• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, boa tarde! Há várias causas para SVE (sobrecarga de ventrículo esquerdo), sendo necessário exames para melhor avaliação do quadro. Não há como definir riscos ou cuidados específicos sem…

Dr. Pablo Duarte Rodrigues
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Porto Alegre
Oi! Importante avaliação da sua ecocardiografia para avaliação de risco cirúrgico e anestésico! Converse com seu médico.

Dra. Patrícia Hitomi Kuga
Cardiologista
São Paulo
Sim, sem dúvida. A presença de hipertrofia ventricular mostra uma alteração cardíaca decorrente da hipertensão arterial de longa data. Você precisa fazer um controle rigoroso da pressão visto…

Dr. Vinicius Silva Freire Alvarenga
Cardiologista
Rondonópolis
Sim. Alguns exames são melhores para constatar essa alteração. Por exemplo, o ECO e ressonância são melhores que o eletrocardiograma. As vezes mesmo um ecocardiograma feito por um médico pode…

Dr. Vinicius Silva Freire Alvarenga
Cardiologista
Rondonópolis
Esta alteração acontece em muitas situações. É necessário investigar a causa e outras repercussões no coração antes de qualquer tipo de orientação quanto a esforço fisico.

Dr. Vinicius Silva Freire Alvarenga
Cardiologista
Rondonópolis
Algumas causas podem ser reversíveis. O importante é o correto manejo da causa e das consequências da HVE, mesmo que ela não reverta. Em muitos casos o paciente pode conviver bem com ela no dia…

Dr. Vinicius Silva Freire Alvarenga
Cardiologista
Rondonópolis
Depende muito da causa e do tipo de hipertrofia. Independentemente da reversão, o principal é agir na causa para evitar progressão.

Dr. Bruno Alves
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Vale a pena consultar um cardiologista. Talvez o ecocardiograma seja o próximo exame complementar a ser realizado com o objetivo de confirmar esta informação.