Otoplastia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Tratamento cirúrgico para corrigir orelhas proeminentes ou “de abano” (uma característica comum que só tem consequências estéticas). Podem ser operadas crianças a partir de sete anos, sob anestesia geral e um dia de renda. Para os adultos, geralmente se utiliza anestesia local e sedação. Esta é uma intervenção que dura menos de uma hora e sem risco. O pós-operatório consiste em uma semana com closet, cerca de 20 dias, com uma atadura e manutenção a partir do quarto mês, pode-se ajustar, se necessário

Especialistas em otoplastia

Encontre um especialista em Otoplastia na sua cidade:
Felipe Xavier

Felipe Xavier

Cirurgião plástico

Curitiba

Agendar uma visita
Janaína Kopp

Janaína Kopp

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Daniel Alves

Daniel Alves

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas sobre Otoplastia

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Otoplastia

Dr. Marcio Harada
Dr. Marcio Harada
Cirurgião plástico
São Paulo
Lóbulo protuído é uma deformidade que pode ocorrer em uma otoplastia, principalmente quando o lóbulo já era previamente anteriorizado (para frente) e é realizada uma hipercorreção do pavilhão…
1 respostas

Dr. Ricardo Alexandre Silveira
Dr. Ricardo Alexandre Silveira
Cirurgião plástico, Cirurgião geral
Ribeirão Preto
Infelizmente em adultos isso ainda não é possível.
2 respostas

Dr. Andre Maschio
Dr. Andre Maschio
Cirurgião plástico
Curitiba
Mesmo operando as duas orelhas nunca conseguiremos deixa-las perfeitas, todos temos um lado do rosto diferente do outro, pequenas diferenças que nos deixa com uma face bonita. Porém operar apenas…
2 respostas

Especialistas falam sobre Otoplastia

Embora não acarretem alteração funcional, as deformidades da orelha provocam importantes distúrbios psicossociais. Muitos autores têm estudado a influência da aparência no julgamento social e na primeira impressão, além de seu papel na interação social diária. Alterações estéticas dessa natureza muitas vezes expõem seus portadores a repetidas situações de ridículo, principalmente na infância, o que pode acarretar diminuição dos níveis de auto-estima e autoconfiança, prejudicando o desenvolvimento psicossocial.

Brunno Rosique

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Goiânia

Agendar uma visita

As orelhas podem variar de tamanho, posição e formato e são consideradas esteticamente bonitas justamente quando não chamam atenção. Dessa maneira, quando as orelhas são demasiadamente proeminentes, alargadas ou com um formato incomum, a harmonia facial pode ser comprometida. Em especial, as crianças podem sofrer preconceitos e chacotas por parte dos colegas na escola abalando a auto-estima das mesmas. Mesmo que a orelha não seja verdadeiramente de “abano”, procedimentos bem pequenos podem trazer grandes benefícios à aparência da orelha.

Mário Rocha

Cirurgião plástico

Sinop

Agendar uma visita

A tão famigerada orelha de abano é um quadro que ganha uma relevância especial ao considerarmos o importante impacto psicológico que podem sofrer aqueles que dele padecem. Tal fenômeno ocorre principalmente durante a fase escolar, quando o paciente pode sofrer bullying. A otoplastia corrige essa deformidade, por meio de retirada de excesso de cartilagem, e/ou procedimentos de moldagem da mesma, somados a pontos de fixação da orelha em nova posição. De fato, pacientes que se submetem a essa cirurgia, que pode ser realizada em geral após os 7 anos de idade, exibem uma mudança notória em seu estado de espírito, com grande melhora da autoestima.

André Ahmed Pereira

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro


Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão.

Denis Riccardi Guimaraes

Cirurgião plástico

Porto Alegre


Otoplastia ou cirurgia da orelha de abano pode ser realizada a partir dos 7 anos de idade, quando a orelha já adquiriu um desenvolvimento estável. Traz grande benefício ao paciente, melhorando a autoestima e a estética local. Cicatrizes normalmente são mínimas, na parte posterior da orelha e pouco visíveis. O procedimento é simples, sendo o cirurgião plástico o profissional mais indicado para a realização deste procedimento cirúrgico.

Rodrigo Vieira Silva

Cirurgião plástico

Brasília

Agendar uma visita

A otoplastia visa corrigir imperfeições estéticas das orelhas como as chamadas orelhas em abano. Esse tipo de defeito é bastante comum e tem efeitos psicológicos negativos, sobretudo em crianças. Em função disso, a idade ideal para se fazer uma otoplastia é à partir de 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e praticamente com seu tamanho definitivo. A cirurgia das orelhas tem como objetivo reposiciona-las devolvendo um aspecto natural e uma harmonia ao rosto. O resultado é muito satisfatório e impacta diretamente na autoestima, melhorando o convívio social. As cicatrizes ficam praticamente invisíveis, localizadas no sulco entre a orelha e o crânio.

Daniel Fagundes Azevedo

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Popularmente conhecida como orelha de abano,costuma causar incômodo e constrangimento.Existem três tipos de deformidade,o paciente pode ter a parte interna da orelha (concha) muito grande, ter ausência da dobra superior, ou ainda possuir um ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha.A cirurgia é considerada relativamente simples, pois em geral demora de 1 a 2 horas e é realizada com anestesia local, com exceção de crianças que recebem anestesia geral leve e precisam passar o dia no hospital.O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias.Ao retirar o curativo, o único cuidado especial é usar uma faixa.O melhor de tudo é que, além da cirurgia ser simples,a cicatriz fica escondida atrás da orelha.

Para correção da orelha de abano ou orelhas proeminentes o procedimento é a otoplastia. Pode ser realizado em qualquer idade, mas existe uma tendência de realizar num momento em que a criança já possui o desejo dessa correção, ou em torno dos 7 anos que a criança já possui exposição na escola e pode sofrer "bullying".

Fernando Campos Moraes Amato

Cirurgião geral, Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

A otoplastia visa a corrigir orelhas de proeminentes, também chamada de orelha de abano.

A otoplastia é um procedimento indicado para pacientes que desejam maior equilíbrio e harmonia facial através da correção do formato ou posicionamento das orelhas. Orelhas proeminentes, conhecidas como orelhas em abano, frequentemente interferirem na autoestima causando graves problemas psicológicos, principalmente em crianças e adolescentes. As alterações ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus, e não estão associados à perda auditiva. De maneira geral as cartilagens são moldadas pela combinação de algumas técnicas e pontos internos. A cicatriz na pele fica localizada na parte posterior da orelha de modo a não ser visualizada.

Flávio Dumaresq

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita

A cirurgia da orelha (otoplastia) pode melhorar a forma, a posição e o tamanho das orelhas. A otoplastia para a orelha de abano visa a modificação na estrutura e posicionamento das orelhas. O abano das orelhas está presente desde o nascimento e torna-se mais aparente com o crescimento, o que pode interferir diretamente no desenvolvimento psíquico da criança, causando timidez e falta de confiança. Além disso, muitas crianças portadoras de orelha de abano também são vítimas de bullying.A otoplastia busca uma forma mais natural, equilibrada e proporcional das orelhas.A correção das deformidades pode beneficiar a aparência, melhorar a auto-estima e ajudar sobremaneira no tratamento do bullying.

Adrien Alberto Fornazari

Cirurgião plástico

São Paulo


Cirurgia Para correção de Orelhas em Abano. Realizadas em crianças apos o 6 ano sob anestesia geral e em adolescentes e adultos sob anestesia local e sedação. É uma cirurgia ambulatorial; portanto, não exige internação. Não é dolorosa no pós operatório. As cicatrizes são realizadas atras das orelhas; portanto, ficam escondidas naturalmente. Nos dias iniciais ao pós operatório, ha necessidade de usar uma faixa sobre as orelhas do tipo faixa de tenista ou de bailarina.

As orelhas de abano, ou proeminentes, são causas de constrangimento, bullying e disturbios psicológicos em diversas crianças e adultos. A cirurgia corretiva, otoplastia, proporciona orelhas mais simétricas, menos evidentes e naturais. O procedimento pode ser realizado sob anestesia local, com alta no mesmo dia. É uma das cirurgias com maior indice de satisfação do paciente.

Bruno De Paula E Silva Felici De Souza

Cirurgião plástico

São José Do Rio Pardo

Agendar uma visita

A Otoplastia é a cirurgia que objetiva dar um formato mais natural para orelha e diminuir a distância entre seu bordo lateral e a cabeça. A orelha proeminente (ou de abano) é o tipo mais frequente de malformação da orelha e sua importância está nos frequentes estigmas e problemas psicológicos associados principalmente para crianças em idade escolar.

Correção das orelhas proeminentes que causam muitas vezes bullying nas crianças e adultos, feita sob anestesia local e sedação, as orelhas sao operadas com um corte retroauricular, e descolamento, com ressecção da cartilagem e confecção da dobrinha das orelhas. O paciente usa uma faixa para proteção das orelhas, e volta no consultório com 3 dias de pós operatório. São prescritos antibióticos e analgésicos no pós operatório. As orelhas ganham um formato fechado e harmonioso com a face e crânio, o resultado pode ser visto logo após o primeiros curativos. Não são retirados pontos das orelhas, estes caem sozinhos, o cirurgião plástico acompanha o paciente até recuperação total.

Roberta Ritty

Cirurgião plástico

Guarapuava


Quem precisa fazer essa cirurgia? A cirurgia é feita para corrigir uma malformação ou para melhorar a estética da orelha. O objetivo é fazer com que você se sinta melhor com sua aparência. A cirurgia pode ser feita com anestesia local? Crianças maiores e adultos podem fazer a cirurgia com anestesia local, desde que colaborem com o cirurgião e não tenham muito medo de agulha, pois a anestesia local necessita de algumas "picadas" para ser aplicada. O meu plano de saúde cobre? Em casos de malformação, sim. Quais os cuidados que devo ter após a Cirurgia? É necessário usar uma faixa que cubra toda a orelha pelo período de um mês, durante o dia e a noite.

A otoplastia permite corrigir o mal posicionamento das orelhas ("orelhas em abano"). Pode ser realizada a partir dos seis anos de idade. Em adolescentes e adultos pode ser feita com anestesia local. O resultado é a melhoria estética e o ganho de autoestima.

Correção da chamada orelha em abano, procedimento pode ser realizado com anestesia local, o paciente recebe alta provável no mesmo dia.

Tiago Miolo

Cirurgião plástico

Ipatinga


Otoplastia é a cirurgia para correção da orelha de abano. Aproximadamente 5% da população apresenta orelhas proeminentes, transmitida por herança genética. As causas mais frequentes são a cartilagem da concha aumentada e a ausência da dobra da anti-hélice. Existem diversas técnicas de Otoplastia que podem ser utilizadas em busca de orelhas simétricas e harmônicas com a face. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local a depender do paciente ou com anestesia geral. Ela pode ser realizada em adultos e crianças. Um dos momentos mais aconselháveis para realização da cirurgia é quando a criança começa a se incomodar com a aparência das orelhas.

A otoplastia corrige deformidades na orelha. Uma das mais conhecidas é a “orelha de abano”.Esta cirurgia pode ser realizada tanto em adultos quanto em crianças. Recomenda-se que a cirurgia seja feita a partir dos 7 a 8 anos de idade quando a orelha externa já alcançou o tamanho adulto. Utiliza-se anestesia local e, às vezes, sedação em crianças. É retirada pele de atrás da orelha e a cicatriz é muito discreta. A duração da cirurgia varia entre 90 a 120 minutos e recebe alta no mesmo dia da cirurgia. É recomendado o uso de faixa nas orelhas para proteção e compressão das mesmas. O resultado é muito satisfatório, principalmente para crianças que na maioria sofrem bullying.

Cirurgia estética para corrigir as orelhas de abano. Pode ser realizado a partir dos 6 anos de idade, quando o paciente geralmente inicia o processo de bullying no colégio. São possíveis resultados ótimos em pouco tempo com melhora do bem estar geral e harmonização da face do paciente!

Diego Lima Vasconcelos

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

Fortaleza


A otoplastia é a cirurgia feita nas orelhas a fim de corrigir deformações que as deixam com uma aparência indesejável para o paciente, podendo trazer prejuízos de ordem emocional. Essa cirurgia plástica é utilizada para tratar: O posição da orelha, deixando-a mais próxima da cabeça; Algumas deformidades decorrentes de trauma ou infecções; Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia – causando desproporcionalidade a face do paciente e, por conseguinte, desconforto emocional e baixa autoestima. O formato da orelha, não somente “orelha de abano” que é o caso mais conhecido, mas também, por exemplo, a “orelha pontuda”.

Danielle Candia Barra

Otorrino

Brasília


A otoplastia refere-se à cirurgia para correção da orelha de abano. Geralmente é realizada com anestesia local (com ou sem sedação) e a técnica depende a severidade do caso, podendo ser realizada através de pontos, raspando a cartilagem ou até mesmo retirando um pouco desta. No período pós-operatório geralmente é necessária 1-2 semanas de repouso, porém é imprescindível o uso de faixa (semelhante àquelas de tenistas) recobrindo a orelha por 24h no primeiro mês (retira somente para banho e limpeza). Após o primeiro mês a faixa deverá ser utilizada à noite para dormir por mais 2 meses.

Ana Luiza Luna

Cirurgião plástico, Cirurgião cranio-maxilo-facial

São Paulo

Agendar uma visita

As orelhas tem um papel muito importante na harmonia facial. A otoplastia pode corrigir as famosas orelhas em abano e ter um importante papel estético no paciente. Além disso, a cirurgia ajuda na auto-estima e é bastante procurada por crianças, uma vez que costumam sofrer com o bullying na escola.

A Otoplastia é a cirurgia que visa a correção da orelha de abano. Trata-se de uma deformidade do pavilhão auricular, causada geralmente pela indefinição da antihélice, excesso de concha e aumento do ângulo céfalo-auricular. As orelhas ficam mais proemininentes, levando a repercussão estética importante. Isso pode ocasionar um prejuízo muito grande no convívio social, notadamente em crianças e adolescentes, que passam a ser vítimas de bullying. Por isso, costumo orientar os pacientes e pais de que a partir dos 6 anos de idade já podemos realizar a correção cirúrgica na maioria dos casos. É uma idade em que a criança já começa a ficar incomodada e as cartilagens já estão bem desenvolvidas.

A orelha de abano é uma deformidade que afeta a autoestima de muitos pacientes. Veja algumas dúvidas que recebo no consultório: 1) A cirurgia que resolve esse problema é a otoplastia. O objetivo da cirurgia é criar as dobras naturais da orelha que são "apagadas" na orelha de abano, devolvendo equilíbrio e proporção entre orelhas e face. 2) A orelha pode ser operada a partir dos 5 anos, quando ela já está desenvolvida e praticamente do tamanho que terá na vida adulta. 3) A cirurgia é realizada sob anestesia para que o paciente não sinta dor. Após o procedimento, é esperado que ocorra a dor decorrente da manipulação.

Priscilla Helena Lotierzo Saito

Cirurgião plástico

São Paulo

Quais profissionais realizam Otoplastia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.