O que é roséola infantil?

  Roseola Infantil é uma doença contagiosa, que parece benigna, auto-limitada em crianças menores de três anos. Esta doença é também conhecida como febre e exantema súbito três dias.

Quem é o agente patógeno produtor de roseola infância?

A doença é causada por um vírus pertencente à família de entrovirus, um grande grupo de agentes patogênicos; é um subtipo conhecido como echovirus 16.

Que grupo da população é afetada por roseola infância?

Como o próprio nome sugere afeta crianças, geralmente entre seis meses e três anos. Há casos frequentes  muitos seqüencialmente em uma família, e um quarto das crianças que tiveram contato com o paciente desenvolve a doença.

Como a doença é?

Roseola infantil é altamente contagiosa e é transmitida através das vias respiratórias, através de gotículas de saliva.

Quais são os sintomas da doença?

A doença é caracterizada por um período de incubação variável, geralmente de 10 a 15 dias, durante o qual o paciente não tem nenhum sintoma.

  • Em seguida, a doença aparece geralmente com uma subida repentina de temperatura, às vezes até 40 ° C. A febre costuma durar três dias, daí a doença também é conhecida como "febre dos três dias."
  • A febre pode estar associada (nem sempre faz), a crises, que muitas vezes alarmam os pais da criança. A epilepsia não é causada por vírus, mas a febre. Normalmente sequelas não existem e não significa que o paciente irá apresentar epilepsia ao longo da vida.
  • Quando a febre desaparece, a criança começa a ter de repente uma erupção no tronco e extremidades,( raramente na face), é o aparecimento de manchas vermelhas pálida que duram entre 12 e 14 horas, e depois desaparecem. Esta erupção também explica que a doença é conhecida como "rash súbita".

Qual é a diferença entre roseola e sarampo nas crianças?

  Deve ser distinguido o sarampo da roseola, pois às vezes a confusão entre as duas doenças produz erros menores, assim, por exemplo, há pais que dizem que seus filhos tiveram sarampo, duas vezes, quando isso é impossível.

A roséola infantil, ao contrário do que acontece no sarampo não  começam geralmente com um quadro catarral, mas com uma febre alta. No sarampo a febre sobe quando a erupção aparece e na  roseola a febre desaparece quando as lesões de pele aparecem.

No sarampo erupção inicia-se na face, enquanto na roseola  começa no tronco e, geralmente, poupa a face.

Qual é o tratamento de roseola da infância?

Porque a doença é causada por um patógeno viral, não há tratamento específico para ela. Deve assegurar a abundância dos líquidos para evitar a desidratação do paciente.

Não é necessário administrar qualquer medicamento para controlar a erupção, que geralmente não coça.

Há alguma vacina preventiva contra a doença?

Até à data não temos vacina contra a doença.

Quais são as complicações da doença?

  Roseola Infantil é uma auto-limitação benigna e não deixa nenhuma seqüela ou complicações.

A resposta imune impede que a doença seja contraida uma segunda vez.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Carolina Vieiralves
Pediatra
São Paulo
Olá! Existem outras doenças exantemáticas semelhantes a roséola e que causam esse “calombinho” no pescoço. Mas o tratamento é igual. Para seguimento, verifique se esse linfonodo demorar para…

Dra. Jessica Loekmanwidjaja
Alergista, Pediatra
São Paulo
O período médio de incubação do vírus, ou seja, o momento que a criança teve contato até o aparecimento da febre é de 10 dias. Nesse período até a resolução da febre, ela pode transmitir o vírus…

Dra. Larissa Leite Henrique
Pediatra
Belo Horizonte
Habitualmente quem já teve uma vez, raramente terá roséola de novo.