Síndrome da dor patelofemural - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndrome da dor patelofemural

Vinícius de Mathias Martins

Vinícius de Mathias Martins

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Carla Dias

Carla Dias

Terapeuta complementar

Salvador

Victor Fontes Pacheco

Victor Fontes Pacheco

Ortopedista - traumatologista

Santos

Agendar uma visita
Giulio César Azevedo Frizzera

Giulio César Azevedo Frizzera

Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Vivian Oliveira

Vivian Oliveira

Terapeuta complementar

São Paulo

Guilherme Urtassum Valente

Guilherme Urtassum Valente

Ortopedista - traumatologista

Porto Alegre

Perguntas sobre Síndrome da dor patelofemural

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Síndrome da dor patelofemural

São lesões em localizações diferentes. Para saber se alguma alteração anatômica do fêmur está gerando o impacto e contribuindo para lesão labral é necessário avaliar seu caso.
Espero ter…

A dor patelo-femoral pode ser ocasionada por diversos fatores. Sabe-se que exercícios feito na água, o impacto é menor sim, porém, precisa saber e/ou ver quais exercícios podem ser feito. Outra…

Primeiramente, é necessária a avaliação de um especialista para se estabelecer um diagnóstico mais preciso. A síndrome da dor femoropatelar engloba vários possíveis diagnósticos que se tratados…

Especialistas falam sobre Síndrome Da Dor Patelofemural

A condromalácia patelar é uma doença degenerativa que atinge a cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. Nas fases iniciais da doença existe apenas dor, mas com o passar do tempo a cartilagem passa a apresentar fissuras e erosões e o paciente começa a sentir e ouvir barulhos nos joelhos ( sensação de alguma coisa raspando ou de areia ). O diagnóstico da condromalácia patelar deve ser feito na sua fase inicial para que o dano estrutural à cartilagem não avance. A condromalácia é o primeiro grau da doença artrose. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar a condromalácia. Existem vários tratamentos de última geração com resultados muito bons.

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


A dor anterior nos joelhos, aquela localizada sobre a patela (também chamada de rotula), é uma das queixas mais comuns no consultório de especialistas em cirurgia do joelho, correspondendo a cerca de 30% dos pacientes atendidos, com uma incidencia de 22 a cada 1000 pessoas por ano. Acomete principalmente mulheres jovens, na faixa etária entre 18 a 35 anos, na sua maioria sem alterações estruturais ou condrais (cartilaginosas) nos joelhos. Sintomas como estalidos ou crepitações nos joelhos podem estar presentes. Quando associados a dor devem ser avaliados com exame clínico e de imagem. O tratamento é em sua grande maioria conservador.

José Leonardo Rocha De Faria

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Condromalácia ou condropatia patelar são nomenclaturas utilizadas para definir a doença da cartilagem articular. A condropatia é também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou popularmente conhecida por “dor anterior no joelho”. Ela é caracterizada pela lesão da cartilagem que cobre a região articular da patela e pode ser classificada em graus, de I a IV, dependendo do comprometimento da cartilagem. É uma patologia bastante comum na população jovem, sobretudo do sexo feminino. A dor pode ser gravada por alguns movimentos, como subir e descer escadas, ajoelhar, agachar, saltar, sentar com o joelho dobrado, usar salto ou permanecer em pé por muito tempo.

Saulo Morais Rodrigues De Castro

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Síndrome da dor patelofemural?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.