Vários médicos só me aconselham colocar prótese de joelho após 70 ano, tenho 58, por que ? Que risco

4 respostas
Vários médicos só me aconselham colocar prótese de joelho após 70 ano, tenho 58, por que ? Que risco corro se colocar agora? Uma prótese precisa ser trocada com o tempo? Quantas vezes isso é possível?
Olá
A cirurgia de artroplastia total de joelho (prótese) não é eterna. Como todo material implantável está sujeita a desgaste do material, soltura do osso entre outros. A recomendação atual é de que a prótese seja colocada depois dos 60-65 anos mas cada caso deve ser avaliado individualmente pois existem pacientes mais jovens que têm quadros avançados de artrose e este tratamento precisa ser considerado. O tempo de duração de uma prótese bem colocada hoje gira em torno de 15 anos. Alguns casos duram mais outros menos. Como tudo em medicina varia de paciente para paciente. Cada cirurgia de troca de prótese (revisão) é mais complicada que a anterior com perda óssea, risco de infecção, aderências, e os resultados não são tão bons quanto a primeira cirurgia.
Converse com seu médico para saber se todas as possibilidades de tratamento foram esgotadas antes da prótese e se o seu grau de artrose justifica a colocação da mesma.

A prótese do joelho tem uma durabilidade de cerca de 95% em 15 anos com uma queda de 1% ao ano. porem ha casos que duram menos e outros mais. inúmeros são os fatores para a durabilidade da prótese, sendo a experiência do cirurgião um dos mais importantes: não adianta colocar a "melhor"prótese do mercado com um cirurgião que faz 4 ou 5 próteses por ano. Tenho paciente de ate 48 anos operado ate 88 anos. Tudo vai mundo da indicação e do paciente ter consciência do seu novo joelho. Em relação às trocas, elas podem sim ser trocadas, porem a durabilidade da prótese de revisão não tao longa quanto o esperado para um prótese primaria.
A prótese de joelho é indicada em casos de artrose grave que não melhoram com outras formas de tratamento. A idade é um dos fatores que devem ser levados em consideração e o risco de complicações tardias é maior em pacientes que são submetidos a artroplastia precocemente. Ainda assim, os riscos são menores do que as complicações decorrentes da inatividade. Pessoas que não são capazes de manter uma vida minimamente ativa em decorrência de uma artrose avançada do joelho e que não apresentaram melhora de outra forma podem ter indicação para prótese do joelho.
A cirurgia deve ser feita, com algumas exceções, em pacientes com mais idade.