Perguntas sobre Micose

O que é micose?

Micose, herpes ou tinea da pele glabra, ou circinate é uma infecção da pele que afeta a face, pescoço,tronco ou extremidades e é causada por um tipo de fungos denominados dermatófitos. O nome científico para micose é tinea corporis.

Os dermatófitos são fungos que penetram em estruturas com queratina, ou seja, epiderme (a camada mais externa é a pele), cabelo e unhas. Eles têm o seu reservatório natural na pele e nos cabelos dos seres humanos e animais, e solo rico em resíduos. A partir destas fontes pode infectar humanos e animais. De acordo com o seu reservatório natural é classificado como:

Fungos antropofílicos

Só os seres humanos são parasitas. Apenas transmitido de pessoa para pessoa. Produz grandes epidemias urbanas em contato chuveiros, piscinas, escolas, etc. As lesões são menos inflamatórias.

Fungos zoofílicos

Normalmente vivem em animais. Eles podem, ocasionalmente, infectar os seres humanos ou no solo. Epidemias familiares ocorrem em pessoas em contacto com animais infectados. Eles são um pouco contagiosos de pessoa para pessoa ou a roupa. As lesões são geralmente inflamatórias.

Fungos geofílicos

Eles vivem na alimentação do solo em restos de queratina animal. Apesar de rara, pode infectar os seres humanos diretamente ou através de animais, produzindo micoses inflamatórias.

Micose pode ser causada por qualquer tipo de dermatófitos, as mais comuns:

  • Microsporum canis
  • Trichophyton mentagrophytes
  • Trichophyton verrucosum
  • Trichophyton rubrum
  • Epidermophyton floccosum.

Quem está em maior risco de infecção e como ela ocorre?

Micose pode aparecer em qualquer idade, embora as crianças são aqueles com maior risco de infecção. Pode se espalhar facilmente para outras crianças (escolas, creches, etc) .. Além disso, as crianças estão mais em contato com animais de estimação. Na maioria dos casos a infecção é transmitida por animais (cães, gatos, coelhos, etc) ..

Também estão em maior risco os agricultores e pessoas que trabalham com animais peludos (criadores, pessoal de laboratório, etc.)

O fungo é transmitido pelo contato direto com uma pessoa ou animal infectado.

Condições ambientais adequadas (calor, umidade), um reservatório de infecção nos pés (tinea pedis) ou em outro local pode causar uma micose.

Quais são os sintomas?

  • As lesões podem estar localizadas em qualquer lugar da pele.
  • Quando o fungo é zoofílico, as lesões são geralmente localizadas na pele exposta (cabeça, rosto, pescoço e braços).
  • Se antropofílico regiões descobertas, muitas vezes afetam ou causam trauma.
  • Normalmente aparecem como manchas vermelhas com circular ou oval, bordas vermelhas, escamosas e algumas vezes vesículas (bolhas cheias de líquido) ou pústulas (bolhas cheias de pus).
  • As lesões estão crescendo em torno das bordas como uma "mancha de óleo" e na porção central da lesão será curada, sem escala, o aspecto que é chamado de "herpes circinata".
  • As lesões podem ser únicas ou múltiplas (especialmente se o fungo é zoofílicos).
  • Pode haver maneiras profundas que estão associados com uma significativa resposta inflamatória.

Como é diagnosticado?

Algumas doenças de pele apresentam sintomas semelhantes, mas exigem tratamentos completamente diferentes. Portanto, às vezes o diagnóstico inicial deve ser confirmado com exames laboratoriais, embora nem sempre essencial.

Testes de laboratório: Você pode fazer uma raspagem das lesões para exame direto ao microscópio e cultura. Alguns fungos tornam-se fluorescentes quando expostos à luz ultravioleta.

Algumas doenças que podem apresentar confusão com micose são tinea versicolor, eczema, psoríase, etc.

Em caso de dúvida sobre o diagnóstico deve consultar um dermatologista.

Qual é o tratamento?

Dependendo se as lesões são poucos ou muito tópicas (aplicados diretamente na pele) ou por geral (oral). Entre os mais utilizados são:

  • Derivados imidazólicos (cetoconazol, itraconazol, clotrimazol, tioconazol, sertaconazole, etc.)
  • Ciclopiroxolamine
  • Allylamines (naftifine, terbinafina)
  • Griseofulvina.

O que você pode fazer para evitar o contato?

  • Os fungos que causam infecções espalham-se por muitos lugares, o que torna praticamente impossível remover completamente.
  • É importante eliminar os contatos da pessoa em questão para investigar evidência de doença. Em princípio, justifica-se a separar as crianças infectadas da escola se o tratamento eficaz é indicado.
  • É aconselhável  examinar seus animais de estimação se eles foram afetados, tornando o tratamento adequado se houver suspeita de infecção.
  • Evitar o contacto com animais ou pessoas que apresentam sinais de infecção.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Micose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Micose

Retorne ao seu médico após o tempo do uso da medicação que ele colocou na receita para uma avaliação mais adequada.
1 respostas

Olá, dependendo do fungo e da extensão da infecção a matriz da unha pode ser acometida, mas não "destruída". Recomendo que você agende uma consulta com um Dermatologista para avaliar…
1 respostas

As infecções por fungos são as principais responsáveis por quadros como o que você descreveu. Todavia, uma avaliação com seu urologista é necessária para um correto diagnóstico e tratamento.
1 respostas

A micose esta protegida pela roupa de treino. Não há contato com outras pessoas. Alem disso quando se inicia o tratamento a carga fúngica ja reduz significamente. Pode treinar !
1 respostas

Sugiro que seja avaliado por um urologista para tratar adequadamente se necessário. Evite auto medicar-se. abraço
2 respostas

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico, principalmente durante…
1 respostas

Na maioria das vezes não é micose. Deve ser uma balanopostite que causa coceira e inflamação local. Use higiene local 2 a 3 vezes por dia e passe nebacetin local. Deve melhorar e se isto não…
2 respostas

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
1 respostas

O diagnóstico é predominantemente clínico pois as lesões elementares das duas doenças são diferentes. Agora, caso haja dúvida no diagnóstico clínico, podem ser solicitados exames como Micologico…
1 respostas

A micose, ou tinea, é uma doença infecto contagiosa que é sim transmitida de pessoa para pessoa. Existem várias espécies de fungos causadores de doenças em humanos. Geralmente os fungos gostam…
2 respostas