Usei cocaína na minha juventude na época de faculdade, e hoje 20 anos depois voltei a usar. Tenho te

30 respostas
Usei cocaína na minha juventude na época de faculdade, e hoje 20 anos depois voltei a usar. Tenho tentado parar, mas apesar de ficar alguns períodos limpo, vez ou outra uso novamente. Será que preciso me internar para ficar completamente limpo? Existe alguma alternativa para a internação, haja visto que preciso trabalhar?
É possível você fazer tratamento sem necessidade de internação. Respondendo um modo genérico, pois precisava de mais informações, um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra) poderia te ajudar identificar os gatilhos e ou esqumas que aciona o uso, com isso trabalhar os pensamentos disfuncionais para aliviar os sintomas que desencadeia o uso.

Boa noite, sua pergunta é bastante complexa para ser respondida sem conhecer de fato sua rotina de vida e as consequências com o uso da cocaína. Internação é um recurso usado nos casos severos de dependência química, entretanto a partir de seu relato, não me parecer esse caso. Mais é preciso pensar que o uso abusivo da droga é sem dúvida uma tênue linha para se chegar a dependência química. Sua postura de se questionar sobre isso é o caminho acertado de se minimizar um processo mais severo do uso da droga. Procure um psicólogo o mais rápido possível para solução dessa dúvida . Estou a disposição caso precise. Forte abraço e boa sorte .
Olá! Parece que o primeiro passo, que é reconhecer a possibilidade do vício e do prejuízo que ele pode causar, já foi dado por você, o que é fundamental. Sobre a internação, é uma das intervenções realizadas, mas há sim outras alternativas, dependendo do nível de gravidade. Minha sugestão profissional é que você procure um profissional de psicologia para realizar uma avaliação, inclusive a fim de compreender os motivos que o levaram a retomar o uso. Identificando os principais gatilhos para a utilização da droga, tendo um tratamento adequado com psicoterapia e/ou psiquiatria, bem como uma rede de apoio adequada, talvez você consiga se libertar do vício sem internação. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Oi, como vai? O trabalho terapêutico, acompanhado com psiquiátrico pode te ajudar. Quais são os gatilhos para o uso da cocaína? Em quais momentos você sente vontade e qual a frequência? Acredite que você pode superar esta dependência química, apesar de ser trabalhoso. Persista na sua saúde, invista em você! Lembre-se que você conseguiu ficar 20 anos sem usar a droga, o que é muito significativo e valoriza muito a sua história.
Olá! Importante é perceber qual é o gatilho que faz com que você precise da substância. Geralmente vem após uma briga, uma frustração, algo que lhe pareça insolúvel. Pense no que fez você não ter essa necessidade por tanto tempo, como lutou para se livrar da droga na primeira vez. Eu diria que a internação é importante nos casos em que o paciente não consegue mais ter uma rotina estruturada na vida por conta de uso de substância (perde horário do trabalho, marca compromisso e não consegue honrar, não cuida mais da saúde, deixando inclusive de se alimentar, ou seja, um quadro grave). Penso que a luta é diária ou cada vez que bate a vontade. Precisa pensar em estratégias para driblar esse ímpeto. Sugiro psicoterapia. Ao longo da caminhada talvez procure outros recursos simultâneos para fortalecer a escolha de uma vida mais saudável. Até mais!
Você pode tentar manter atendimento psicológico e psiquiátrico de manutenção para abstinência.
Olá! Que bom que você tem refletido a respeito de sua condição, e pensar em maneiras de conseguir uma maior qualidade de vida é o melhor caminho. É necessário verificar sobre como o uso da cocaína afeta sua vida, como por exemplo te impedindo de trabalhar, estudar, se relacionar ou impactando na dinâmica de sua família. Mesmo que não tenha um impacto significativo mas você se incomode com o uso, vale a pena você passar com um especialista na área para que entenda os gatilhos envolvidos e quais ferramentas podem ser usadas em sua cura. É possível que existam recaídas durante seu tratamento, e compreender que você é humano e tem o seu tempo é imprescindível. Podemos pensar que a internação pode ser usada em casos em que grande parte de sua vida está prejudicada pelo uso, então antes disso ainda se pode considerar outros tipos de tratamento. Fique firme e lembre-se de que não está só.
Olá! Primeiramente, parabéns por ter a coragem em procurar ajuda. Concordo com a opinião dos colegas acima. O tratamento pode ser realizado com psicólogos (psicoterapia), psiquiatra (medicação) e, acrescento a participação em grupos de recuperação como Narcóticos Anônimos e Amor Exigente. Boa sorte!
Inicialmente, ser acompanhando clinicamente por psicólogo e psiquiatra, haja visto, regulação biológica e emocional para identificar os incidentes críticos que reforçam o uso. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental para obter resultados mais objetivos
Olá, como você está? Espero que esteja tudo bem e fico feliz pelas reflexões que você tem feito sobre sua própria condição. Além de tudo que já foi mencionado como alternativa a não hospitalização, existem outras alternativas como profissionais de saúde mental (psicologos, psiquiatras, etc.) que trabalham com a política de redução de danos. Sempre vale a pena pesquisar mais sobre ela, do mais, estou a disposição!
Existem os dispositivos de saúde pública chamados CAPS AD que tratam especificamente dos problemas relacionados ao uso de drogas. Lá tem psicólogos, psiquiatras e diversos profissionais que irão oferecer o atendimento adequado para cada caso. O tratamento mais eficaz para a dependência se dá no dia-a-dia e não em um ambiente afastado da sua realidade (internação). É um tratamento a longo prazo e que depende, em grande parte, da disciplina e do engajamento do paciente com seu tratamento. Cada município tem seu CAPS AP (ou deveria ter). Veja onde você mora e pesquise na internet algo como "lista de caps ad de ___" e coloque o nome do município ou estado onde você mora. Qualquer dúvida estou disponível.
Boa noite, assim como alguns colegas falaram acima, o comportamento de uso pode ter funções diferentes para cada sujeito, contudo existem sim várias formas de cessar o uso, o trabalho de um Psicólogo que trabalha com essa demanda poderia ajudar a mapear que tipo de uso estamos falando tanto quanto a frequência e intensidade e como pensar em propostas para evitar essas recaídas. O psiquiatra poderia atuar juntamente com o apoio Psicológico para talvez ao menos de início intervir com alguma medicação para quem sabe conter alguns sintomas comum de síndrome de abstinência que é comum quando cessa o uso, e nada mais é que o próprio organismo se comportando para retomar a rotina de uso
Olá! É possível sim fazer um tratamento para a dependência química. Porém é necessária uma análise dos seus pensamentos que antecedem a vontade de usar novamente, os ambientes e pessoas com que você tem contato e outros fatores a mais. Só um pouco da complexidade desse enfrentamento. Resumindo, não é nada tão simples, mas é possível ter a mesma ou maior eficácia do uma internação. Abraços!

Então vamos lá devemos pensar, porque você iniciou o uso de cocaína na faculdade, o que o levou a usar, foi para recreação, para suportar um ritmo de estudo por pressões de amigos, não sabemos, como você se sentia naquela época da faculdade, como você se sente hoje. Será que existe um padrão que o levou a usar novamente. O importante e que você procure ajuda psiquiatra , psicológica e ate mesmo faça parte de um grupo de apoio de Na, Narcóticos anônimos, e evite lugares que possam facilitar o uso e a obtenção da cocaína Acredito que assim conseguira uma melhor qualidade de vida.
CAPS AD ou no particular busque um psicólogo (terapia cognitivo comportamental) e um psiquiatra.
Acredito que um tratamento contínuo pode ser bastante benéfico, com acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pois entendi em seu relato que não foi realizo, pode ser essa uma das razões de recaída. Não sendo o único tratamento internação fechada, há alternativa de tratamento em hospital-dia.
Olá, espero que esteja bem. Sinto muito pelo uso da cocaína mesmo que esporadicamente, vendo daqui, me parece que a cocaína é utilizada como uma válvula de escape, faz sentido pra você? Identificar os comportamentos que te trazem esses gatilhos é extremamente importante na ajuda do tratamento da dependência química. Sobre a internação ou o tipo de tratamento que seja mais eficaz no momento seria necessário saber um pouco mais da sua história de vida pra assim juntos decidirmos o que faz mais SENTIDO PARA VOCÊ.
Bom dia!
Acredito que a internação neste momento não seria a primeira opção, pois você assumiu o seu vício na cocaina e decidiu que não quer mais usar! Parabéns por isso!
Minha sugestão é que você procure um grupo de apoio como o Narcóticos Anônimos ou Amor Exigente, que vai te auxiliar a lidar com esse problema e/ ou um profissional capacitado na área!
Olá! Espero que esteja bem. Muitas vezes o uso da droga está relacionado a algo que não se quer sentir ou falar. A droga entra, inicialmente, como um alivio. Porém ela ao longo do tempo deixa de dar conta desse mal-estar. Se o uso da droga está lhe incomodando marque uma consulta para poder avaliar melhor o que de fato está acontecendo e quais as suas melhores opções. Consulte a minha agenda tenho horários disponíveis. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de dependência química - R$ 130
Boa tarde. Se neste momento você se sente disposto a realizar um tratamento para ficar abstinente do uso da substância, a indicação é que você faça atendimento psicológico e se necessário, atendimento psiquiátrico também. Junto a estes atendimentos você pode participar também de Grupos de auto-ajuda em um CAPS, assim como em um grupo de NA. Enfim, não é somente através da internação hospitalar ou internação em Comunidade Terapêutica que a pessoa conseguirá manter-se abstêmio. O que vai ajudar a melhorar a saúde da pessoa que faz uso problemático de drogas é principalmente a motivação dela para desvincular-se da substância psicoativa. O trabalho da mentalidade e da espiritualidade vai fazer a diferença no tratamento.
Tenho pacientes usuários que estão limpos e não precisaram de internação. Tomam medicação para controlar a fissura e seguem a vida normal. Você precisa colocar algo no lugar dessa droga. Que vazio é esse que ela ocupa?

Espero que consigas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá! Não acho que seja necessária a internação, sendo que um processo psicoterapêutico psicanalítico pode te trazer as respostas dos motivos que te fazem usar a droga, e pode também te auxiliar a parar com a mesma. Eu já tratei casos como o seu e os casos foram de sucesso, portanto, me coloco á disposição para agendamento de sessões!
Olá! Que bom que você fez essa pergunta!
Existe tratamento para isso sem precisar necessariamente de internação! O primeiro passo é buscar uma psicóloga ou psiquiatra para avaliar o teu caso e então, essa profissional, poderá te indicar a melhor forma de tratamento!
Existem tratamentos realizados apenas com medicação e psicoterapia, por exemplo!
Espero que tu encontre a ajuda que busca!
Fica bem!
A resposta para essas perguntas depende de vários fatores, como a frequência e a quantidade de uso de cocaína, o tempo de uso, o nível de dependência, o histórico de uso de outras drogas, o nível de comprometimento com o tratamento, entre outros.

A internação é uma opção para tratamento de dependência química, mas não é a única.

A psicanálise pode ser uma boa opção para tratar a dependência química, pois ela pode ajudar a compreender as causas subjacentes à dependência, bem como ajudar
Olá! Primeiramente, sinto muito que esteja passando por isso, superar um vício é um processo que exige muito de nós. Mas, vejo que você conseguiu se manter limpo por um longo período e isso é algo a ser valorizado! Recaídas são previstas mesmo após muitos anos sem o uso de substâncias, fique tranquilo quanto a isto. O importante é que você identifica que este comportamento prejudica sua saúde e seu dia a dia e está buscando ajuda, o que é um passo de muita coragem.
Veja, existem outras opções que podem estar te ajudando a compreender e tratar a dependência química, como a psicoterapia, grupos de apoio e programas voltados para este objetivo. A internação na verdade é uma opção quando se constata que nenhuma das outras foram eficientes e se existem critérios para o internamento após uma avaliação aprofundada.

Fico a disposição caso deseje iniciar uma psicoterapia.
Fique bem!
Ola, td bem?
O uso de drogas tende a entrar no lugar de um vazio...ela gera um prazer momentaneo, e voltamos a usar para receber novamente esse prazer que encobre essa "outra coisa" (vazio) ....
Eu nao pensaria em internacao por enquanto, até pq vc ja deu dois fortes indicios de nao precisar.... tem um espaco de 20 anos entre ter parado e ter voltado ...bastante nao? Segundo ponto, é que voce consegue trabalhar........
Procure um psicologo/psicanalista que o ajude a se dar conta do lugar que a cocaina esta ocupando na sua vida, do sentido desse uso. Isso te dará mais chances de se desfazer dele !
O proprio profissional tem condicoes de avaliar se vcs devem ou nao associar com um tratamento medicamentoso!
Um abraco
Olá, espero que esteja bem! Em alguns casos é possível fazer um tratamento que não requeira a internação. No entanto, é necessária a avaliação psicológica para se ter noção das variáveis que influenciam seus comportamentos, bem como o ambiente em que você está inserido. Não deixe de buscar um auxílio profissional! Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento adicção - R$ 150
Olá. A internação não é a única forma de trabalhar essa questão. Minha orientação é que você busque um profissional de psicologia e também grupos de apoio na sua cidade. Abraço
Olá, existe tratamento sim, inclusive em um serviço público, o Caps AD. Lá vc tem acesso a psicólogo, psiquiatra, terapia ocupacional. Mas se preferir, pode marcar uma consulta particular com um psicólogo ou psicanalista e entender melhor o seu uso da droga e qual a função dela em sua vida. Se o uso for muito compulsivo ele pode te encaminhar para outros profissionais para um trabalho multidisciplinar. Boa sorte!
Olá! Para que seja indicada a internação è necessário que tenha se configurado como Dependência Química, ou seja, que tenha critérios para formular o diagnóstico. É necessário a avaliação dos prejuízos causados pelo uso sejam eles orgânicos, psiquícos, morais, profissionais, afetivos, legais entre outros. A Dependência Química è um processo contínuo e dinâmico e a frequência e intensidade do uso caminha para o avanço. Com o auxílio de um profissional especializado na área
é possivel identificar a fase em que o uso se encontra e desenvolver estratégias para a não progressão da doença.