O que é candidíase?

A candidíase é uma infecção do revestimento da boca, causada pelo fungo Candida albicans.

Como é que a propagação da candidíase oral?

Cerca de metade das pessoas têm Candida albicans na boca, sem necessariamente sofrer qualquer doença. Por exemplo, quem tem dentadura, normalmente têm este tipo de fungo em suas bocas.

No entanto, em certas circunstâncias, as mudanças bioquímicas ocorrem na mucosa bucal e favorecem o crescimento destes germes, e então causar aftas.

  • Essas mudanças bioquímicas ocorrem, por exemplo, tomando antibióticos ou citostáticos (medicamentos usados ??para tratar o câncer).
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a desnutrição, diabetes e AIDS também pode promover o desenvolvimento de candidíase oral. E também, as circunstâncias, tais como envelhecimento ou dependência de drogas, predispondo à infecção.
  • As pessoas cuja dentadura não se encaixam em suas bocas muitas vezes sofrem pequenas erosões na mucosa oral, que podem favorecer o desenvolvimento desses fungos. Essas pessoas muitas vezes sofrem de lesões pequenas e pálidos lábios rosados ??olhar molhado. Este processo é conhecido como queilite angular, e é uma forma de infecção por Candida albicans.

Quais são os sintomas de candidíase?

A candidíase é caracterizada pelo aparecimento de um branco cremoso stippling ou amarelecimento da cavidade oral. Este ponto é ligeiramente levantada e indolor. Quando a condição é grave o suficiente, em vez de pontos, há grandes placas brancas na língua e no resto da mucosa da boca.

Se você esfregar a mucosa afetada e remove as placas pontilhada ou candidíase são pequenas feridas superficiais que sangram um pouco.

Esta infecção em adultos, causa uma sensação de queimação desagradável na boca e garganta.

Quem é mais propenso a sofrer com aftas?

  • Recém-nascidos
  • A prótese dentária
  • Adultos com diabetes ou outras doenças metabólicas
  • As pessoas que recebem antibióticos ou citostáticos
  • Viciados em drogas
  • Pessoas subnutridas
  • Pessoas com deficiências imunológicas.

Como é diagnosticado candidíase?

Em crianças pequenas, candidíase oral é geralmente diagnosticada simplesmente observando as lesões típicas que a infecção ocorre na boca. Em caso de dúvida, o médico pode realizar uma raspagem das lesões, e assim obter uma amostra, a fim de realizar uma análise do mesmo, e determinar se existe mofo ou não.

Em adultos também pode ser diagnosticada candidíase oral para a inspeção. Mas deve ser notado que outras doenças, que incluem o câncer em seus estágios iniciais, pode produzir sintomas semelhantes. Portanto, é importante que aqueles que presentes na boca, como ferimentos descritos consulte um médico.

Candidíase oral pode manifestar-se mais rapidamente ou com maior intensidade do que o normal em pacientes com condições predisponentes, tais como AIDS. Além disso, nestes casos, a candidíase pode ser um sinal de agravamento da doença subjacente.

Então, quem apresentar sintomas da doença ou similares devem consultar um médico, a fim de esclarecer o diagnóstico e obter o tratamento adequado.

Qual é o tratamento de candidíase oral?

O objetivo principal deve ser a condição subjacente que favorece o aparecimento da candidíase, se houver. Por exemplo, pode ser indicada  verificar se uma prótese está bem adaptada ou não, e substitua se necessário. E pode ser necessário para um melhor controle da diabetes.

Em pacientes com AIDS nem sempre é possível corrigir a doença de imunodeficiência si, de modo a controlar a candidíase oral geralmente ser usado por medicamentos antifúngicos sistêmicos.

Depois de corrigir a doença de base ou causa precipitante, os sapinhos, muitas vezes tem cura.

Em certos casos complexos, ou quando está espalhada  a infecção com Canidae albicans terapia antifúngica deve ser usada por via oral ou parenteral (intramuscular ou intravenosa).

Tratamento sintomático da candidíase oral

Aftas podem afetar a mucosa oral de uma forma que o padrão de higiene da boca é difícil de executar normalmente.

Nestes casos recomendamos a utilização de escovas de dentes macias, se possível.

Também podem ser eficazes as soluções para bochecho com uma solução de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) diluída a 3%.

Previsão

Quando você pode controlar a doença subjacente ou gatilho, a candidíase oral é facilmente curada em poucos dias com um fungicida, ou nenhum tratamento adicional.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Candidíase é uma disbiose. Tem que tratar a boca e também o intestino. Você deve raspar a língua pela manhã, bochechar óleo de coco extravirgem 2 a 3 vezes por dia, retirar glúten, leite e derivados.…

Tudo bem ? O tratamento não resseca a boca. Você pode estar com queilite angular. É importante nestes casos fazer uma avaliação da imunidade. Um abraço

Boa tarde, tudo bem?

Espero verdadeiramente que sim.

Bom , candidiase, principalmente oral e esofageana, pode vir associado a mal hálito e essa língua branca. No entanto,…

Inicialmente a avaliação deve ser feita pelo estomatologista (dentista especializado em mucosa oral) além do outros cuidados odontológicos que se fazem necessários. Se ouver outros problemas…

Já faz muito tempo que finalizou o tratamento endodôntico? Se sim, tem que avaliar novamente.

A expectativa é que melhorem em cerca de 7 - 10 dias após o início do tratamento adequado. Sugiro que consulte um médico ou dentista.

Não é esperado essa sensação. Mas se o bochecho for muito prolongado pode acontecer. O ideal é marcar uma avaliação para diagnóstico adequado.

Toda prática sexual pode, teoricamente, incorrer em risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A prática oral receptiva tem menos chance de ISTs, com destaque para o HIV. Importante…