Vortioxetina: pode ser usada no transtorno bipolar tipo 2. Uso Bup e Ziprasidona (adicionada recente
3
respostas
Vortioxetina: pode ser usada no transtorno bipolar tipo 2. Uso Bup e Ziprasidona (adicionada recentemente). Mas os sintomas da depressão estão piorando. Brintelix seria uma alternativa ou é contraindicado para bipolares?
Há relatos na literatura médica sobre viradas maníacas com o uso de Vortioxetina, assim como com outros antidepressivos. No entanto, existem medicações com evidências científicas no tratamento da depressão bipolar. Converse com seu psiquiatra e vão chegar a melhor opção no seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de qualquer antidepressivos em pacientes bipolares deve ser feito com muito cuidado, sob supervisão atenta do psiquiatra, especialmente pelo risco de virada maníaca, um quadro bastante grave. Existem formas mais efetivas e seguras de tratar um episódio depressivo dentro do transtorno bipolar. Converse com o seu psiquiatra!
A vortioxetina (Brintellix) pode ser usada com cautela no transtorno bipolar tipo 2, desde que haja estabilização do humor com um estabilizador, como a ziprasidona no seu caso. Embora não seja a primeira escolha, alguns estudos sugerem que pode ser útil em episódios depressivos bipolares, principalmente tipo 2. No entanto, como todo antidepressivo, há risco de indução de hipomania ou instabilidade de humor, por isso o uso deve ser cuidadosamente avaliado pelo psiquiatra. Se a depressão está piorando, pode ser considerada como opção, mas com monitoramento rigoroso e em associação a estabilizador de humor, como já está sendo feito.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.