O que são os Coronavírus?

Os coronavírus foram descobertos em meados da década de 1960 e são reconhecidos por sua capacidade de infectar seres humanos e alguns animais (incluindo pássaros e mamíferos). Atacam principalmente as células epiteliais e o trato respiratório, bem como o trato gastrointestinal. Até o momento, sete coronavírus provaram ser capazes de infectar seres humanos.

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, é uma nova cepa que nunca foi identificada antes de ser relatada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. O SARS-CoV-2 causa a doença viral COVID-19, que em março de 2020 foi anunciado pela OMS como uma pandemia, o que significa que agora afeta o mundo inteiro. Veja as estatísticas para ter uma visão geral da situação global e do seu país.

Para mais informações, consulte: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde (Inglês)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Em nota publicada pela SBD no dia 21/03/20, com respeito ao coronavírus, após analisar uma série de estudos publicados em importantes periódicos, não se identificou, até o momento, relação de…

Dra. Queise Cettolin
Cirurgião vascular, Angiologista
Salvador
Olá. Não existe ainda evidência científica que relacione Trombose Venosa Profunda como fator de risco para complicações pela infecção pelo COVID-19.
É importante saber se o paciente teve…

Boa tarde.
Ainda não tem estudos importantes que comprovem o aumento dos efeitos deste virus.
As Sociedades de Pneumologia recomendam manter o tratamento usual dos pacientes asmáticos.

Dr. José Luzardo Brites Neto
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Curitiba
Boa tarde. Até o presente momento não existem evidências científicas de que o uso crônico de medicamentos da classe do Pantoprazol esteja associado a maior risco de infecção pelo covid-19.

Dr. Cristiano de Assis Pereira Hansen
Oncologista, Médico clínico geral
Blumenau
Não há relação direta entre o esvaziamento axilar e a imunidade da pessoa. Em relação à epidemia atual de coronavírus infectar-se é um risco real para qualquer pessoa. Entre as crianças, sabe-se…

Dra. Danielle Fabretti
Endocrinologista, Endocrinologista pediátrico
Londrina
Pode ficar tranquila que voce nao faz parte do grupo de risco.

Os grupos de risco para o covid-19 sao:
-idade > 60 anos
- doenca pulmonar- dpoc,asma,etc
-cardiopatias,…

Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Embora o Ascaridil tenha sido usado como um promotor de imunidade nas décadas de 1980-90, NAO EXISTE comprovação de que sirva como proteção contra o Coronavirus. Minha recomendação é que lave…

Dr. Frederico Santos David
Médico do sono, Otorrino
Uberlândia
Boa tarde. Pode sim, só não pode compartilhar a máscara e o aparelho! Caso contraia o vírus lavar a máscara, traquéia e tiras diariamente com água e sabão neutro.
Atenciosamente