Facectomia para implante de lente intraocular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da catarata. A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a rubéola durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à cegueira quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

Especialistas em facectomia para implante de lente intraocular

Encontre um especialista em Facectomia Para Implante De Lente Intraocular na sua cidade:
Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Oftalmologista

Belo Horizonte

Roberto Ivo Pasquerelli Neto

Roberto Ivo Pasquerelli Neto

Oftalmologista

São Vicente

Renato Wendell F Damasceno

Renato Wendell F Damasceno

Oftalmologista

Maceió

Vicente Vitiello Neto

Vicente Vitiello Neto

Oftalmologista

Santo André

Perguntas sobre Facectomia para implante de lente intraocular

Nossos especialistas responderam a 132 perguntas sobre Facectomia para implante de lente intraocular

Dr. Rodrigo Faeda Dalto
Dr. Rodrigo Faeda Dalto
Oftalmologista
São Luís
Pode ser feito a troca de Lente Intra Ocular sim, porém não é uma cirurgia sem riscos. O risco benefício deve ser avaliado com cuidado com o seu médico oftalmologista.
1 respostas

Bom dia. Não é normal perceber embaçamento, sendo que a causa deve ser avaliada. Na maioria das vezes e facilmente tratada e a visão pode novamente ser clara. Consulte seu médico de confiança…
2 respostas

Para decidir a melhor técnica para o tipo de catarata somente avaliando no consultório. Porém, se não temos alterações da anatomia do olho, a melhor técnica, mesmo em cataratas maduras, sempre…
4 respostas

Especialistas falam sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular

Com a cirurgia de remoção da catarata (facectomia) o médico oftalmologista deve implantar uma lente artificial. No pré operatório o paciente é avaliado pelo Dr Daniel se é possível a correção da miopia/hipermetropia/astigmatismo/presbiopia. Caso seja interesse do paciente, poderemos optar por lentes premium, desde só visão simples com lentes asféricas, para evitar uma visão artificial, com uso de filtros para proteção da luz azul, ou lentes tóricas para correção do astigmatismo e multifocais (tórica ou não) para um resultado ampliado de longe/intermediário/perto com mínima dependência de óculos, ou como na maioria dos casos, a eliminação total deles.

A Cirurgia de Facectomia com implante de lente intraocular é muito usada para a correção da Catarata. Hoje em dia com a evolução das lentes intraoculares já realizamos cirurgia no menor tempo possível, com anestesia local, o que melhora o conforto do paciente no período de pós operatório e aumenta a velocidade de recuperação da função visual. Hoje também já realizamos o implante de lentes com o objetivo Faco refrativo, isto é, dispensar o uso dos óculos. Importante evolução nos últimos 10 a 15 anos.

Gustavo Martins Baptista De Deus

Oftalmologista

Curitiba


Também conhecida como cirurgia de Catarata, a facectomia para implante de lente intraocular é segura e permite uma rápida recuperação. Há também a possibilidade de correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo durante a cirurgia de catarata. Em geral, a cirurgia tem duração de poucos minutos e é realizada sob anestesia local. O paciente retorna para casa no mesmo dia.

Fernando Martins De Oliveira

Oftalmologista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita

Cirurgia sob anestesia local e sedação, realizado em nosso Centro Cirúrgico, sem necessidade de internação. Possuímos o que há de mais moderno em aparelhos e microscópio. Utilizamos somente lentes intraoculares importadas, com objetivo de melhora visual e independência de óculos.

Quais profissionais realizam Facectomia para implante de lente intraocular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.