karen Sales Parra

Psicanalista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 316 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.