O que é descolamento de retina?

Descolamento de retina é uma separação anormal entre duas  camadas que formam o epitélio  da retina (camada externa da retina) e da retina sensorial (camada interna da retina), que se interpõe entre um líquido.

Se não tratado, o descolamento de retina leva à perda funcional total do olho (cegueira).

Descolamento de retina ocorre como uma complicação de rompimento da retina.. Este rompimento é causado pela tração vítreo em uma área frágil, predisposta, a retina, e permitir a penetração do líquido intra-ocular entre duas camadas da retina, separando a camada exterior do interior.

Se o deslocamento, sem tratamento da retina, em princípio, localizado ao redor do rompimentp, tende a se mover em direção à retina posterior, levando a uma diminuição da acuidade visual, e se a tendência continuar, o total é descolamento de retina.

De qualquer forma, qualquer área da retina descolada perde sua funcionalidade, e envolve um defeito de percepção do campo visual.

Quais os fatores que predispõem a um descolamento de retina?

Certas condições predisponentes ao descolamento da retina:

  • Miopia
  • Cirurgia de catarata
  • Trauma ocular
  • Uma história de descolamento de retina anterior no outro olho
  • História familiar de descolamento de retina
  • Algumas doenças gerais como a diabetes ou a arteriosclerose (menos freqüentemente).

O que provoca um descolamento de retina?

A causa mais comum de descolamento de retina é um rompimento espontâneo da retina, descolamento secundário à vítreo posterior.

Em outros casos, descolamento de retina é causado por outros processos nos olhos como tumores, inflamações graves ou complicações da diabetes.

Quais são os sintomas de descolamento de retina?

Sintomas visuais suspeita de descolamento de retina geralmente ocorrem em:

  • Impressão de moscas volantes (pontos negros que se movem para mover o olho) ou a percepção de um anel, o qual traduz as mudanças do vítreo.
  • Flashes de luz. É um sintoma de maior importância do que antes. Traduzem a existência de tração sobre a retina e, muitas vezes aparecem quando havia uma lágrima.
  • Quando já existe um descolamento de retina, o paciente pode sentir-se como uma cortina negra em uma área do campo visual. Diante disso, a consulta com um oftalmologista deve ser imediato.
  • Se danificou a retina central (mácula) pode inicialmente apresentar imagens distorcidas para depois produzir uma diminuição significativa na acuidade visual.

Pode ser que o descolamento da retina ocorre de repente, com perda súbita total da visão no olho afetado devido a hemorragia vítrea que pode ocorrer quando há ruptura da retina.

Como oftalmologista diagnostica um descolamento de retina?

Geralmente é diagnosticada com base em sintomas e sinais descritos, eo exame de vista. O fato fundamental é um exame de fundo de olho com um aparelho chamado oftalmoscópio, que permite ver o descolamento da retina e lágrimas ou responsável.

Todos os pacientes com descolamento de retina deve ser avaliada com urgência por um oftalmologista.

O oftalmologista também vai examinar cuidadosamente o outro olho, à procura de lesões degenerativas da retina precisam ser tratados com laser, para impedir que o outro olho em um novo destacamento retinal.

Como é tratado o descolamento de retina?

Não há colírios ou terapia outras drogas para curar descolamento de retina.

Numa fase inicial, quando ele detecta um descolamento do vítreo posterior, a retina periférica é examinado e tratado precocemente lesões da retina potencialmente perigosas por fotocoagulação com laser de argônio.

Tratamento de descolamento de retina é estabelecida apenas cirúrgicamente.

O tratamento cirúrgico consiste em:

  • Substituindo o descolamento de retina por externos ou internos (vitrectomia).
  • Se o vítreo na retina for muito importantes pode ser eliminado. Isto é tipicamente feito através de cirurgia chamada vitrectomia.

O tipo de anestesia (local ou geral), e tempo de internação serão determinados pelo oftalmologista, de acordo com o anestesista, e dependem da gravidade da lesão e do estado geral de cada paciente.

Qual é o curso normal no pós-operatório?

Tratamento cirúrgico permite reposicionamento anatômico da retina em 80% dos casos, embora a recuperação visual depende muito de cada caso individual, o tipo de liberação, tempo de evolução e as áreas afetadas retina. O fato de que a retina é novamente aplicada no lugar não significa que a recuperação visual é total na maioria dos casos.

Cuidado pós-operatórios é reduzida com a instilação de colírio e proteção transitória. Em determinados momentos, dependendo do tipo de cirurgia é necessária  manter uma determinada postura da cabeça, no período pós-operatório imediato a fim de facilitar o reatamento da retina. A atividade deve ser reduzida por um período limitado a ser determinado pelo oftalmologista.

O que pode ser feito para evitar descolamento de retina?

Tratamento preventivo é aconselhável quando se usa laser na retina e faz a ruptura com desprendimento. Da mesma forma, o tratamento preventivo com o laser pode ser útil para pacientes com lesões degenerativas da retina periférica que pode levar a uma lágrima.

Aparecimento súbito de moscas volantes ou um aumento súbito da existente, bem como o aparecimento de luzes piscando deve ser consultado rapidamente com um oftalmologista.

Faz o descolamento da retina pode levar à cegueira?

Aproximadamente 40% das pessoas tratadas com sucesso no descolamento de retina recuperam a visão excelente dentro de seis meses após a cirurgia.

Em alguns casos, pode exigir uma segunda intervenção, e, em alguns casos extremos, pode chegar à perda total da visão no olho operado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Cada caso tem suas particularidades, portanto só é possível precisar os riscos de perda de visão analisando individualmente. É importante salientar que somente 50% dos pacientes operados de retina,…

Olá!Musculação pode aumentar a pressão dentro da cabeça, o que pode levar ao rompimento de um vaso mais frágil, dependendo do esforço. Já para o descolamento de retina, tanto a corrida como a…

Olá, Como vai?
A fibrose e a necessidade de reoperação tornam sim o caso mais complexo, porém imagino que a cirurgia tenha sido indicada justamente pela possibilidade de melhora. Cada caso…

Olá, como vai?
A rasgadura da retina em si não dói. O desconforto e o inchaço decorrem do procedimento cirúrgico e da técnica escolhida e varia grandemente com estes fatores. A vitrectomia…

Olá, como vai?
Não é o fato de usar óleo de silicone que determina quando e o quanto de visão terá. Cada caso tem uma previsão de acordo com a causa do problema que levou à cirurgia. Possivelmente…