Conjuntivite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que são as membranas mucosas que cobrem os brancos dos olhos e pálpebras interiores. Devido à sua localização, a conjuntiva está exposta a muitos microrganismos nocivos e outros fatores ambientais. É uma doença ocular muito comum, geralmente de natureza benigna, embora possa causar distúrbios graves do aparelho visual. Ela geralmente afeta os dois olhos ao mesmo tempo, embora possa começar em um olho e se espalhar para o outro, um ou dois dias depois. Pode ser assimétrica, afetando um olho mais do que o outro.

O que causa a conjuntivite?

Existem três tipos de causas para a conjuntivite:

Doenças infecciosas:

causadas por bactérias, vírus ou clamídia.

Alérgico:

causada por uma reação a algum alergenico externo.

Química ou irritativos

Conjuntivite bacteriana

Conjuntivite bacteriana é uma infecção causada por bactérias como estafilococos, estreptococos ou Haemophilus. Podem ser produzidos por contato entre a mão e o olho, pelo desequilíbrio da flora normal, refluxo de patógenos através dos ductos lacrimais e inoculação de substâncias contaminadas do ambiente, como poeira e partículas.

Conjuntivite Viral

A conjuntivite viral é freqüentemente associada com um resfriado comum. Ela pode ser causada por diferentes vírus, tais como o adenovírus, produzindo vermelhidão por vezes associada a conjuntivite e faringite. Este tipo de conjuntivite pode se espalhar rapidamente entre as pessoas e pode produzir uma epidemia de conjuntivite. Outro vírus que podem afetar a conjuntiva é o da Herpes.

Chlamydia conjuntivite

Este tipo de conjuntivite é causada por um agente bacteriano chamado Chlamydia trachomatis. Este agente também pode afetar outras partes do corpo e causar doenças venéreas (linfogranuloma venéreo). Em países com recursos escassos nos cuidados com a saúde, esta é uma das principais causas de cegueira devido a infecções repetidas, que levam ao tracoma.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é comum em pessoas que têm outros sintomas de doenças alérgicas como a asma, febre de feno e eczema. Este tipo de conjuntivite é muitas vezes causado por antígenos, como pólen, poeira, ácaros ou cosméticos. Pode estar associada à rinite (inflamação da mucosa nasal) e também tem um carácter sazonal.

Conjuntivite química ou irritantes

Elas surgem devido à ação de agentes físicos e químicos sobre a conjuntiva, principalmente o vento, fumo, luz ultravioleta e produtos químicos domésticos. Muitas vezes  são causados ??por uma suscetibilidade especial sujeito a estes agentes.

Quais são os sintomas da conjuntivite?

Conjuntivite bacteriana

É uma condição que afeta ambos os olhos. Normalmente, há um sensibilidade à luz e um muco pegajoso. Ambos os olhos ficam vermelhos e muitas vezes a presença de secreção abundante, que seca durante a noite, prejudica abrir os olhos ao acordar.

Conjuntivite Viral

Neste tipo de conjuntivite não há menos prurido (comichão), que na bacteriana, há uma abundância de secreção espessa e irritação. Hemorragia subconjuntival pode ocorrer e ser associada a sintomas gerais (febre, dores musculares, dor de garganta ...). Às vezes, há gânglios linfáticos no pescoço e dor na região à frente das orelhas. Infecção por herpes é acompanhada por lesões cutâneas típicas desta doença na região periocular.

Conjuntivite por clamídia

Cursos com pouco prurido (comichão) e muito lacrimejamento. Ambos os olhos ficam vermelhos, com uma secreção espessa . A córnea também pode estar envolvida nesta doença.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é associado geralmente com coceira intensa nos olhos e falta de secreção. Ela pode aparecer em momentos específicos do ano, por exemplo, na primavera e no verão, quando há uma grande quantidade de pólen no ar.

Conjuntivite em crianças pequenas

A conjuntivite que aparece nos primeiros 30 dias de vida são chamados de conjuntivite neonatal. Neste primeiro mês de vida, é muito importante prestar atenção a esses processos, pois suas conseqüências podem ser graves. Este tipo de conjuntivite (oftalmia neonatal) pode ser devido a uma infecção contraída durante a passagem pelo canal do parto e pode ser causada por infecção gonocócica ou por clamídia. As infecções Gonococcus ou Chlamydia são uma emergência médica, então você deve consultar um especialista.

Dentro de 24 horas de vida, a conjuntivite irritativa pode ocorrer pela "profilaxia Crede", que envolve a aplicação de nitrato de prata nos olhos dos  recém-nascidos para prevenir a infecção gonocócica do olho, esta irritação desaparece espontaneamente caixa dentro de 2-4 dias. Durante os primeiros meses de vida pode haver muitas vezes repetidas infecções da conjuntiva, geralmente unilateral, caracterizada por lacrimejamento intenso e presença de secreções secas e amarelas, devida a uma obstrução do canal lacrimal.

Como é a conjuntivite?

Conjuntivite bacteriana

É geralmente tratada com antibióticos aplicados topicamente, como colírio ou pomada formulada. Os olhos devem ser limpos com algodão embebido em água fervendo dpois que esfria, para remover crostas ou placas pegajosas.

Em relação a conjuntivite bacteriana, a evidência na pesquisa mostra que 64 por cento dos casos são curados sozinhos em cinco dias, e o uso antibiótico para o olho produz altas taxas de cura e um desaparecimento mais rápido da doença.

Conjuntivite Viral

Não há tratamento eficaz para a conjuntivite viral, mas os olhos podem melhorar se você usar uma pomada lubrificante. Você pode usar antibióticos tópicos para evitar superinfecção bacteriana. Sendo uma doença altamente contagiosa, é importante garantir que se siga um rigoroso código de higiene, como lavar as mãos eo rosto e não dividir toalhas.

Esta condição pode durar um longo tempo e, em alguns casos, gotas esteróides são recomendados, mas só devem ser aplicadas sob a estrita supervisão de um oftalmologista.

A conjuntivite por clamídia

O tratamento é com pomada de tetraciclina e comprimidos, para garantir que a infecção seja totalmente é controlada.

As crianças não devem ser tratados com tetraciclina, para elas é normalmente usado eritromicina.

Devido à possível infecção de outras membranas mucosas, deve-se investigar se há alguma doença venérea associada, e tanto o paciente como seu parceiro devem ser tratados.

Conjuntivite em bebês

Deve ser levado a sério. Deve-se consultar um oftalmologista para amostragem da secreção viscosa e determinar a causa da conjuntivite.

Conjuntivite alérgica

É tratável com colírio anti-histamínico tópico. Você pode usar colírio, como cromoglicato de sódio para evitar reações alérgicas durante várias semanas.

As gotas de esteróides são usados ??ocasionalmente, mas apenas sob a supervisão de um oftalmologista. O principal tratamento deve identificar o que está causando a resposta alérgica e eliminar essa fonte de alérgenos.

Como o médico faz o diagnóstico?

Normalmente, o médico pode diagnosticar e tratar a conjuntivite. O médico irá diagnosticar a doença com base em um exame de vista e a história que é fornecida.

Às vezes é necessária a amostragem para a cultura. Em casos graves ou naqueles que não respondem ao tratamento pode ser necessário ir a um oftalmologista (oftalmologista).

O que devemos prestar atenção particular?

Se houver um agravamento dos sintomas, apesar do tratamento, ou se a visão está se deteriorando, você deve voltar a consultar o médico, mesmo que já esteja se tratando.

O que pode ser feito para evitar a conjuntivite?

É importante boa higiene das mãos e rosto. Não se deve compartilhar toalhas de rosto, especialmente se alguém tem conjuntivite.

Conjuntivite pode se espalhar de um olho para outro, especialmente se você esfregar os olhos.

Deve retirar o pus e crostas, banhar o olho com água morna e sal, o que também pode aliviar os sintomas. Use lenços de papel quando você secar seus olhos e jogue fora após o uso. Isso irá limitar a propagação.

Colírios devem ser descartados após a conclusão do tratamento antibiótico, lembre-se que uma vez abertos têm a duração de 10 dias.

Quantas vezes progride conjuntivite?

A maioria das formas de conjuntivite melhoram por si só, gradualmente, em algumas semanas. Com o tratamento adequado, costuma-se notar uma melhoria nos olhos em poucos dias, embora haja casos de infecção adenoviral podem causar problemas durante semanas.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - conjuntivite

Guilherme Jose Pilz

Guilherme Jose Pilz

Oftalmologista

Rio Negrinho

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Naiane Ramos Vidal

Naiane Ramos Vidal

Oftalmologista

Boa Vista

Rafaela Polezi

Rafaela Polezi

Oftalmologista

Penápolis

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Mariana Caliope

Mariana Caliope

Oftalmologista

Fortaleza

Perguntas sobre Conjuntivite

Nossos especialistas responderam a 213 perguntas sobre Conjuntivite

Olá! O contato do sêmen com os olhos pode causar irritação e também transmitir algumas doenças. No momento te oriento a lavar abundantemente com água corrente e seguir em uso de lágrima artificial…

Olá, o colírio Vigadexa pode arder sim, mas tipicamente este colírio não é usado para conjuntivite alérgica por ter antibiótico.

Sugiro consultar seu médico oftalmologista.

Olá! Sim a ceratite pode se tornar em quadros mais graves por isso é necessário nova avaliação para definir melhor estratégia de tratamento e prevenção.

Especialistas falam sobre Conjuntivite

Também conhecida como “dorolho”, muito comum principalmente em algumas épocas (inverno e primavera). A causa mais comum de olho vermelho podendo estar acompanhada de sensação de corpo estranho e secreção ou “ramela”. Pode ser viral, alérgica ou bacteriana necessitando ser avaliada pelo oftalmologista para poder ser implementado o tratamento, que normalmente se realiza através de colírios, anti-inflamatórios, lubrificantes e antibióticos.

Monica Rinkevicius Rossi

Oftalmologista

Natal


Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.

Flávio Cesário

Oftalmologista, Otorrino

Campos Dos Goytacazes


Conjuntivite é um processo inflamatório da membrana transparente (conjuntiva) que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. As principais causas podem ser: Infecciosa: é transmitida, mais freqüentemente, por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá pelo contato. Assim, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina são formas de se contrair a conjuntivite infecciosa. • Alérgica: é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias (como quem tem rinite ou bronquite, por exemplo) e geralmente ocorre nos dois olhos.

Importante salientar que conjuntivites Não são todas iguais. Todas tem algumas características em comum, com a vermelhidão ocular, sensação de areia, com ou sem secreção. Mas o tratamento é personalizado para cada tipo. Assim sendo, não devemos fazer uso da automedicação! O que funcionou para alguém, pode ser prejudicial a você. Portanto o melhor a se fazer é procurar um especialista.

Ruy Carlos Kamei

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita

Vermelhidão, coceira inchaço e sensação de areia nos olhos são sinais e sintomas de conjuntivite, uma doença que acontece quando algum vírus, bactéria ou outra fonte causa irritação nos olhos, afetando especialmente a conjuntiva que é uma película fina e transparente que recobre o globo ocular. Geralmente os sintomas começam em apenas 1 olho, mas rapidamente afeta o outro porque ao passar as mãos nos olhos estas carregam os micro-organismos que contaminam o segundo. Sempre que surgem sintomas como vermelhidão, coceira ou dor constante no olho é importante consultar um oftalmologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Marcia Cristina Toledo

Oftalmologista

Goiânia


Possui diversas causas, como viral, bacteriana, química, alérgica. Os sintomas mais comuns são lacrimejamento, irritação ocular, baixa de visão.

Dr Thiago Lima

Oftalmologista

Fortaleza

Quais profissionais tratam Conjuntivite?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.