Que são meninges?

As meninges são estruturas que, como uma folha, envolvem a parte nobre do cérebro. Desta forma, impedem que os germes ou processo traumático afetem diretamente o cérebro.

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges. Este processo é encontrado através da análise do líquido cefalorraquidiano.

O que é líquido cefalorraquidiano?

Líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido que protege o sistema nervoso central, as estruturas, e está localizado na cabeça e ao longo da medula espinhal. A medula espinhal tem uma consistência aproximada de um pudim, e se fosse rigidamente ancorado dentro da coluna vertebral, qualquer movimento repentino ou qualquer trauma  poderia causar danos e as conseqüências seriam graves . Por esta razão, a natureza criou um fluido, líquido cefalorraquidiano, que passa pela medula espinhal, tornando mais difícil que danos a atinjam.

Quando há uma inflamação das meninges, as células inflamatórias (praticamente todas os responsáveis ??pela defesa do nosso corpo) e os germes que causaram o inchaço vão para o líquido cefalorraquidiano. A análise desse líquido é por punção lombar realizada em uma área muito precisa em que não há medula espinhal. Você deve inserir uma agulha entre duas vértebras, para coletar uma pequena quantidade de líquido cefalorraquidiano e fazer a análise.

Que germes podem causar meningite?

Os germes que causam meningite são variados e podem ser bactérias, vírus, fungos ou outros agentes infecciosos, A inflamação das meninges pode ser causada também por irritação química ou por infiltração de células malignas.

Como é que os agentes patogénicos invadem as meninges?

Como já mencionado, as meninges são uma estrutura interna da cabeça, portanto, os germes penetram nessa estrutura através de três formas possíveis: através do sangue, a partir de um ponto próximo das meninges (por exemplo, alguns interior infecções de ouvido) ou por contato direto (ocorre quando há fraturas de crânio, ou depois de uma intervenção neurocirúrgica).

Quais são os sintomas da meningite?

Todos ossintomas são definidos a partir do ponto de vista clínico, a presença de uma síndrome meníngea, caracterizada por uma série de sinais e sintomas:

  • A manifestação mais importante da meningite são dores de cabeça, geralmente afetando toda a cabeça, embora alguns pacientes possam notar mais desconforto nas costas, é muito intensa e, muitas vezes acompanhada por sensibilidade à luz e ao barulho.
  • Pacientes com meningite geralmente têm vômitos que não estão relacionados à digestão, geralmente precedido por náuseas, e geralmente são paralelas à gravidade da dor de cabeça.
  • A febre é geralmente muito elevada e é muitas vezes acompanhada de calafrios antes, no entanto, este sintoma pode não aparecer em pessoas mais velhas.
  • Os sinais chamados de irritação meníngea ajudam o médico em seu diagnóstico de meningite, o principal sinal é a rigidez do pescoço, que é rígido quando o paciente tenta tocar o queixo para o peito. Este movimento é muito doloroso e o paciente não consegue executar.
  • Além destes, pode haver alguma redução no nível de consciência, os pacientes respondem vagamente às nossas ordens, ou não sabe os seus nomes ou onde eles estão. Também pode produzir convulsões ou outros sintomas.

Que complicações pode ter a meningite?

O desenvolvimento da meningite é dependente de vários factores:

  • O tempo que leva para receber um tratamento especial desde o início da doença (quanto maior o atraso, maior o potencial de complicações).
  • A idade do paciente, o prognóstico é pior em crianças e idosos.
  • Possíveis doenças associadas no mesmo paciente como em pacientes com múltiplas doenças, o prognóstico é mais grave.

Assim, a evolução da doença pode variar de cura completa, como de costume, até  a inflamação das estruturas do cérebro (encefalite) ou mesmo a morte do paciente.

Qual é a causa mais comum de meningite?

Um dos patógenos mais comuns no início da meningite é a bactéria meningocócica - ela  inflama especialmente as estruturas das meninges.

Distingo quatro diferentes tipos de meningococos- classificados em tipos A, B, C e Y, cada um com características especiais. Mas o conhecimento da existência desses subtipos é fundamental para entender o problema, para se fazer a vacina meningocócica.

A meningite meningocócica pode ocorrer esporadicamente, ou seja, uma comunidade que há um caso isolado, ou associado a surtos de meningite, como tem acontecido nos últimos anos em algumas partes da Espanha.

A meningite meningocócica pode afetar qualquer idade, mas é mais comum em crianças e adultos jovens e pode ocorrer em qualquer época do ano, mas os casos são mais comuns no inverno e início da primavera.

Onde é que o meningococo?

O germe é comumente encontrado na nasofaringe e estima-se que quase 50% dos casos da doença é precedida ou acompanhada de desconforto em engolir ou dor de garganta. Da nasofaringe, o germe pode viajar através do sangue e atingir vários órgãos, incluindo as articulações, meninges, coração, ouvidos ou olhos. Um fato muito importante na meningite meningocócica é a presença de certas manchas de pele que aparecem em quase 60% dos pacientes com meningite meningocócica, e podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Qual é a taxa de mortalidade por meningite meningocócica?

Em nosso meio, a mortalidade deste tipo de meningite é um pouco superior a 5%, sendo claramente relacionada com o atraso no tratamento.

Quais são as complicações freqüentes da meningite meningocócica?

As complicações são devido à resposta inflamatória das meninges, secundária à infecção. Normalmente, a cura completa e sem seqüelas de meningite meningocócica raramente pode ser complicada por surdez, convulsões, cegueira ou outras alterações.

Existe uma vacina contra a meningite?

Atualmente você tem diversas vacinas meningocócicas. Temos vacinas contra os tipos A, C e Y, mas infelizmente ainda não desenvolveu-se uma vacina eficaz contra o meningococo do sorogrupo B, que é mais comum em nosso meio ambiente.

A vacina é feita a partir de pequenos pedaços da bactéria, conhecida como os polissacarídeos, que estimulam nosso sistema de defesa para criar anticorpos contra o meningococo. Assim, se nossos corpos entram em contato em algum ponto com o patógeno, teríamos armas de defesa já suficientes para destruí-la.

Tenha em mente que a vacina não previne o aparecimento de meningite por outras bactérias como o Haemophilus influenzae podem ser, ou do tipo meningocócica B

  A vacina contra a meningite é segura?

A vacina tem usado rotineiramente desde 1992 e é uma vacina muito segura e eficaz com poucos efeitos colaterais ou irrelevantes.

Os principais efeitos colaterais que ocorrem em crianças vacinadas são um ligeiro aumento na temperatura corporal ou o aparecimento de um pequeno inchaço na administração da vacina, que desaparece em poucos dias.

Quais são as contra-indicações para a vacina meningocócica?

Existem apenas três razões médicas por que a vacina é contra-indicada e, portanto, proibida a sua administração: quando há febre no dia que será administrada, se o paciente teve uma reação alérgica grave previamente, ou se as pacientes estão grávidas.

Qual é o tratamento de meningite?

Como já mencionado, a meningite é uma doença potencialmente fatal, causada na maioria dos casos, por bactérias, que requer hospitalização, o mais rapidamente possível para começar o tratamento com antibióticos intravenosos durante uma semana.

Na menor suspeita de meningite, você deve ir imediatamente para um pronto-socorro do hospital para ser avaliado por um especialista.

Como pode a meningite pode ser evitada?

Estima-se que os portadores do meningococo na nasofaringe varia entre 2 e 5 para 100 crianças saudáveis ??e até 90% em grupos de militares durante as epidemias. Normalmente, a meningite meningocócica é uma doença das crianças. É é adquirida a partir de um contato com adultos infectados, geralmente da mesma família. A probabilidade da doença depois de um contato familiar é de aproximadamente 1%, o que é multiplicado por 1000 quando o contato ocorre na comunidade.

A doença ocorre após o contato com uma transportador do vírus, ou uma criança doente na creche ou na escola.

Qual é o risco de contrair meningite na creche?

O risco de adquirir a doença após o contato com uma criança doente é de aproximadamente um por mil, sendo mais comum em crianças menores de cinco anos, com um maior risco entre 6 e 12 meses.

Deve ser monitorizada, em particular a exposição aos contatos na família, escola ou creche e se você desenvolver uma febre em qualquer um deles, você deve procurar imediatamente um médico.

Deve ser dado um antibiótico específico (rifampicina) o mais rapidamente possível, idealmente dentro de 24 horas do diagnóstico. Nestes casos, a vacina meningocócica deve ser usada, porque a imunização ocorre muito lentamente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, depende do caso, mas se for uma lesão cerebral extensa que causou perda de visão pode ser irreversível. Cada caso deve ser avaliado, assim como os exames complementares.

Att,

Com base nos sintomas que você descreveu, como dificuldade em encostar o queixo no peito, fortes dores de cabeça, e manchas na pele, é importante que você busque atendimento médico o mais rápido…

Pode. Mas vai perder a proteção para a A, W e Y. Seria bom fazer a segunda dose de 5 meses da ACWY.

Olá,
Infelizmente cada caso é um caso e precisa ser avaliado pelo pediatra, infectologista e otorrino. Agende uma consulta com os especialistas para melhor avaliação.

A vacina quadrivalente contra meningococo protege contra sorogrupos distintos da vacina que protege apenas contra Meningococo C , podendo ser indicada.

Se sua filha tomou apenas 1 aos 15 anos, ela deve fazer um reforço aos 20. Caso ela tenha tomado na infância e o reforço aos 15, a vacinação está completa.
Recomendamos reforços com vacina…

Olá! Além do acompanhamento com pediatra, é importante que sua filha seja acompanhada por um neuropediatra também. Não podemos passar medicação através dessa ferramenta pois é preciso saber de…