O que é câncer de laringe?

É um tumor maligno que afeta as cordas vocais e estruturas adjacentes. As cordas vocais são duas estruturas que se encontram na laringe, na área do pescoço de onde parte a formação do órgão de voz. As cordas vocais se juntam, e deixam passar o ar que sai dos pulmões entre eles, fazem uma vibração e emitem a voz.

Quem recebe o câncer da laringe?

Câncer de laringe é relativamente comum. Representa cerca de um terço dos tumores malignos da cabeça e pescoço. Ela geralmente afeta homens muito mais do que as mulheres entre os 50 e 80 anos. Está associada a um consumo significativo e sustentado de cigarros e bebidas alcoólicas. Hoje, cresce o número de casos em mulheres, mas sempre em menor grau em relação ao homem. Isto é devido à mudança de hábitos nas mulheres, tais como tabagismo, álcool e trabalhar em ambientes altamente contaminados. Raramente ocorre em pessoas que nunca fumaram.

Como é o câncer de laringe?

Como qualquer outro tipo de tumor maligno, a causa primária não é bem conhecida. No entanto, sabemos que existem vários fatores que estão relacionados com a seu aparecimento. Fatores predisponentes para lesões pré-cancerosas e câncer são de dois tipos: fatores internos e externos.

Fatores internos

  • História familiar de câncer.
  • Manutenção da inflamação crônica, levando a laringite crônica, tais como doenças infecciosas e do trato respiratório inferior, o abuso e o mau uso da voz em uma base contínua sem tratamento.
  • A condição é o sistema de defesa do organismo.

Fatores externos

  • Poluição ou contaminação do meio ambiente: como alguns ambientes profissionais altamente poluentes indústrias (pó de madeira, produtos químicos, carvão, pó de pedra, mármore), ou a vida em cidades com altos níveis de poluição, devido à fumaça carros.
  • O cigarro: A carcinogenicidade do cigarro é devido às temperaturas, conteúdo de alcatrão e de aumento do consumo de cigarros. Existe uma relação direta entre o número de cigarros fumados e o grau de lesões que ocorrem na mucosa da laringe. Se você deixar de fumar com o tempo, lesões pré-cancerosas são reversíveis, tendem mesmo a desaparecer. A transição de lesões pré-cancerosas do câncer é muito mais comum em fumantes.
  • Álcool: As pessoas que bebem regularmente e em quantidades consideráveis também podem ter lesões pré-cancerosas e câncer em relação à quantidade de álcool ingerida.
  • Radiação ionizante: o paciente sofreu devido a doenças que foram tratadas com radioterapia.
  • Infecções por vírus, especialmente aquelas causadas pelo vírus do papiloma.
  • Tuberculose e sífilis da laringe.

Esses fatores afetam a mucosa da laringe, produzindo algumas lesões pré-cancerosas na laringe, se esses mesmos fatores ainda estão presentes. Lesões pré-cancerosas são particularmente experientes nas quarta e quinta décadas de vida.

Quais são os sintomas de câncer de laringe?

Os sintomas do câncer de laringe dependem da localização do tumor. Pode ser localizado acima das cordas vocais (supraglótica), em suas próprias cordas vocais (glote), abaixo das cordas vocais (subglótica) e podem afetar diferentes partes da laringe (transglótico).

Cânceres localizados acima das cordas vocais

Eles são os mais comuns, respondendo por mais da metade dos casos. Seus sintomas são tardios. Eles começam com uma sensação estranha na garganta e mal definida, como uma dor de garganta, com sensação de corpo estranho na garganta, coceira, tosse irritativa, um pouco de desconforto ao engolir. Quando afeta as cordas vocais, há rouquidão (disfonia) para falar, e se ele continuar sua expansão para o topo da garganta há dificuldade em engolir (odinofagia). Mesmo antes do ronco ocorrer, pode haver falta de ar (dispnéia). A disseminação ou metástase desse tipo de câncer é muito cedo, um nó pode aparecer no lado do pescoço como o primeiro sintoma marcante. Este gânglio é muitas vezes difícil e dolorosa

Cânceres localizados nas cordas vocais se

Representam pouco menos da metade de todos os cânceres da laringe. O primeiro sintoma é a rouquidão, que é um sintoma marcante, assim que o paciente visita o médico e logo torna-se um diagnóstico muito precoce. A rouquidão muitas vezes passa despercebida porque o paciente sofre de laringite crônica, que também produz rouquidão. A rouquidão é persistente e aumenta de intensidade. Nenhum tratamento para a inflamação dá resultado. Falta de ar e aparece metástases muito tarde para nós pescoço, também.

Cânceres localizados abaixo das cordas vocais

São raros. Eles geralmente têm um período sem sintomas, enquanto se desenvolvem. Os sintomas começam com rouquidão e dificuldade para respirar, e são diagnosticados tardiamente. Metástases são precoces, não apenas os nós de pescoço, mas os nós chegar à frente da traquéia.

Cânceres que afetam mais de uma dessas regiões

Eles têm um rápido crescimento e as metástases são freqüentes no início. Estes cancros são aqueles que dão menos sintomas, e quando eles aparecem, fazem-no muito tarde e já estão altamente evoluídos. Rouquidão, dificuldade para respirar, e as glândulas, são muito marcantes nestas fases posteriores.

Como é o diagnóstico?

Para verificar e definir esta doença é necessário ver as cordas vocais e seu ambiente. Para fazer isso, use o espelho para ver a laringe (laringoscopia indireta) ou uma pequena câmera com uma poderosa luz adaptada em um instrumento flexível (fibroscopia) ou rígida (telescópio).

  • Exame da laringe através do pequeno espelho para ver as cordas vocais e todo o interior da garganta. Esta técnica foi desenvolvida no século XIX, por D. Manuel Garcia, Sevilha, professor de canto. Consiste em segurar a língua do paciente com gaze e colocar espelho laríngeo na parte de trás da garganta. O pequeno espelho de laringe é pré-aquecido à mesma temperatura do corpo para evitar o embaçamento e não pode ver a imagem.
  • O fibroscópio normalmente é inserido através do nariz um instrumento flexível que mede poucos milímetros de diâmetro e comprimento suficiente para atingir as cordas vocais. Você pode ligar a um VCR, para gravá-la e vê-lo em um monitor.
  • No telescópio entra no instrumento, que é rígida, com a boca, segurando a língua com uma gaze. Como no caso anterior, pode ser conectado a um vídeo e um monitor.

Todas estas técnicas são realizadas no consultório, sem qualquer desconforto ao paciente. Você pode ver três tipos principais de lesões:

  • O proliferativa: massas são mais ou menos plana, ou verrugas em forma.
  • O tipo infiltrativo, que invade o tecido infiltra-se e expande as estruturas.
  • Como úlcera: úlceras que se formam dentro do próprio tumor. Geralmente, esses tipos são muitas vezes combinados em um câncer de laringe.

Qual é o prognóstico do câncer de laringe?

Comparado com outros tipos de câncer de laringe é relativamente bom, especialmente se diagnosticado numa fase precoce. Quando há metástase, o prognóstico piora. Ele também piora quando as cordas vocais estão imóveis, devido ao envolvimento de câncer. O mais favorável é o câncer das pregas vocais próprios, como é diagnosticado cedo, muito cedo, porque produz rouquidão e porque as metástases são demasiado tarde. Metástases à distância no câncer da laringe para outras partes do corpo também são muito atrasadas.

Como é o câncer de laringe?

O tratamento de câncer de laringe é basicamente cirúrgico, embora o tratamento com medicamentos (quimioterapia) e radiação (radioterapia) também é indicado em conjunto com a cirurgia.

Dependendo do estágio evolutivo, poderá ser indicada a cirurgia. Logo no início, o médico executa uma intervenção funcional e conservadora, para preservar a voz. Em fases posteriores, devemos realizar uma remoção completa da laringe (laringectomia total), assim você perde a voz natural. Neste caso, devemos fazer um buraco na frente do pescoço para respirar (traqueostomia). Também devemos remover os nódulos linfáticos de ambos os lados do pescoço.

Se o tratamento tem sido feito na hora, a recuperação é completa, sem qualquer sequela.

Como posso falar depois da operação?

Quando a laringe foi removida em sua totalidade, o resultando é na perda da voz. Porque o corpo tem tantas capacidades, é possível aprender a falar com o esôfago, tão suave e normal. Prótese também pode ser usada para falar, inserindo-os no pescoço.

Quando você precisa consultar um médico?

Deve ser feito sempre que você tem uma rouquidão que dure mais de quatro semanas, especialmente se combinado com uma dor de garganta, dor de ouvido ou dificuldade em engolir ou respirar.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A dor de garganta tem varias causas, entre elas, laringite e refluxo, mas tendo em vista que você fez uma cirurgia na laringe recente, é importante primeiro descartar que a causa que gerou a…

Oi, tudo bem?
Disfonia ( Voz rouca) por mais de 15 dias deve ser investigada através da Nasofibroscopia ou Laringoscopia , para que haja um diagnóstico preciso após análise laringe.

A diferença entre estas duas cirurgias é a extensão das estruturas removidas. Na laringectomia total, toda a laringe é removida, na faringolaringectomia total, além da retirada da laringe, a…

Melhor buscar avaliação e tratamento com o médico que solicitou o exame, o mais rápido possível.
Não é normal ter leucoplasia nessa região.

Olá. Dor é um sintoma de alerta, mas pode estar associado a diversas causas, desde ressecamento da mucosa até inflamações, infecções ou outras lesões. Sugiro que agende consulta com médico otorrinolaringologista…

Bom dia

O ideal seria ser avaliado por um cirurgião de cabeça e pescoço para examinar sua boca e garganta, assim pode ter uma ideia mais clara do que esta acontecendo, às vezes pode…

Bom dia, tudo bem? Tudo vai depender do estágio da doença e do tratamento necessário para se obter a maior probabilidade de cura, procure um cirurgião de cabeça e pescoço para tirar as suas dúvidas.…

Primeiramente, deve-se analisar a extensão da lesão e o risco de malignidade. Deve-se fazer tratamento para os sintomas de refluxo e adicionar outras medicações específicas para leucoplasia.

A reabilitação alimentar é feita aos poucos, durante as avaliações com seu cirurgião de cabeça e pescoço e fonoaudióloga é possível progredir a dieta com segurança. Acredito que dentro de um…

Bom dia. Não é possível cravar essa resposta somente com essas informações. Em linhas gerais, se há tratamento não-paliativo disponível, há possibilidade de cura. A questão geralmente é a probabilidade…