Vi que os testes de 4 geração são confiáveis em 30 dias, e os testes rápidos? 90 dias é totalmente
2
respostas
Vi que os testes de 4 geração são confiáveis em 30 dias, e os testes rápidos? 90 dias é totalmente seguro? Conversão tardia se encaixa ?
Com os testes de ultima geração, a janela imunológica ( tempo em que leva desde que a pessoa teve contato com vírus até o aparecimento do mesmo em exame) é de até 90 dias após a ultima exposição de risco.
Os testes rapidos são seguros desde que respeitado as normais de qualidade, validade e armazenamento. A principal diferença entre eles e os outros tipos de teste é apenas o tempo em que leva para o resultado ficar pronto ( até 30 min, enquanto os outros testes levam em media 4 horas), mas não há prejuízo de sua eficacia. lembrando de que como são testes triagem, em caso de resultado reagente devem ser confirmados com outros exames mais especificos
Os testes rapidos são seguros desde que respeitado as normais de qualidade, validade e armazenamento. A principal diferença entre eles e os outros tipos de teste é apenas o tempo em que leva para o resultado ficar pronto ( até 30 min, enquanto os outros testes levam em media 4 horas), mas não há prejuízo de sua eficacia. lembrando de que como são testes triagem, em caso de resultado reagente devem ser confirmados com outros exames mais especificos
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os testes de 4ª geração (anticorpos + antígeno p24) são realmente muito sensíveis e já podem ser considerados confiáveis a partir de 30 dias da exposição, sendo definitivos após 90 dias.
E quanto aos testes rápidos:
- Os testes rápidos geralmente são de 3ª geração, ou seja, detectam apenas anticorpos contra o HIV.
- Por isso, eles demoram um pouco mais para se tornar totalmente confiáveis.
- O prazo oficial para considerar um teste rápido definitivo é 90 dias após a exposição.
Sobre a conversão tardia:
- Esse termo se refere a uma situação em que os anticorpos demorariam muito além do esperado para aparecer.
- Com os exames modernos, essa possibilidade é praticamente inexistente em pessoas com sistema imunológico normal.
- Mesmo em casos de imunossupressão, dificilmente ultrapassa os 3 meses.
Em resumo:
- Teste de 4ª geração: confiável já em 30 dias, definitivo em 90.
- Teste rápido (3ª geração): definitivo em 90 dias.
- Conversão tardia não é uma preocupação real com os exames atuais.
Portanto, se você fez um teste rápido ou de 4ª geração após 90 dias da exposição, o resultado já é totalmente seguro e definitivo.
Quer que eu organize uma tabela comparando os diferentes tipos de teste (rápido, 3ª geração, 4ª geração, PCR) e seus prazos de confiabilidade, para visualizar melhor?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz dois testes Elisa pro htlv deu positivo, Depois fiz o PCR carga viral quantitativo e qualitativo do htlv deu não reagente,e possível eu ter a doença e o exame não ter detectado?
- Em acidentes com agulha superficial sem sangramento cujo paciente testou negativo para HIV é necessária a profilaxia com a PEP?
- Tive uma exposição tomei a Pep com 14 hr esqueci de tomar um dos medicamentos com 24 dis mais no dia seguinte 25 voltei a tomar até terminar restante fiz um teste rápido com 30 dias deu negativo fiz um outro teste rápido com 51 dias deu negativo fiz 60 dias outro teste rápido deu negativo fiz…
- Se por acaso alguém tocar com a mao pouco suja de sangue apos coçar um pequeno machucado tocar num salgadinho ou batata frita num período curtíssimo menos de 1 minuto outra comer por acidente ha algum risco de contaminação hiv?
- Gostaria de saber se tem algum problema quem tomar remédio hiv e vai fazer uma cirurgia lipoaspiração, tomar anestesia, tem algum risco entre anestesia e os medicamentos do hiv?
- Fiz sexo oral sem camisinha, mas usei preservativo para a penetração. Estou com dor de garganta. É factível alguma contaminação pelo HIV?
- Comer muitos doces chocolates pode alterar o exame de HIV 4geração?
- Sou HIV positivo e indetectável, porém fiquei 3 dias sem tomar os antirretrovirais e dentro destes 3 dias se remédio fiz sexo sem camisinha, posso ter transmitido HIV para a outra pessoa?
- Ola tudo bem? Eu estava fazendo o tratamento do PEP desde o dia 23/04, porém acabei tendo uma nova exposição com a mesma pessoa lá pro dia 10/05. O que eu faço agora? Eu tomo os 28 dias contando a partir da segunda exposição no dia 10? Devo me preocupar?
- Tive uma exposição de risco transei de preservativo mas a moça estava menstruada antes de ter relação com ela tinha me depilado e na hora do ato vi que estava sujo de sangue na virilha, posso ter contraído e ter contaminado uma pessoa no dia seguinte?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6675 perguntas sobre HIV e AIDS
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.