Uma pessoa que tem desmaios constantes até 08 vezes durante o dia como a psicanálise pode ajudar? Ou

14 respostas
Uma pessoa que tem desmaios constantes até 08 vezes durante o dia como a psicanálise pode ajudar? Ou devo procurar um neurologista?
Complementando a resposta acima: o fundamental NÃO são exames, e sim a avaliação clínica por médico competente que pode ser clínico geral, cardiologista, neurologista, etc. Existem inúmeras causas de desmaio na medicina, citando como exemplos diversos: arritmias cardíacas, ataque isquemico transitório, convulsões... Apos a avaliação clínica, serão solicitados exames COMPLEMENTARES ao diagnóstico. Não podemos afirmar que desmaios são de cunho psicológico como primeira hipótese, e sim, como diagnóstico de exclusão!

cordialmente,

prof david

É muito importante que primeiro você procure um neuro sim! Ele fará exames para verificar o que pode estar causando esses desmaios. Caso seja algo de ordem psicológica, a psicologia e a psicanálise podem sim ajudar, mas não podemos nunca ignorar sintomas! Antes devemos fazer uma boa investigação através de exames.

Boa sorte!
Nesses casos leve imediatamente a um pronto atendimento para avaliacoes clinicas conforme ja foi mencionado pelo prof. David. Apos diagnosticado pelos medicos, sendo encontrada ou nao uma causa para este sintoma procure um psicologo. A psicologia possibilita uma maior qualidade de vida aliada as outras ciencias da saude.
Nesse caso indico primeiramente uma avaliação médica para identificar ou descartar qualquer questão orgânica em relação a esses desmaios. A partir daí o a pessoa pode procurar um Psicanalista para ajudà-lo. Se foi identificado uma origem orgânica para os desmaios, você pode fazer o acompanhamento médico paralelamente ao atendimento psicanalítico. Se constatado a inexistência decqualquer vínculo orgânico, o tratamento analítico lhe ajudará e certamente lhe ajudará a perceber a que está por trás desses eventos contínuos.
A minha indicação é que seja feita uma investigação neurológica e cardiológica. Tendo sido descartada qualquer possibilidade de problema orgânico perceba se seus sintomas desaparecem ou se surgiram novos sintomas. Se os desmaios continuarem ou novos sintomas surgirem procure um psicanalista, pois podem ser sintomas de uma neurose histérica.
O mais indicado é que procure um médico para fazer avaliações sobre sua saúde física, já que os desmaios podem acontecer por fatores diversos. Após ir ao médico e dependendo do resultado das investigações, caso seus desmaios tenham uma dimensão psicológica, um psicanalista poderia te ajudar sim.
Uma avaliação médica e após descartar qualquer questão orgânica a psicanálise pode sim ajuda lo. Importante, primeiramente verificar o que pode estar acontecendo com você fisicamente. Questões psicológicas podem levar o sujeito a ter desmaios, mas esse trabalho precisa iniciar principalmente com descarte de qualquer questão orgânica.
A psicanálise vai escutar o que esta pessoa que tem desmaios tem a dizer. A partir da escuta e da onde ela lhe levar vai propor uma terapêutica que dê conta do sofrimento psíquico do seu portador. O profissional psicanalista, é claro , também irá avaliar e indicar a busca de um médico para avaliar os fatores orgânicos dos desmaios. Partindo de que os sintomas não são excludentes, ou seja, não é porque o paciente se trate com um médico, que também não pode se tratar com um psicanalista pelo mesmo motivo. Espero ter contribuído nas suas questões.
Procurar primeiramente um neurologista, para descartar as hipóteses de problemas biológicos. Assim que descartado esse diagnóstico, a psicanálise pode ajudar a compreender quais são os motivos desses desmaios, porque esse conteúdo se transformou nesse sintoma, quais são os traumas e o que sua mente está querendo dizer para você. Abraços e tenha uma ótima semana.
Bom dia!

Concordo com os colegas. O primeiro passo é passar por um médico e ver o motivo de seus desmaios. No momento o psicólogo só poderá dar um suporte pra você lidar com a situação atual. Após a avaliação médica o (a) psicólogo (a) irá direcionar o tratamento, caso os desmaios seja emocional ou orgânico/ emocional.
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Rosa-psico
Como já foi dito é necessário uma investigação sobre a causa dos desmaios no âmbito físico, procure investigar com seu médico. A psicanalise pode ajudar se for algo ligado ao seu emocional, afinal pode ser algo psicossomático.
Muito importante uma avaliação médica e se for necessário o acompanhamento terapeutico ou uma análise que vc venha com um encaminhamento após avaliação médica.
Neste caso o indicado é procurar um médico especializado, e investigar as causas dos desmaios, após ser descartada todos os diagnósticos de ordem fisiológica, podemos sugerir a procura de um psicanalista para que se inicie o processo de análise.
Bom dia,
Primeiro procure um neurologista para afastar qualquer problema neurológico. Caso não exista nenhuma origem somática, aconselho a procurar, imediatamente, um psicanalista par averiguar o quê este sintoma está querendo comunicar a você. Lembre-se, a mente influencia o funcionamento orgânico e vice-versa. Assim, é sempre bom saber quem está no comando (o corpo ou o psiquismo) para resolver o problema de forma correta (com médico ou com psicanalista).