O que é uma trombose coronária?

O coração está rodeado por três principais artérias coronárias que fornecem sangue e oxigênio ao músculo cardíaco. Se um coágulo se desenvolve em uma dessas artérias, interrompe o fornecimento de sangue para um músculo cardíaco. Esta é uma trombose coronária.

Geralmente produz uma dor intensa no peito atrás do esterno (osso do peito), que muitas vezes se estende para o braço esquerdo. A área do músculo que não tem oferta suficiente pára de funcionar corretamente, se não for rapidamente dissolver o coágulo de sangue, por exemplo, um medicamento que dissolve o coágulo (trombólise).

Por que produzir trombose coronária?

Trombose coronária, o que geralmente ocorre nas artérias coronárias, desenvolve, muitas vezes no lugar onde há ruptura de uma placa aterosclerótica. A maioria das pessoas no mundo desenvolvido sofrem de aterosclerose (endurecimento das artérias), em algumas partes do corpo, mesmo sem perceber. A aterosclerose pode começar em torno de 20 anos e desenvolvem-se gradualmente à medida que envelhecem.

Algumas pessoas têm sintomas de aterosclerose nas artérias coronárias, que são mostrados como angina de peito (dor no peito). Pelo contrário, a ruptura da placa levando a trombose coronária ocorre geralmente em pessoas sem história prévia de angina de peito.

O revestimento da artéria que fornece sangue ao músculo cardíaco, forma a placa aterosclerótica. Se você romper a artéria coronária doente pode desenvolver um coágulo de sangue, que consiste em proteínas de coagulação do sangue, plaquetas e glóbulos vermelhos. Esta formação pode interromper o fornecimento de sangue chamado coágulo de sangue.

Fatores de Risco

  • A história familiar de aterosclerose
  • Um alto teor de colesterol no sangue
  • Hipertensão (pressão alta)
  • Fumantes
  • Ser do sexo masculino
  • Diabetes tipo 1 e tipo 2
  • Excesso de peso
  • Estresse
  • Falta de exercício

Quais são os sintomas de uma trombose coronária?

  • Dor súbita atrás do esterno (osso do peito) ou no peito na frente à esquerda
  • A possível extensão da dor braço esquerdo
  • A dor também pode se espalhar para as mãos, queixo, boca do estômago, ou braço direito
  • A sensação de aperto ou em torno da garganta
  • Dificuldades respiratórias graves podem ocorrer esporadicamente  com ou sem dor
  • Desmaio ou tontura repentina forte, muitas vezes acompanhada de dor

Quais são os sinais de perigo?

Se houver uma dor repentina no peito, ou qualquer um dos sintomas acima, pode ser uma trombose coronária.

Se você sofreu uma angina e prescrição de nitroglicerina não parece ir bem, pode ser um sinal de perigo. Na angina, a dor geralmente ocorre apenas depois de fazer algum esforço. Um sintoma de maior perigo é que o grau de esforço necessário para produzir angina, começa a diminuir. Se preocupe, quando angina ocorre sem nenhum esforço. Se, de repente, angina ocorre em repouso e dura mais de 20 minutos, o paciente deve ligar para 061 para uma ambulância.

O hospital vai decidir se foi um enfarte do miocárdio (trombose coronariana), uma angina grave (dor no peito) ou algo completamente diferente.

O que fazer se você suspeitar de um trombose coronária?

Quando você sofre uma trombose aguda, a coisa mais importante é ir a um hospital o mais rápido possível.

  • Chame 061 e espere pela ambulância. É importante não dirigir, porque o seu estado pode ser agravado no caminho.
  • Deve descansar enquanto espera pela ambulância.
  • Enquanto isso, você pode colocar metade de um comprimido de aspirina sob a língua (500mg comprimido).
  • Se você tiver parentes ou amigos próximos, chamá-los e pedir-lhes para entrar e esperar com você, pela ambulância.
  • Tente não entrar em pânico, embora seja um pouco difícil.

Como o médico faz o diagnóstico?

No hospital, o médico faz a anamnese do paciente, examina e faz um eletrocardiograma (ECG). Na maioria dos casos, isso irá revelar se há uma oclusão de uma artéria coronária. No entanto, o teste não é 100 por cento certo, e em alguns casos, é possível ignorar um coágulo de pequeno porte que afeta uma área não muito extensa, o músculo cardíaco. Se a dor persistir, você pode fazer um segundo ECG 30 minutos depois. Assim que o paciente tenha sido admitido, é preciso uma série de amostras de sangue durante as primeiras 24 horas de internação, que revelam a presença de uma lesão no músculo cardíaco, e o seu alcance.

Como é uma trombose coronária?

À chegada ao hospital, o paciente é dado a aspirina (ácido acetilsalicílico), se você não tiver tomado nenhuma antes. Isso evita que as plaquetas (células do sangue pequeno) aderem umas às outras no coágulo. O tratamento é geralmente dado diretamente na veia para dissolver o coágulo trombose complicado (trombolítico) . Para este tratamento é de vital importância que não tenha trancorrido muitas horas de início da dor do infarto, a eficiência máxima é nos primeiros seis horas.

Uma alternativa é uma dilatação (aumento) da artéria coronária de emergência bloqueada por um balão, um procedimento conhecido como angioplastia coronária. Às vezes, este processo de expansão é completada com a colocação de um stent ou "mesh", que reforça a expansão causada pela angioplastia com balão. Geralmente realizada apenas em centros especializados, mas deve ser considerada se o paciente tem uma pressão arterial constante baixa (choque cardiogênico).

É importante começar o tratamento o mais rapidamente possível, com o início dos sintomas. Quanto mais cedo você der, melhor o resultado.

Qual medicamento é utilizado depois de sofrer uma trombose coronária?

Ácido acetilsalicílico (aspirina):

Sempre prescrito, a menos que o paciente seja intolerante a ele. Tem um efeito de leve afinamento do sangue e pode impedir novos eventos coronários. O paciente deve tomar aspirina pelo o resto de sua vida. Clopidogrel pode ser administrada como um substituto, se o paciente é intolerante à aspirina.

Nitroglicerina (que dilata as artérias):

Podem ser prescritos na forma de comprimidos, patches que furam a pele, ou spray para o tratamento de episódios de dor no peito. O nitrato oral de longo prazo pode reduzir os ataques de angina de peito, e é útil para diminuir a duração desses ataques.

Beta-bloqueadores:

Entre outras coisas, bloquear a ação do hormônio adrenalina no coração e, portanto, reduzir a pressão arterial, quando o coração bate mais devagar. Isto reduz a carga de trabalho do coração e aumenta o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias.

Bloqueadores dos canais de cálcio:

Reduzir a tensão muscular nas artérias dilatadas permitindo portanto, um maior fluxo sanguíneo. Além disso,  relaxar ligeiramente o músculo cardíaco e reduzir a necessidade de oxigênio. Lá estão disponíveis diferentes tipos de antagonistas do cálcio têm efeitos diferentes sobre a freqüência cardíaca, artérias coronárias, o coração e circulação. Estes medicamentos não são usados ??normalmente imediatamente depois de uma trombose coronária, mas podem ser administrados para tratar angina, a longo prazo.

Inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina):

Previnem a formação de um hormônio (angiotensina), que provocam constrição dos vasos sanguíneos e podem aumentar o espessamento do músculo do coração, longe da área de ataque cardíaco. Ao reduzir a pressão nas veias, reduz-se a carga de trabalho do coração. Pode ser uma droga útil para melhorar a função cardíaca, e evitar mais complicações após um ataque cardíaco. É provável que o médico prescreva um medicamento deste tipo, a menos que o paciente tenha constante pressão arterial baixa.

Diuréticos:

Essas drogas ajudam o organismo a secretar líquidos e sais supérfluos, reduzir a pressão sanguínea e podem ser úteis se houver insuficiência cardíaca. Os diuréticos podem ter efeitos diferentes sobre os rins e podem ser divididos em tiazidas, diuréticos teto alto, diuréticos poupadores de potássio e uma combinação destes. Muitas vezes são adicionados de potássio por via oral, uma vez que os rins liberam uma grande quantidade de potássio quando o paciente é tratado com um medicamento diurético. Opcionalmente, você pode tomar os comprimidos de potássio com diuréticos.

Drogas redutoras de colesterol (estatinas, por exemplo):

Se os níveis de colesterol estão muito altos, podem ajudar a reduzir a produção de colesterol no fígado. Estatinas inibem uma enzima chamada HMG-CoA redutase, diminuem a produção de colesterol, que estimulam o desenvolvimento de uma placa aterosclerótica e aumentam a instabilidade dos fóruns.

Quais testes deverão ser realizados após uma trombose?

Teste de estresse

Em uma bicicleta ergométrica ou uma esteira, onde um ECG pode ser constante. O teste pode mostrar se há áreas do coração com suprimento de oxigênio insuficiente. Depois de sofrer um infarto do miocárdio devido à trombose, agora é praticado um teste de esforço antes de deixar o hospital. É feito geralmente 4-6 semanas após a alta, se caso não foi realizada antes da alta, a menos que o paciente tenha  angina após um ataque cardíaco, enquanto no hospital.

Ecografía do coração

Mostra ao médico como o coração bombeia, ea extensão da lesão cardíaca causada por trombose.

Revisão da artéria coronariana (cinecoronariografia)

Ele consiste em uma injeção de um corante nas artérias coronárias. Mostra Estenose (estreitamento) ou oclusão (bloqueio) nas artérias coronárias que podem exigir tratamento.

Previsões

Conseqüências físicas

Depois de sofrer uma trombose coronária (ataque cardíaco), vai desenvolver uma cicatriz no músculo cardíaco, e esta é a pior parte da função do músculo. Grande parte do tecido muscular torna-se fibroso (conector) e, portanto, perde a ação de bombeamento. A perda da capacidade física do paciente, será proporcional ao grau de lesão coronariana.

Muitas vezes, pequenas lesões não avisam mais tarde. Áreas com ferimentos graves, podem diminuir o nível de longo prazo funcional, reduzir a quantidade de trabalho físico que pode tornar o paciente, e aumentam a probabilidade de insuficiência cardíaca. Um ecocardiograma do coração antes da alta,  pode mostrar ao médico a extensão da lesão. Muitos pacientes se sentem cansados ??imediatamente depois de uma trombose coronária e necessidade de dormir muito mais.

Conseqüências mentais

Às vezes, a depressão pode ocorrer depois de uma trombose coronária, juntamente com a sensação de estar cansado fisicamente. Muitas pessoas temem uma recaída, que podem afetar seu humor geral. Isso geralmente ocorre quando o hospital não tem um programa de reabilitação do exercício. Pacientes com depressão deve procurar ajuda de familiares, amigos e médico.

O que pode ser feito para prevenir outros ataques no futuro?

  • Parar de fumar: o mais importante é parar de fumar, também é importante que seu parceiro não fume.
  • Exercite-se regularmente: 20 minutos de exercício três vezes por semana, por exemplo, uma bicicleta estacionária ou caminhar, vai ajudar a reduzir significativamente, os níveis elevados de colesterol.
  • Ter uma dieta saudável: tomar óleo de peixe ou carne branca (frango), e reduzir o consumo de carne vermelha. Todos os alimentos devem ser grelhados, e não deve comer nada frito. Você deve ter abundância de frutas ou vegetais durante o dia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, que satisfação poder te ajudar de alguma forma, muito prazer!

É preciso avaliar alguns pontos:
- o cateterismo foi feito neste mesmo braço? Teve alguma complicação?

Poder pode... mas ventosaterapia não tem tanda evidência científica para ser utilizada amplamente, oriento que faça uma busca com relação à medicina baseada em evidência.

pode sentir dor sim, geralmente são nos dias subsequentes... mas também depende a gravidade da lesão coronariana e se não tem outras plaquinhas que possam estar gerando dor no peito! Além disso,…

As lesões não são expressivas, a princípio não é contra indicação para doar sangue, mas tem que vê como está sua situação clínica, presença ou não de sintomas.

Pode ser normal, após colocar o stent talvez sinta alguma dor leve. Mas se sentir dor intensa, falta de ar, tontura ou desmaio, procure PS 24h imediatamente o acione o SAMU.

Olá, depende da gravidade da doença coronariana e da função renal do paciente. Não existe uma receita única... em casos urgentes, faz-se no mesmo dia.

Não há problema algum em fazer a drenagem linfática em quem implantou um stent.

Pode ser normal sim, e por exemplo, sem apenas o desconforto ósteomuscular a depender da posição e da tensão que estava no momento!

Boa noite. Sim, é uma estratégia comumente adotada, principalmente em contexto de urgência.