O que é micose dos pés?

É uma infecção da pele dos pés causada por um tipo de fungo denominado dermatófito. O nome científico é tinea pedis.

Dermatófitos são fungos que só ocorrem como parasitas em estruturas de queratina, ou seja, epiderme (a camada mais externa é a pele), cabelo e unhas. Eles têm o seu reservatório natural na pele e nos cabelos dos seres humanos e animais, e em solo rico em resíduos. A partir destas fontes pode infectar humanos e animais. De acordo com o seu reservatório natural é classificado como:

Fungos antropofílicos

Só os seres humanos são parasitas. Apenas transmitido de pessoa para pessoa. Produz grandes epidemias urbanas em contato com chuveiros, piscinas, escolas, etc. As lesões são menos inflamatórias.

Fungos zoofílicos

Normalmente vivem em animais. Ocasionalmente, pode ocorrer em humanos ou em solo. Epidemias familiares ocorrem em pessoas em contacto com animais infectados. Eles são um pouco contagiosos de pessoa para pessoa ou pela roupa. As lesões são geralmente inflamatórias.

Fungos geofílicos

Eles vivem no solo em restos de queratina animal. Embora raro, pode ocorrer em humanos diretamente ou através de animais, produzindo micoses inflamatórias.

Tricofitia

"Pé de atleta", o termo não é sinônimo de tinea pedis. "Pé de atleta" o é um termo mais amplo e inclui infecções da pele por fungos dermatófitos (tinea pedis), não fungos dermatófitos (Candida) e bactérias. Ela geralmente afeta os espaços interdigitais e sua origem é muitas vezes uma sudorese subjacente aumentada.

Rubrum Richophyton

Na maioria das vezes o Pé de Atleta é causado por Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes e Epidermophyton floccosum.

Como é a infecção?

Micose dos pés é a mais comum infecção fúngica no mundo. É considerada uma condição de seres humanos civilizados relacionados ao uso de calçado.

É possível isolar fungos nos espaços entre os dedos do pé em pessoas sem a doença. Em condições adequadas (calor, umidade, trauma) pode ocorrer o aparecimento de sintomas de infecção de fungos pré-existentes.

Quem está em risco?

Ocorre principalmente em adultos, mas também pode ocorrer em crianças.

Vários fatores podem predispor a micose dos pés, incluindo:

  • A residência em climas quentes, com alta umidade que causam pés suados, que remove os lipídios da superfície da pele (que são de proteção contra a infecção).
  • As situações em que há fontes externas de umidade no ambiente que promovem a infecção.
  • O uso comum de banheiros, duchas, piscinas ou calçado facilita a propagação da infecção.
  • O sapato em si, especialmente se a infecção favorece oclusiva. A doença não ocorre em culturas onde calçado não é usado.
  • Os sapatos de plástico fazem uma pessoa particularmente vulnerável.
  • Pessoas com defesas prejudicada (imunodeficiências), como os diabéticos ou pessoas com doença pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) estão em maior risco de adquirir a doença.
  • É muito comum em atletas jovens, atletas ou pessoas por causa de seu trabalho são obrigados a usar sapatos de borracha ajustada.

Quais são os sintomas?

Existem várias formas comuns de apresentação:

Forma intertriginosas ou interdigital (envolvimento dos espaços entre os dedos)

É a forma mais comum de apresentação. A condição é mais comum nos espaços entre os dedos quarto e quinto, seguido pelo terceiro e quarto dedos. A pele afetada apresenta uma cor branca e macerada, com erosões e fissuras em vermelho e tendem a se espalhar para os dedos das mãos e pés. Normalmente encontrados aumento da sudorese. Pode aparecer coceira e mau cheiro.

Forma Vesiculobolhosas

Aparecem vesículas (bolhas cheias de líquido) ou bolhas, afectando principalmente os dedos. Geralmente acompanhada por espessamento da pele nas solas, prurido e maceração.

Forma escamosa ou hyperkeratotic, também chamado de "em mocassim"

Aparecem bem dimensionadas, com escalas prateadas branco sobre um fundo vermelho e espessamento da pele da planta do calcanhar, e nas laterais dos pés. Ela tende a ser crônica e os sintomas nem sempre aparecem.

A infecção pode se espalhar para as unhas ou outras partes do corpo a partir destes locais.

Como é diagnosticado?

Algumas doenças de pele apresentam sintomas semelhantes, mas exigem tratamentos completamente diferentes. Portanto, às vezes o diagnóstico inicial deve ser confirmado com exames laboratoriais, embora nem sempre necessário. Para testes de laboratório pode ser feito uma raspagem das lesões para exame direto ao microscópio e cultura.

Algumas doenças que podem apresentar confusão com micose dos pés são:

  • Infecções por outros fungos (Candida)
  • Eczema disidrótico
  • Psoríase
  • Dermatite de contato

Qual é o tratamento?

Na maioria dos casos é suficiente para o tratamento tópico. Para infecções mais generalizadas, o tratamento exigido pode ser geral (oral). As drogas mais utilizadas são: derivados imidazólicos (itraconazol, cetoconazol, clotrimazol, etc.) Ciclopiroxolamine e allylamines (terbinafina, naftifine). Além disso, o uso de pó de concorrentes e azólicos prematuramente em meias e sapatos.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

  • Higiene pessoal. Lavar os pés freqüentemente secando-os adequadamente antes de colocar meias e sapatos. Seque bem as áreas entre os dedos.
  • Tomar medidas de precaução em locais públicos como piscinas, academias de ginástica, chuveiros, etc.
  • Use calçados apropriados que permitem a transpiração do pé.
  • Use meias de algodão ou lã. Mudá-las frequentemente e sempre que estiverem molhadas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Em geral não é necessária dieta. O tratamento por via oral dependerá da extensão do acometimento. Caso haja um acometimento extenso da pele, a associação dos tratamentos oral e tópico pode ser…

Após o tratamento podem permanecer máculas hipocrômicas (manchas brancas) por tempo variável, em média até uns 3 meses.

A micose é uma infecção na pele causa por fungos. Independente da área acometida, chamamos de micose quando o tecido está sendo "danificado" por alguma espécie de fungo. Por questões…