Uso Rivotril 2mg a noite e escitalopram 10mg há vários anos. Quero descontinuar o Rivotril. Foi suge
3
respostas
Uso Rivotril 2mg a noite e escitalopram 10mg há vários anos. Quero descontinuar o Rivotril. Foi sugerido manter escitalopram e manter Rivotril só 5 gotas e entrar com trazodona 50mg. Estou inseguro pois sou idoso e moro só. Gostaria de saber o que pode ocorrer com essa redução drástica do Rivotril. Obrigado.
Olá. Sua preocupação é legítima, especialmente por ser idoso e morar sozinho. A redução do Rivotril® (clonazepam) de 2 mg para 5 gotas representa uma queda abrupta, que pode provocar sintomas de abstinência, como ansiedade intensa, insônia de rebote, tremores, sudorese, irritabilidade, tontura, sobretudo após uso prolongado. Em idosos, há também maior risco de instabilidade, quedas e desorientação. A trazodona pode ajudar no sono e na ansiedade, mas não substitui totalmente o efeito do benzodiazepínico na retirada, que idealmente deve ser lenta e progressiva, com reduções graduais ao longo de semanas ou meses. Converse com seu psiquiatra antes de realizar essa mudança, para ajustar o ritmo do desmame de forma mais segura e adequada à sua condição clínica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sua preocupação é válida. Reduzir o Rivotril de 2 mg para apenas 5 gotas após uso prolongado é uma redução grande e pode causar sintomas de retirada, como ansiedade, insônia, tremores, agitação, tontura e risco de queda, especialmente em idosos. A trazodona pode ajudar no sono e a suavizar a transição, e manter o escitalopram é positivo, mas em geral um desmame mais lento do Rivotril é mais seguro, principalmente para quem mora sozinho. O ideal é conversar com o médico sobre fazer a redução de forma mais gradual.
Eu recomendaria manter o Escitalopram inicialmente, pois ele é quem realmente trata o seu quadro a longo prazo. A partir daí, você pode tentar reduzir 0,5mg do Rivotril por semana. Só adicionaria a trazodona se realmente fosse necessário. De qualquer forma, recomente fortemente que você não continue usando o Rivotril por muito tempo, pois podem haver efeitos cognitivos ("de memória") e aumentar o risco de quedas.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.