Doenças das cartilagens - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças das cartilagens

Antonio Rodolpho Hakime Scalize

Antonio Rodolpho Hakime Scalize

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Ribeirão Preto

Leandro Barreto

Leandro Barreto

Médico clínico geral, Nutrólogo, Especialista em dor

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Luiz Carlos De Paula

Luiz Carlos De Paula

Médico clínico geral

Mandaguari

Perguntas sobre Doenças das cartilagens

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Doenças das cartilagens

Especialistas falam sobre Doenças das cartilagens

A artrose é a doença que mais afeta o joelho. Mas outras doenças envolvendo a cartilagem também podem acometer o joelho como, por exemplo, a condromalácia patelar, a osteocondrite dissecante, a condromatose sinovial e diversas outras condropatias. O importante é fazer o diagnóstico cedo para evitar a progressão dessas doenças. Os sinais de alerta que devem levar você a consultar um ortopedista especialista em joelho são: dor, joelho inchado, barulhos no joelho, falseio do joelho ( sensação de que o joelho "sai do lugar" ) e o bloqueio articular ( quando o joelho "trava").

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


A lesão osteocondral do talus no tornozelo é uma degeneração da cartilagem, como se fosse uma fratura da cartilagem apenas, que leva a dor. O tratamento pode ser conservador, com fisioterapia e restrição de atividade. Mas na maioria das vezes evolui para um tratamento cirúrgico, com diversas opções. Pessoalmente, prefiro a técnica por artroscopia, com desbridamento da cartilagem ruim e microperfuração com estímulo da medular. Em casos de falha no tratamento por artroscopia ou lesões muito grandes pode-se pensar em outras técnicas como preenchimento de cistos e transplante de cartilagem.

Tiago Doyle

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Vou falar um pouco sobre visco suplementação: É uma infiltração que se faz em consultório com ou sem anestesia local. Usamos algumas vezes corticoides ou somente o ácido hialurônico, que existe em várias formas e nomes. O objetivo da medicação e criar um ambiente melhor no joelho, lubrificando a cartilagem com a medicação que é muito viscosa. Seu efeito máximo é em 3 a 4 semanas, devendo o paciente manter repouso no dia do procedimento e no dia seguinte. Pode ser repetido 6/6 meses , mas em geral faz se anualmente. É uma boa opção nos casos com lesão da cartilagem da patela e fêmur moderada a avançada.

Michal Alexander Danin Kossobudzki

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Brasília


A principal função da cartilagem é diminuir o atrito na articulação. Lesões de cartilagem podem ocorrer por trauma agudo ou degeneração. Os principais sintomas são dor e inchaço da articulação, podendo haver também sensação de falseio ou bloqueio articular. Cartilagens têm baixo poder de cicatrização e regeneração e quando não tratadas essas lesões predispõe ao desenvolvimento de osteoartrose. O diagnóstico é feito por meio das queixas do paciente, do exame físico e de exames de imagem. O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Na maioria das vezes o tratamento conservador é a primeira opção terapêutica; em alguns casos o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Iberê Datti

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Doenças das cartilagens?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.