Gastrectomia total por câncer - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Gastrectomia total por câncer

Definição

A gastrectomia total é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (gastrectomia total). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com câncer de estômago em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

      Tem perguntas sobre Gastrectomia total por câncer?

      • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
      • Os profissionais especialistas em Gastrectomia total por câncer receberão sua pergunta e responderão.

      A sua pergunta se publicará de forma anônima.

      • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
      • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
      • Seja breve e conciso.
      • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
      • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

      Nossos especialistas responderam 39 perguntas sobre Gastrectomia total por câncer. Estas são as mais populares:

      Gostaria de saber prognostico e pos operatorio de uma gastrectomia total por cancer?

      Resposta de Dr. Fabio Stiven Leonetti: O pós-operatório desta cirurgia é muito delicado, e deve ser discutido com seu médico no consultório. Quando ao prognóstico, depende totalmente do tipo de câncer, e do seu estado de evolução.

      Num quadro de gastrectomia total cárdia, poderá se alimentar de alimentos sólidos?

      Resposta de Dr. Danilo Benitez: O paciente submetido a gastrectomia total, desde que possua uma boa dentição e capacidade fisica de mastigar e deglutir pode alimentar-se com sólidos sem qualquer problema. Pode-se obter a ajuda de um fonoaudiologo na questão de deglutição.

      que tipo de alimentos podem comer um idoso com 81 anos que fez gastrectomia parcial a 8 dias

      Resposta de Dr. Diego Carvalho Gomes de Moraes: O ideal que se pergunte ao seu médico, pois ele saberá a técnica utilizada e o tamanho de estômago que ficou. O ideal que seja comidas pouco gordurososa, em pequena quantidade, dividida várias vezes ao dia. Evitar alimentos com açúcar no Também é importante para evitar dumping.

      Existe um nutricionista especializado em pacientes que tiveram câncer no estomago e tiveram que fazer a cirurgia? Qual?

      Resposta de Dr. Ricardo da Silva Lourenço: Normalmente não. Todo nutricionista está capacitado. Mas alguns trabalham mais com pacientes oncológicos devido ao serviço/hospital que estão envolvidos.

      Ver as 39 perguntas sobre Gastrectomia total por câncer