Eletroneuromiografia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - eletroneuromiografia

Ricardo Rodrigues de Carvalho

Ricardo Rodrigues de Carvalho

Neurocirurgião, Neurofisiologista

João Pessoa

Agendar uma visita
Lanucy Freita de Lima Maia

Lanucy Freita de Lima Maia

Neurologista, Neurofisiologista

Goiânia

Agendar uma visita
Alberto Andrade de Mello

Alberto Andrade de Mello

Neurologista, Neurofisiologista

São Paulo

Agendar uma visita
Rafael Santos Rodrigues Leme

Rafael Santos Rodrigues Leme

Neurologista, Neurofisiologista

Sorocaba

Agendar uma visita
Marconi Cosme Soares de Oliveira Filho

Marconi Cosme Soares de Oliveira Filho

Neurologista, Neurofisiologista

Teresina

Agendar uma visita

Perguntas sobre Eletroneuromiografia

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Eletroneuromiografia

Olá, o exame da eletroneuromiografia é único, não havendo outro substituto. O ideal é passar novamente na consulta com o médico que solicitou e conversar o que pode ser feito. Por vezes pode…

Bom dia. Lesões severes ou graves que aparecem na eletroneumiografia podem ser cirúrgicas sim. Porém, devem ser relacionada com as queixas e exame físico de cada paciente. Att

Boa tarde! Com base nas informações disponíveis, aqui estão algumas opções na Zona Sul do Rio de Janeiro onde você pode realizar o exame de Eletroneuromiografia de 4 membros para o seu filho:

Especialistas falam sobre Eletroneuromiografia

A Eletroneuromiografia é um método de diagnóstico neurofisiológico usado na avaliação diagnóstica e prognostica das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular. O Exame consta dos testes de neurocondução (condução nervosa sensitiva e motora, ondas F e reflexos Hde raízes cervicais ou lombares) e do exame eletromiográfico com agulha. Os testes de neurocondução são realizados com estímulos elétricos aplicados nos nervos periféricos, que são ligeiramente dolorosos mas suportáveis. Os estímulos elétricos não trazem nenhuma reação adversa. O exame eletromiográfico é realizado com eletrodo de agulha descartáveis.

Paulo Diniz Da Gama

Neurofisiologista, Neurologista

Sorocaba


A eletroneuromiografia é um exame realizado por um médico que permite diagnosticar e avaliar o prognóstico das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além de músculos e junção neuromuscular. É um exame feito em duas partes. Na primeira mede-se a condução nervosa através de pequenos choques elétricos nos nervos periféricos. A segunda parte consiste na introdução de eletrodos de agulhas bem finas em diferentes músculos com a finalidade de analisar a atividade muscular no repouso, no esforço muscular leve e contração máxima.

Vanessa Teixeira Muller

Neurologista, Psiquiatra

Rio de Janeiro


Importante ferramenta diagnostica para transtornos dos nervos e dos músculos que comprometem os membros superiores e inferiores: doenças da coluna cervical e lombar, dor ciática, compressão de nervos nos braços e pernas. O exame é realizado através de estímulos elétricos aplicador nos braços e pernas e por meio da introdução de eletrodos de agulha nos músculos. É necessário estar com os membros a serem estudados aquecidos, sem creme e limpos. O exame demora cerca de 45 a 60 minutos e o resultado do exame é disponibilizado na maioria das vezes imediatamente.

Patrick Teixeira Cateringer

Neurologista

Barreiras


Trata-se de um exame complementar que avalia o funcionamento dos nervos periféricos, além da contração de diversos músculos, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças que possam comprometer tais estruturas. Este exame auxilia o médico solicitante a localizar onde está o processo patológico, se nos nervos ou nos músculos, e que tipo de acometimento está ocorrendo, permitindo maior certeza no diagnóstico da doença e, consequentemente, o tratamento mais adequado. É um exame seguro, não havendo necessidade de jejum ou qualquer tipo de sedação.

A eletroneuromiografia é um procedimento diagnóstico usado para avaliar a saúde dos músculos e dos nervos através da avaliação dos seus sinais elétricos captados por pequenos instrumentos chamados eletrodos. A eletroneuromiografia traduz esses sinais em gráficos, sons e valores numéricos que são interpretados pelo médico especialista.O exame compreende 2 partes: 1.Eletroneurografia: É o estudo da condução nervosa através de pequenos "choques" inócuos de baixa intensidade. 2.Eletromiografia: uma agulha é inserida no músculo para registrar sua atividade muscular. A eletromiografia pode revelar disfunção no nervo, no músculo ou problemas na transmissão de sinal do nervo ao músculo.

Ademir Aragão Moura

Neurologista, Neurofisiologista

Teresina


É um exame que estuda os nervos, raízes nervosas e músculos em pacientes com queixa de fraqueza muscular, atrofia, dificuldades para andar, além de queixa de dor e alterações da sensibilidade. É dividida em 2 etapas: a neurocondução e a eletromiografia. A primeira consiste em pequenos estímulos elétricos aplicados na superficie dos braços e/ou pernas para se obter sinais elétricos a serem interpretados. A seguir é feita a análise do funcionamento dos músculos através de um eletrodo em formato de agulha introduzido no músculo. Pode ser realizada em qualquer paciente, criança ou adulto. É simples, não provoca complicações e não há injeção de medicamentos ou contrastes.

Maximiliano Ramos

Neurologista

Juazeiro Do Norte


A eletroneuromiografia é um exame fundamental na investigação de doenças que atingem a coluna, os nervos e os músculos. Ela é usada nos casos de dores de coluna que irradiam para as pernas ou braços, dormências nas mãos ou pés, formigamentos, sensação de queimação, fraqueza, desequilíbrio, dificuldade de andar, dores inexplicadas entre outros. O exame ajuda muito no diagnóstico e no melhor entendimento das doenças dos nervos. O exame tem duração de 1h e utiliza um estimulo elétrico e uma agulha para avaliação. Realizar o exame com um bom profissional é a certeza de que não será necessário repetir o exame e de que o diagnóstico é confiável.

Diego De Castro Dos Santos

Neurofisiologista, Neurologista

São Paulo


Trata-se de um exame que avalia a função dos nervos, músculos e a região de transição entre estes, a Junção Neuromuscular. Na solicitação do exame são descritas as regiões do corpo humano a serem avaliadas: Membros Superiores, Membros Inferiores e/ou Face. Empregamos o uso de 2 técnicas: Neurocondução: Aplicação de estímulos elétricos de baixa intensidade na superfície da pele, provocando respostas dos nervos que serão captadas por eletrodos adesivos sobre a pele. Miografia: Estudo feito através de agulha fina (0,36mm de espessura), maleável e descartável, sem uso de estímulos elétricos, que irá captar a atividade de músculos selecionados de acordo com a indicação do exame.

Andre Luis De Carvalho Cantanhede

Neurologista

São Luís

Quais profissionais realizam Eletroneuromiografia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.