Vejam bem se eu estou equivocado. Ozena pela palavra em si , significa meu cheiro, odor desagradável

2 respostas
Vejam bem se eu estou equivocado. Ozena pela palavra em si , significa meu cheiro, odor desagradável. Este odor é causado por microorganismos que colonizam o muco do nariz. Quando a drenagem dos seios e fossas nasais são bloqueadas por algum fator, o muco se acumula e os microorganismos se proliferam infeccionando e deixando resíduos que exalam o odor repugnante. Então, retirando esse muco acumulado, a ozena não desaparece?
A definição de Ozena que você enviou está certa. Porém, a fisiopatologia da rinite "ozenosa" vai além de retirar o muco acumulado. A causa da ozena está muito relacionada à atrofia da mucosa nasal. O tratamento se baseia em prevenir e tentar ao máximo restaurar esta atrofia. Procure o Otorrinolaringologista para acompanhar e tratar seu caso.

A Ozena é um pouco mais complexa do a definição proposta. Existem várias propostas terapeuticas, mas nem sempre a solução é simples. Sugiro passar em consulta com médico otorrinolaringologista para fazer um exame bem detalhado do nariz a fim de estabelecer a real causa do mau cheiro no nariz.