Vai fazer dois meses que tomo 50 mg de Sertralina. Porém, voltei a ter vontade de chorar a qualquer
Vai fazer dois meses que tomo 50 mg de Sertralina. Porém, voltei a ter vontade de chorar a qualquer hora, angústia, além da dificuldade para dormir e ansiedade, pensamentos repugnantes. Seria uma boa ideia conversar com o médico sobre o aumento da dose ou é cedo ainda?
4 respostas
Olá bom dia, acho uma boa ideia voltar ao seu médico sim, não necessariamente haverá necessidade de aumento da dose, as vezes conseguimos identificar a causa da desestabilização do quadro e corrigir, por exemplo uso de alguma medicação que possa ter interagido com a sertralina, deficiência de vitamina ou na tireóide, algum problema na absorção do medicamento por exemplo diarréia ou até mesmo troca da marca, uso de genéricos podem interferir na resposta. Abraço.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! A sertralina inicia seu efeito terapêutico dentro do primeiro mês de uso em geral; porém, se você mantém sintomas como os relatados, seria muito importante uma nova consulta para reavaliação!
Olá. De maneira geral, espera-se 4 a 6 semanas para avaliar o efeito da Sertralina nos quadros de ansiedade ou depressão. Se você continua com sintomas após 2 meses, é sinal de que provavelmente seu tratamento vai precisar ser reajustado. Vale a pena conversar com seu psiquiatra sobre qual caminho seguir agora.
Sim, vale a pena conversar com seu médico. Após cerca de 8 semanas (2 meses) de uso de sertralina 50 mg, já é esperado que haja uma resposta clínica significativa. Se você voltou a apresentar sintomas como vontade de chorar, angústia, ansiedade, insônia e pensamentos intrusivos ou repugnantes, isso pode indicar que a dose atual não está sendo suficiente para controlar o quadro. Dependendo do diagnóstico (depressão, transtorno de ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo), é bastante comum que o psiquiatra avalie a necessidade de aumentar a dose, já que 50 mg é a dose inicial para muitos pacientes e diversas pessoas necessitam de doses maiores para obter o efeito terapêutico completo. É importante não aumentar a dose por conta própria. Além disso, se esses "pensamentos repugnantes" forem pensamentos intrusivos, que você reconhece como indesejados e que causam sofrimento (como ocorre no TOC), isso também deve ser informado ao médico, pois pode influenciar a estratégia de tratamento. Procure antecipar a consulta se os sintomas estiverem piorando ou interferindo muito na sua rotina. E, caso esses pensamentos venham acompanhados de ideias de machucar a si mesmo, de que a vida não vale a pena ou de planejamento suicida, procure atendimento médico imediatamente, sem esperar a próxima consulta. Em resumo, pelo tempo de tratamento e pela persistência ou retorno dos sintomas, é um momento apropriado para reavaliar o tratamento com seu psiquiatra, que poderá decidir se o mais indicado é aumentar a dose, aguardar um pouco mais ou considerar outra estratégia terapêutica.
Perguntas semelhantes
- Faço tratamento com sertalina, tomo 3 comprimidos de 50g. Hoje no trabalho fui ir tomar depois do ca
Bom dia! Estou três meses com fraqueza, enjoo, mal estar, formigamento e suor frio pés e mãos, taq
Boa noite. O tratamento psiquiátrico para depressão resistente ou distimia na menopausa pode ser tro
No segundo dia de início da dose de sertralina 25mg, é comum sentir tontura, palpitação, diarreia e
Tenho 40 anos e gostaria de investigar a possibilidade de autismo. Por qual profissional devo começa
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


