Prof. Adriana Ramos de Sá de Moura

Psicopedagoga mais

Campos Do Jordão 1 endereço

Aceita apenas pacientes particulares

Número de registro: Certificado Apresentado

Experiência

Sou Psicopedagoga, Pedagoga e Atendente Terapêutica (ABA), com experiência no atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento.

Atuo com avaliações psicopedagógicas, intervenções individualizadas e acompanhamento terapêutico, sempre com foco no desenvolvimento integral da criança, em parceria com a família e a escola.

Meu compromisso é oferecer um atendimento acolhedor, ético e baseado em estratégias que respeitam o ritmo e as necessidades de cada criança.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Psicopedagogia clinica
  • Psicopedagogia institucional
  • Educação especial inclusiva
  • Intervenção em aba

Planos de saúde não aceitos

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Espaço Psicopedagógico Adriana R. S. de Moura

Parque Imbiry , Campos Do Jordão 12460-000

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Serviços e preços

  • Primeira consulta Psicopedagogia


  • Teleconsulta

    R$ 85

  • Avaliação Cognitiva


  • Orientação aos pais


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Dúvidas respondidas

5 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Olá minha filha tem 8 anos, está na segunda série em duas reuniões a professora fala q ela lê muito bem mas tem muita dificuldade em compreender informações implícitas e explicitas está tendo muita dificuldade não consegue entender oque leu e tirando notas baixas percebo que ela não está evoluindo nas atividades mas fui conversar com a professora e ela diz que é normal alguém pode me ajudar estou preocupada

A dificuldade de compreender informações explícitas e implícitas em textos, apresentada por sua filha, pode ser atribuída a diferentes fatores, como o desenvolvimento cognitivo, habilidades de leitura, ou mesmo aspectos emocionais e pedagógicos. Embora a capacidade de decodificar palavras, ou seja, ler fluentemente esteja bem desenvolvida, compreender e interpretar o que foi lido é uma habilidade mais complexa e exige apoio para ser aprimorada.
Entre os fatores que podem influenciar essa dificuldade está uma possível limitação na compreensão textual, que pode ser resultado de uma prática insuficiente de leitura reflexiva ou da falta de estratégias específicas que a ajudem a interpretar o conteúdo. Além disso, aspectos emocionais, como ansiedade ou insegurança, e fatores ambientais, como o estilo de ensino ou a dinâmica da sala de aula, podem interferir diretamente no aprendizado.
Para ajudar sua filha, algumas estratégias podem ser eficazes. Conversar com ela sobre o lido, fazendo perguntas simples e diretas, como "O que aconteceu na história?" ou "Por que você acha que isso aconteceu?", pode estimular o raciocínio e a interpretação. O uso de materiais visuais, como livros ilustrados, pode facilitar a associação de palavras com significados. Outra prática importante é a leitura compartilhada, na qual você pode acompanhar e fazer pausas para explicar partes do texto. Relacionar o conteúdo das leituras ao cotidiano da criança também pode tornar o aprendizado mais significativo e envolvente.
Caso as dificuldades persistam, é recomendável buscar a avaliação de um psicopedagogo. Este profissional poderá realizar um diagnóstico mais detalhado, identificando possíveis lacunas no processo de aprendizagem e propondo intervenções adequadas às necessidades da sua filha.
É fundamental também manter o diálogo com a escola. Embora a professora tenha afirmado que essas dificuldades são "normais", é importante que ela também esteja atenta ao desenvolvimento da sua filha, utilizando estratégias pedagógicas que auxiliem na superação desses desafios.
Por fim, é importante ressaltar que dificuldades como essa são comuns, mas com paciência, estímulo e suporte adequado, sua filha pode desenvolver as habilidades necessárias para avançar nos estudos e superar essas barreiras de compreensão.
Um abraço,
Adriana

Prof. Adriana Ramos de Sá de Moura

Pergunta sobre Apoio Psicopedagógico

Oi gente, Minha filha tem 9 anos, e semana passada fez provas e saiu mal, conversando com ela, eu senti que ela tem
"insegurança: medo de errar" , e isso acabou prejudicando pq em casa ela soube refazer as provas, alguma dica pra fazer ela perder esse medo e fazer a prova com calma ?



Oi! A insegurança ao errar é comum nessa idade. Em casa, incentive o erro como parte do aprendizado, elogiando o esforço e não só o acerto. Na escola, vale conversar com a professora para oferecer um ambiente mais acolhedor durante as provas, talvez com menos pressão e mais tempo, se possível. Apoio emocional e estratégias de autorregulação, como respiração profunda antes da prova, também ajudam muito.
Boa sorte!!

Prof. Adriana Ramos de Sá de Moura
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