Usei aparelho durante 2 anos minha dentista então me falou que eu estava com reabsorção na raiz externa

4 respostas
Usei aparelho durante 2 anos minha dentista então me falou que eu estava com reabsorção na raiz externa do dente e tirou o aparelho meus dentes não estão certos ainda e ela falou que não posso mais usar. Gostaria de saber se isso não tem tratamento mesmo e se eu não posso usar realmente o aparelho?
O tratamento ortodôntico causa em maior ou menor quantidade a reabsorção da raiz dentária, pode-se dizer que é o "pedágio" a ser pago pela movimentação do dente.

Em alguns pacientes essa reabsorção pode se apresentar de forma mais agravada. Nesses casos a redução da força ortodôntica aplicada e um acompanhamento radiográfico são recomendados.

Caso não se controle a reabsorção, pode ser necessária a interrupção do tratamento.

A reabsorção pode se apresentar de maneira mais intensa em casos de retratamento ortodôntico. Você pode tentar outra vez, mas deve informar seu ortodontista sobre sua situação, para que ele possa fazer o devido acompanhamento radiográfico e tomar o devido cuidado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Carlos Gilberto de Vasconcellos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
Meu caro, o próprio tratamento ortodôntico já traz, por si só, um certo grau de reabsorção nos elementos movimentados. É necessário procurar um especialista, um ortodontista, para avaliar seu caso e indicar o caminho correto a seguir.
Att
Dr. João Paulo Toschi
Dentista
Florianópolis
Concordo com a primeira parte da explicação do profissional. Sugiro que procures alguém que faça Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares na sua região pois este tratamento é feito com aparelhos móveis , a movimentação intermitente, o que dá aos dentes a tranquilidade da ausência de dor,e dificilmente causará reabsorção da raíz, pelo menos não é conhecida neste tipo de tratamento.
Dr. José Geraldo Fardin
Dentista
Vila Velha
Olha, se seu caso é de reabsorção externa em um único dente, pode ser mais simples causado pelo trauma do aparelho. Mas se for em vários dentes por ser algum problema sistêmico, e aí é mais complexo o tratamento. O ideal é que a cada 6 meses ou 1 ano se faça uma RX Panoramica para avaliar a evolução do tratamento. Além disso existem tecnicas que fazem mais força e as que fazem menos força. Mas só temos condição de avaliar um caso específico mediante uma documentação completa. Mas nestes casos precisa avaliar com um profissional mais experiente. Sucesso no seu caso

Especialistas

Giselle Lubrano Goulart

Giselle Lubrano Goulart

Dentista

São Paulo

Magna Oliveira Alves

Magna Oliveira Alves

Dentista

Montes Claros

Daniel Kottler Burman

Daniel Kottler Burman

Dentista

Rio de Janeiro

Maria Angélica Nogueira da Silva

Maria Angélica Nogueira da Silva

Dentista

Porto Alegre

Leonardo Youssef

Leonardo Youssef

Dentista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Reabsorção Da Raiz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.