Onde estão as cobras?
Cobras ou serpentes podem ser encontradas em quase todo o mundo, mas apenas 15% dos cerca de 3.000 tipos de cobras venenosas que existem são considerados potencialmente perigosas para as pessoas. Destes, a maioria são encontradas em regiões quentes (regiões tropicais e subtropicais), que vivem em ecossistemas muito diversos (desertos, selvas, pântanos, etc) .. Alguns, que pode ter venenos muito ativos, vivem no mar.
Em alguns lugares existem, ou são muito raras cobras venenosas, tais como em locais frios (Alasca, Islândia) e outros (Irlanda, Hawaii, Madagascar, Nova Zelândia) temperado ou quente.
No entanto, em lugares como a Índia ou o Brasil, o número de acidentes (muitos fatais) causados ??por serpentes é muito alto.
Cobras
As cobras são répteis. Esta classe de vertebrados também inclui os crocodilos, tartarugas, tuataras (exclusivo da Nova Zelândia) e lagartos (com o qual estão mais estreitamente relacionadas). Com poucas exceções (como o lagarto Gila, o deserto de mesmo nome no sul dos EUA), as cobras são os répteis venenosos só e, felizmente, não todos eles.
Cobras respiram através de pulmões, têm três cavidades no coração e um corpo alongado e sem pernas, cobertas de escamas e uma fina película trocada várias vezes por ano.
Algumas cobras podem ser perigosas para os seres humanos, não por veneno, mas pelo seu tamanho: jibóias, pítons, sucuris poderiam estrangular ou uma pessoa, embora muitas histórias sobre ela deve ser vista com cautela. Na prática, as serpentes de importância médica são venenosas, e destes, a maioria pertencentes a cinco famílias ou subfamílias:
- Elapidae, incluindo cobras e Coralillo. Eles são encontrados em quase todo o mundo, mas não na Europa.
- Viper são as cobras e vivem em quase todo o mundo, mas não na América.
- Acidentes por animais peçonhentos crotálicos: vivem na Ásia e América, e estas incluem as cascavéis e mocassins.
- Colubrids, alguns deles são proteroglifos, ou seja, eles têm dentes perfurados ou ranhurados e altamente desenvolvida na mandíbula, que de forma muito eficaz injetar veneno. Estes incluem o elapídios (como cobras e muitas espécies da Austrália) e hidrofóbicas (que são as serpentes do mar, venenosa e quase sempre mais comum no Índico e Pacífico em águas australianas e China).
- Colubrids outras Aglif (eles têm dentes sólidos, e geralmente não são perigosos) ou opistoglifos, que têm sulcado os dentes, mas em pós na boca. Alguns opistoglifos são perigosos.
Como evitar picadas de cobra?
Algumas recomendações podem ser úteis são:
- Usando botas altas e calças compridas (em áreas tropicais também fornecem alguma proteção contra sanguessugas e mosquitos). Lembre-se que uma elevada percentagem de picadas ocorrem nos pés e pernas. Na parte da manhã, se você estiver em uma área de cobras alojado em barracas ou tendas, verifique dentro dos seus sapatos.
- Fazer barulho, ou mais precisamente, causando vibrações (cobras tem ouvido pouco desenvolvido), por exemplo, balançando alguns passos à frente de vegetação, com uma vara longa e mover-se lentamente. Cobras preferem fugir se for dada a chance. Mas há exceções, como a Taipan Australiana, ou algumas espécies de cobras. Se encontrarmos um, é melhor fugir o mais rápido e discretamente possível.
- À noite, evite áreas onde há cobras. Se não o fizer, você pode usar uma lanterna. As cobras normalmente evitam luz brilhante e vibração.
- Se você encontrar uma cobra, permaneça quieto. Mais só atacam alvos em movimento, e muitos preferem ir de longo.
- Não pegue as pedras com as mãos, e chegar em buracos ou rachaduras. Se você deixar cair algo de valor em um buraco, tente fazer a recuperação utilizando uma vara, mas não chegam. Você também pode encontrar outros animais peçonhentos (aranhas, escorpiões, etc) ..
- Não se aproxime ou toque uma cobra.
- Se uma cobra está "morta", ficar longe. Muitos aparecem mortas, mas elas não estão e podem morder.
- Apenas no caso de alguém é mordido, faz sentido para tentar matar (com extremo cuidado) uma cobra, para que ele possa ser identificado e tratamento específico ea pessoa mordida.
- As cobras do mar são geralmente extremamente venenosas, os mergulhadores não devem aproximar-se deles. Os casos mais freqüentes de acidentes com essas serpentes ocorrem nas águas da Austrália e Sudeste Asiático.
Sintomas e sinais de alerta
Em caso de picada de cobra, o risco de sérias conseqüências, dependendo de várias circunstâncias, incluindo:
- A espécie eo tamanho da cobra
- A quantidade de veneno injetado
- Estado das glândulas de veneno (recentemente transferido ou obturados)
- Exercício e fadiga (as ações da mordida). No ano seguinte, a mordida acelera a absorção do veneno.
- O número de picadas
- Presença de certas bactérias na boca da cobra, uma vez que podem promover a infecção da mordida.
- O local da mordida. Em geral, aqueles que ocorrem na cabeça, pescoço ou no corpo, são mais perigosos que os dos membros. Se se trata de um vaso sangüíneo, o veneno é mais rápido e intenso.
- O peso (tamanho do corpo) da vítima. É mais grave em crianças.
- A saúde geral da pessoa mordida
- Sensibilidade individual ao veneno
- O tipo de mordida (diretamente ou zero).
Os sintomas aparecem rapidamente após a picada
- Dor local, inflamação, inchaço mudanças, de cor no local da mordida. Mas tudo isso pode não acontecer de forma imediata. Por exemplo, após a picada de uma coral muitas vezes não há reação local e este é geralmente atrasada cerca de 8 a 24 horas.
- Entre 10 minutos e várias horas após a picada, os sintomas gerais, tais como, ansiedade, vômitos, mal-estar dor de cabeça, tontura, sudorese profusa, dificuldade respiratória, hemorragia, insuficiência cardíaca, choque, espasmos musculares, convulsões, paralisia , perda de consciência, confusão e até mesmo a morte.
Os sintomas aparecem tarde
Localmente (a mordida):
inchaço enorme de todo o membro, mesmo quando a mordida ocorreu em um dedo. O bolhas na pele e sangramento debaixo dela (subcutânea e músculo). Pode haver formação de coágulos nos vasos sanguíneos na área e necrose da pele e outros tecidos.Os sintomas gerais:
diminuição progressiva do nível de consciência vômitos, dificuldade respiratória, febre, pressão sanguínea baixa, choque, sangramento nas mucosas (gengivas, por exemplo), vómitos com sangue, sangue nas fezes ou urina, paralisia (a vezes dos músculos respiratórios) e distúrbios sensoriais.Os venenos de serpentes são geralmente uma mistura de várias enzimas e proteínas tóxicas que têm efeitos diversos e complexos. Normalmente agem de três formas diferentes (um ou mais deles):
- Hemotoxinas: afeta o sangue, ou quebra suas células (células vermelhas do sangue quebrar hemolisinas) ou de coagulação alterados.
- Neurotoxinas: afetar a transmissão de nervo e pode paralisar os músculos. No pior dos casos, afetam os músculos envolvidos na respiração.
- Cardiotoxins, são tóxicos para o coração e podem causar insuficiência cardíaca.
Mas, além disso, pode haver efeitos locais ou gerais, devido às enzimas proteolíticas, ou alergia aos componentes do veneno.
Na maioria das vezes, os efeitos são uma mistura de vários dos acima e tem reações complexas.
Primeiros socorros para picada de cobra
- Não fique em pânico. Apenas algumas cobras venenosas são realmente perigosas para os seres humanos. Também, às vezes não conseguem injetar veneno. Por exemplo, estima-se que apenas 20% a 30% das mordidas de cascavel e cerca de 50% das picadas de coral, o injeta.
- Evite movimentos para evitar que o veneno não se espalhe por todo o corpo.
- Lavar imediatamente (se possível), o local da mordida com água e sabão.
- Sugar o veneno tem que ser feito (se disponível) com um botão na extremidade. Se alguém suga com a boca, podem ser intoxicados (especialmente se você tiver feridas nele), porque o veneno pode ser absorvido através da mucosa bucal.
- Algumas cobras Africano e Asiático cospem veneno. Isto tem que ser lavado imediatamente a partir das membranas mucosas (olhos ou o nariz, por exemplo), para evitar ser absorvido.
- Eles têm de manter as vias aéreas livres de muco, sangue, vômito, etc.
- Para evitar a propagação do veneno pode colocar um torniquete acima do local da mordida. Apertá-lo, mas não o suficiente para que eles não apreciam o pulso no membro abaixo do local do torniquete. Deve ser liberado a cada hora e mover um pouco para a raiz do membro. Em muitos casos (por exemplo, a mordida de cascavel) não é recomendado o uso de um torniquete porque provoca mais danos ao (tecido) local, que pode ser maior do que o dano causado pela propagação do veneno.
- Remover a vítima o mais rápido possível a um hospital. Tem de transportar, e não para caminhar e se exercitar. Se você tiver náuseas ou vómitos, ele é colocado em uma posição (lado) que contorna o vômito para os pulmões. Alguns venenos agem lentamente, mas isso não deve atrasar a transferência. Além disso, outros fatores podem encurtar o tempo (alergia, crianças etc) ..
- Muitas vezes é necessário tratamento urgente com o oxigênio, fluidos intravenosos e certos medicamentos para evitar choques.
- Tratamento específico para picada de cobra é o soro anti ofídico, conforme o caso de forma diferente. Por isso é muito importante saber o que era a serpente responsável. A administração de soro pode resultar em efeitos colaterais, por isso deve ser supervisionado por um médico.
Vacinas
Não existem vacinas contra veneno de cobra. Deve ser vacinado (nos últimos 10 anos) contra tétano e difteria. Lembre-se que a mordida de uma cobra, não venenosa também pode ser infectada e, portanto, necessita de cuidados locais.