Gastrectomia total por câncer

Tudo sobre Gastrectomia total por câncer

Definição

A gastrectomia total é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (gastrectomia total). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com câncer de estômago em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

      Tem perguntas sobre Gastrectomia total por câncer?

      • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
      • Os profissionais especialistas em Gastrectomia total por câncer receberão sua pergunta e responderão.

      A sua pergunta se publicará de forma anônima.

      • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
      • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
      • Seja breve e conciso.
      • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
      • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

      Nossos especialistas responderam 34 perguntas sobre Gastrectomia total por câncer. Estas são as mais populares:

      Gostaria de saber prognostico e pos operatorio de uma gastrectomia total por cancer?

      Resposta de Prof. Dr. Sergio Renato Pais-Costa: O pós-operatório no hospital de uma gastrectomia total gira em torno de 5 a 10 dias. Nesse período o paciente é alimentado com soro e nutrição por uma sonda nasoenteral, uma sonda passada pelo nariz que leva o alimento ao intestino delgado. Ele é mantido com um dreno abdominal...

      Num quadro de gastrectomia total cárdia, poderá se alimentar de alimentos sólidos?

      Resposta de Prof. Dr. Sergio Renato Pais-Costa: Sim , o indivíduo poderá se alimentar normalmente de sólidos. Desde que a dieta seja fracionada pequenas quantidades e bastante mastigada-moida.

      Depois da cirurgia o câncer pode voltar?

      Resposta de Dr. Fabio Stiven Leonetti: Sim, pode. Por isso há necessidade de acompanhamento com o cirurgião e com o oncologista.

      Qual a dieta para quem fez gastrectomia total por cancer?

      Resposta de Dr. Marcon Censoni De Avila e Lima: São inúmeras orientações q nao caberiam aqui Sugiro passar com Nutrologo o qto antes.

      Ver as 34 perguntas sobre Gastrectomia total por câncer