O que é uma dermatite solar?

É uma reação comum da pele que é causada pela exposição aos raios do sol que causam danos à pele a um maior ou menor grua dependendo de seu tipo, sendo mais sensível pele pálida. A luz solar é particularmente rica em raios UV nas proximidades do mare  em altas altitudes. A lesão cutânea será tanto maior quanto maior a intensidade da luz solar e a duração da exposição, e diminui o grau de pigmentação da área exposta.

Quais são os sintomas da dermatite solar?

Queimaduras solares começam com intenso rubor algumas horas após a exposição, seguido pela formação de vesículas epidérmicas ou pequenas bolhas cheias de líquido, em áreas que tenham sido expostas à luz solar. No final há descamação e cicatrização de feridas. Quando são leves (queimadura), vermelhidão, decorre directamente do grau da queimadura e pigmentação pode ocorrer na pele. Às vezes sintomas podem ocorrer, tais como febre, cefaléia e vômito.

Quem tem em maior risco para a dermatite solar?

A queimadura solar é mais comum em pacientes com pele clara, sardas e cabelos vermelhos. É muito comum em crianças e mulheres jovens, e tende a recorrer em exposições sucessivas. Elas são menos comuns em raças de pele escura, Mediterrâneo, indígena, negra.

Que medidas podem ser tomadas para evitar queimaduras solares?

É chato voltar das férias com lesões na pele. O melhor remédio é usar um protetor solar com um elevado factor de protecção solar (SPF). O FPS indica a eficácia de protecção do creme para os prejudiciais raios de sol. Pessoas que são mais sensíveis à luz solar devem inicialmente aplicar um creme com FPS 20 ou mais antes de qualquer exposição ao sol e, muitas vezes renovar a aplicação, especialmente em exposição prolongada ao sol e depois de cada banho. Em queimaduras solares, a colocação de compressas úmidas causa uma sensação de alívio, e pode ser usados glicocorticóides pomadas ou cremes para o tratamento.

O que é dermatite, devido à fotossensibilidade induzida por drogas?

Dermatite fototóxica pode ser causada pela ação da luz solar sobre a pele exposta a substâncias fotossensibilizantes. Requer menos dose de radiação solar do que as queimaduras solares normal, porque a pele é sensível a certas substâncias. Algumas são específicas para o corpo e outras externas (exógena) alcatrão aplicado à pele ou de certos medicamentos tomados por via oral. Algumas substâncias, como perfume, podem tornar a pele mais sensível à luz solar e certos medicamentos, tais como tetraciclinas (antibióticos) e fenotiazinas (antipsicóticos) também podem produzir este efeito. Os sintomas clínicos e o tratamento será semelhante à queimadura solar.

Dermatose fotoalérgica  ocorre quando há uma alergia específica a uma substância, e resulta em lesões de pele após a exposição da pele à radiação UV. Pode causar sensibilização do paciente através do contato da pele, ou após a administração oral de uma droga, tais como alguns diuréticos ou sulfonamidas. Dermatite fotoalérgica pode ser evitada eliminando o contato com substâncias que causam. Você deve consultar seu médico antes de sair de férias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Bom dia. Extremamente importante a consulta para avaliar qual o grau exato da sua queimadura solar. Quando tratada de maneira adequada conseguimos prevenir o escurecimento que pode acontecer…

Pode ser queimadura solar. Pele de paciente atópico é extremamente sensível. Se o protetor não foi reaplicado corretamente ela pode ter apresentado ensolação (febre + bolhas). Leve-a ao dermatologista…

Algumas pessoas podem desenvolver intolerância da pele a exposiçao solar com manifestaçoes como placas, caroços, vermelhidao ou sensibilidade da pele nas areas fotoexpostas. Uma vez feito o diagnostico…

O surgimento de manchas brancas e também de manchas castanhas é bastante comum após queimaduras pelo sol. Se a pomada que você utilizou não surgiu efeito, o ideal é que você converse com seu…

Quando há dúvida sobre o diagnóstico é melhor submeter o paciente a uma biópsia para elucidar o quadro e conduzir a terapêutica de forma adequada

Olá!
As dermatoses causadas ou agravadas pela exposição solar são muitas, envolvendo diversos tipos de mecanismos patogênicos. Algumas podem causar manchas, outras urticárias, outras bolhas,…

Existem várias doenças dermatológicas que podem dar manchas brancas na pele. Procure um dermatologista para que ele avalie suas manchas, assim você vai saber exatamente o que está acontecendo…

A descrição do quadro apresentado é compatível com o que conhecemos como Erupção lumínica, ou Erupção polimorfa à luz. É um quadro benigno, no qual os pacientes apresentam uma sensibilidade grande…

Sim qualquer pessoa pode ter reação inflamatoria e/ou eczematosa em resposta ao sol , por isso sempre importante nunca se expor sem filtro solar e por longos periodos. A pele morena apresenta…