Vinha tratando um queloide com injeções de corticoide, fiz 3 aplicações, uma por mês e agora minha

4 respostas
Vinha tratando um queloide com injeções de corticoide, fiz 3 aplicações, uma por mês e agora minha Dra preferiu fazer uma pausa, nesse mês plicando apenas nitrogênio liquido para, então, no próximo mês fazer injeção novamente. Essa pausa nas injeções pode fazer perder o efeito, ou isso não ocorre?
Não há problema em fazer pausas no tratamento com corticóides, o único problema é que estas injeções não resolverão seu problema (queloide) apenas o aplanarão e tornarão mais largo. O tratamento ideal para queloides é a ressecção cirurgica seguida de Betaterapia precoce (no mesmo dia ou dia seguinte da retirada do queloide). Este tipo de radiação inibe a proliferação da scélulas responsáveis pelo quelóide (fibroblastos)

A combinação de procedimentos é uma ótima forma de diminuir a recorrências dos queloides. A aplicação de corticóide diminui a ação antiitflamatória local. O uso do nitrogênio líquido causa o congelameto do quelóide com lesâo celular e microvascular levando a necrose do mesmo.
Essas pausas muitas vezes sao ate necessarias pois a injecao de corticoide continua pode caisar atrofia na pele.
Essas pausas não vão causar a perda do efeito das injeções, o corticoide age por 21 dias aproximadamente e o resultado alcançado com cada aplicação são permanentes desde que não ocorra nenhum trauma nessa cicatriz. Vale lembrar que o melhor tratamento para Queloide é a ressecção cirúrgica da cicatriz, associado à beta terapia. Surgiu nos últimos anos um novo tratamento que tem resultados semelhantes e algumas vezes melhor que a beta terapia, que é a ion terapia.