Dra. Rachel Freitas

Fisioterapeuta mais

Aceita apenas pacientes particulares

Número de registro: 74530-F

Experiência

Experiência em:

  • Osteopatia

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua Guimarães Peixoto, 75 (sala 1302), Tamarineira, Recife 52051-200

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Confecção de palmilhas


  • Dry Needling (agulhamento a seco)


  • Osteopatia


  • Ventosaterapia


Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dra. Rachel Freitas? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Pé Chato

Fiz a cirurgia de pé plano há 6 anos atrás, mas voltei pra o ballet e, mesmo com exercícios, não consigo atingir tanta flexibilidade no pé devido aos pinos. Minha ortopedista falou em tirar, mas isso é seguro mesmo? O pé não voltará a ser plano com o tempo (já que é genético)?
Detalhe: Fiz a cirurgia aos 12 anos (Não sei se é uma informação relevante).

A postura do pé é determinada por muitas questões. Existe toda uma interação de vários sistemas que determina a postura do pé de forma estática e dinâmica. A visão, o sistema vestibular, a propriocepção dos pés, a funcionalidade da articulação temporomandibular, a biodinâmica osteomusculares trabalharem conjunto para determinar como o pé reage. A alteração em algum desses sistemas pode estabelecer o pé plano. É preciso saber como se comporta o pé nas posturas estática e dinâmica, porque existem casos em que mesmo com o pé plano, o corpo lança mão de estratégias funcionais que não é preciso intervenção. Em outros casos, o pé plano, ou com outra alteração, traz repercussões negativas para todo o corpo, necessitando de intervenção. Com a colocação de pinos, as estruturas ósseas ficam fixas, mesmo que todos aqueles sistemas levem a informação para o pé ser plano, o que pode acarretar dor e disfunção em lugar distante do pé, já que houve uma interrupção de todo o mecanismo de adaptação corporal. Tirando os pinos, existe a possibilidade do arco plantar diminuir a curvatura, caso os outros sistemas assim determinem. Seria interessante procurar um especialista em Podoposturologia para fazer uma avaliação e traçar uma estratégia terapêutica.

Dra. Rachel Freitas

Pergunta sobre Torcicolo

Existe tratamento para torcicolo congênito em adulto?
Praticar musculação pode agravar o problema?

Quanto mais antiga é a lesão, mais compensações o corpo realizou para manter a funcionalidade geral. Mas algumas vezes o corpo não consegue compensar toda uma cadeia de alterações osteomusculares e de outros tecidos, acarretando dor e incômodo. A Fisioterapia, em participar a Osteopatia, seria um ótimo tratamento para tentar reequilibrar seu corpo, minimizando as dores e incômodos sentidos. Se seu corpo não tiver com uma compensação funcional, a musculação pode agravar alguns sintomas, mas se você estiver livre de sintomas, apenas com a postura da cervical alterada, uma musculação bem orientada pode trazer vantagens sim!

Dra. Rachel Freitas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes