Uma vez implantada a LIO, nunca mais precisarei fazer manutenção das mesmas?

Uma vez implantada a LIO, nunca mais precisarei fazer manutenção das mesmas?

2 respostas


Ao implante de lente intra ocular tem o propósito de ser uma cirurgia definitiva. Como essa lente fica sustentada por um fina membrana, cápsula posterior, algum tempo depois do procedimento , é realizado a capsulotomia pois essa membrana, na maoria dos casos, tende a ficar opaca.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A LIO (lente intra-ocular), deve ser implantada em substituição ao cristalino opaco (catarata). A LIO deve ser implantada de forma definitiva, para que não precise manutenção. Raramente esta LIO pode apresentar problema de opacificação e necessitar ser explantada. Outros problemas, como dificuldade adaptação, mal posicionamento ou reação inflamatória, podem necessitar manutenção. Algum tempo após o implante, alguns pacientes necessitam realizar limpeza com Laser, mas esta limpeza não é da lente e sim da cápsula original do cristalino que pode opacificar em contato com a LIO.

Dr. Amilton Sampaio

Dr. Amilton Sampaio

Oftalmologista

Feira de Santana

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.