Uma pessoa pode nascer psicopata?

3 respostas
Uma pessoa pode nascer psicopata?
Olá!Não se deve descartar a presença de fatores genéticos no quadro da psicopatia. Seria a predisposição em alguns individuos com história familiar.Mas acreditar que essa estrutura( pelo referencial teorico de Lacan ) seria inata é querer resolver um problema atribuindo a ele qualquer nome!!! Agora uma vez, formada uma estrutura psiquica psicótica, não há como tornå-lo humano esse sujeito.A culpa que reside nos humanos...não reside na psicopatia. Espero ter lhe ajudado.Abraço

Ainda hoje esta pergunta não tem uma resposta.
Apesar dos estudos realizados ao longo dos anos, as causas da psicopatia não foram adequadamente esclarecidas. Por muitos anos acreditou-se que fatores ambientais ou genéticos poderiam desencadear uma profunda alteração do comportamento do indivíduo, mas o mais aceito hoje é que a associação de fatores genéticos e ambientais possam estar implicados.
"Psicopata" tem acepções diferentes. Juridicamente, pode referir-se a "pessoas com problemas psiquiátricos". Em Psiquiatria, denomina pessoas com características comportamentais relativamente fixas, ao longo da vida e observáveis pelo menos a partir do final da adolescência. Pode haver comportamentos como dificuldades intensas de socialização (esquizoide), eventualmente associadas a distorções do pensamento e atitudes bizarras (esquizotípica), de desconfiança excessiva (paranoide), detalhismo e rigidez exageradas (obsessivo-compulsiva), necessidade extrema de admiração (narcisista) ou de ser cuidada (dependente), instabilidade profunda em suas relações (borderline), teatralidade e emotividade extremas (histriônica), medo exagerado de avaliação negativa (evitativa). Mas, frerquentemente, o termo psicopata se refere ao antissocial, incapaz de empatia e desrespeitador dos direitos alheios. Possivelmente, os mais graves nascem com tendências que podem ser acentuadas aso longo da vida.