O autismo é um transtorno genético do desenvolvimento neurológico que é detectado na infância, quando a criança é incapaz de produzir habilidades sociais: comportamentos verbais e não verbais, interação com os outros, bem como criar emoções e ideias. Especificamente, os especialistas recomendam que tem que se deve estar atento ao progresso da criança entre 18 e 36 meses.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Luma Toniazzo
Psicólogo
Sidrolândia
O Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) se refere a um conjunto de características subclínicas, ou seja, traços comportamentais e cognitivos relacionados ao autismo, que são mais leves e não suficientes…

Dr. Vitor Melgar
Neurologista
Porto Alegre
Receber um diagnóstico de autismo na vida adulta pode ser desafiador, mas traz maior autocompreensão. É importante aprender sobre o espectro autista, o que facilita a aceitação das próprias características.…

 Fabiana Silva Costa
Psicólogo
Porto Alegre
O Transtorno do Espectro Autista tem uma manifestação bastante variada e pode apresentar condições associadas. Alguns autista possuem também altas habilidades, mas são diagnósticos independentes.…

 Luzia de Souza
Psicopedagogo
São Paulo
Ola, como está?
Dentro do âmbito escolar, são muitas as demandas e desafios enfrentados pelas crianças de modo geral.
Para uma criança com TEA, estas demandas e desafios se tornam…

Atualmente temos as variações do numero de cópias (ou CNVs), síndrome do X frágil, e diversas causas monogênicas.

Olá, Sabemos que o TEA é em parte hereditário, portanto a probabilidade de terem um filho com autismo pode ser maior devido à combinação de fatores genéticos de ambos os lados.

Não…

O apoio familiar e das redes seguem importantes na vida do adulto com autismo, principalmente em aspectos como controle de comportamento dentro do ambiente de trabalho, convivência familiar e…

Dra. Nathalia Correia Krause Santos
Geneticista, Pediatra
Rio de Janeiro
Os exames sao importantes para investigação de causa, orientação sobre a possibilidade risco de recorrência, verificar a possibilidade de associação com síndromes ou alterações genéticas que…

Dr. Heitor Bortoluzzi
Psiquiatra
Maringá
O diagnóstico de autismo pode demorar devido a vários fatores, como a variabilidade dos sinais, que podem ser sutis ou confundidos com outras condições. A falta de conhecimento entre profissionais…

O diagnóstico do autismo sofreu uma grande ampliação, nas últimas décadas. Originalmente, foi um diagnóstico dado apenas para indivíduos gravemente comprometidos numa série de esferas, de acordo…