O que é isso?

A erupção aparece vermelha ou branca e levanta a pele que coçam. Essas lesões são chamadas pústulas características (edematosa elevações). São iguais a uma reação na pele após o contato com urtigas. Urtica é a palavra latina que define uma espécie de planta.

A erupção pode variar em forma e tamanho. Pode produzir muita coceira mas geralmente desaparece em 24 horas. Urticária pode ocorrer repetidamente ou como um episódio isolado.

O que causa urticária?

Em 90% dos casos, não há razão aparente. No entanto, às vezes é possível identificar a causa da urticária. Na maioria das vezes é devido a uma reação alérgica. Quando as pessoas são alérgicas isto geralmente ocorre entre as idades de vinte e quarenta, sendo mais freqüente em mulheres.

Qualquer um dos seguintes fatores podem desencadear os sintomas:

  • Alimentos que mais freqüentemente produzem alergias- ovos, nozes, bagas e frutos do mar.
  • Contato com o pólen ou esporos.
  • Medicação: Os mais comuns são fármacos anti-inflamatórios, alguns antibióticos e anti-hipertensivos, entre outros.
  • Picadas de insetos.
  • Infecções que podem ser causadas por vírus, parasitas ou bactérias.
  • Contato com plantas do tipo urtigas.
  • Contato com animais como medusas.
  • Estímulos físicos, tais como sensação de frio ou calor, luz solar, água, suor ou pressão
  • Substâncias, tais como perfumes, ( preservativos, luvas ...) corantes, níquel ou alcatrão.

Durante uma reação alérgica, células da pele liberam uma substância química chamada histamina. Esta substância faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais permeáveis, com vazamento do líquido que eles carregam na pele.

A erupção é causada por excesso de líquido na pele (conhecida como edema). Em casos graves, este sintoma também pode ser acompanhado de inchaço em outras partes do corpo.

Se o inchaço ocorre ao redor dos olhos, lábios, língua, laringe ou as mãos é chamado de edema angioneurótico.

Quais são os sintomas da urticária?

  • Geralmente começa com uma mancha na pele que produz prurido (comichão).
  • Depois de alguns minutos, surgem bolhas avermelhadas de tamanhos variados.
  • Normalmente, a vermelhidão dura de duas a três horas e pode desaparecer e reaparecer em outros lugares do corpo.

Como você pode diferenciar os tipos de urticárias?

É classificada de acordo com a causa que a produz e a duração dos sintomas. Se as urticárias duram mais do que seis semanas são consideradas urticárias crônicas. Se menos do que este tempo é chamado de aguda.

Urticária aguda

Neste tipo de erupção, se do tipo alérgico, o ataque começa uma hora após a exposição aos alérgenos. Dada esta evolução é possível descobrir a causa. Cada vez que o indivíduo é exposto a esse alérgeno particular, os sintomas acontecem novamente.

Normalmente, em casos de urticária aguda não é necessário entrar em contato com um médico. O paciente é capaz de encontrar a causa e superar a crise, evitando o gatilho. Em casos mais graves, é importante consultar um clínico geral ou dermatologista.

Crianças e adolescentes são particularmente propensas a ataques repetidos de urticária aguda.

Urticária crônica

Por definição, os casos crônicos são mais difíceis de tratar e normalmente requerem tratamento a longo prazo. Com urticária crônica a erupção pode durar várias semanas e é aconselhável entrar em contato com o seu dermatologista.

Em 90% dos casos não se consegue encontrar a causa dos sintomas. Este tipo é chamado de urticária idiopática.

Na maioria dos restantes 10% da substância que causam a alergia podem ser identificados como níquel ou perfume.

Em casos extremamente raros, urticária pode estar relacionada com doença médica subjacente (infecções, tumores, etc) ..

Se uma revisão abrangente demonstra que não há causa aparente que produz urticária crônica, o caso é preocupante. Urticária crônica pode ser tratada e em metade dos casos a erupção desaparece por si só dentro de cerca de seis meses. No entanto, em alguns casos, a doença pode ser resistente ao tratamento e persistir por anos.

Edema angioneurótico hereditário é uma condição que pode causar urticária e inchaço ao redor dos olhos, boca e mãos. Requer tratamento com um especialista.

Como o médico faz o diagnóstico?

Geralmente é o suficiente para dizer ao médico, quando, onde e como os sintomas começaram e qual tem sido a evolução. A biópsia de pele, testes cutâneos para detectar alérgenos, um exame completo e vários exames de sangue podem confirmar o diagnóstico.

Complicações

  • Insônia ou sono perturbado devido a coceira e irritação.
  • Angioedema (inchaço das membranas mucosas da laringe e brônquios) que podem exigir tratamento médico imediato.

Perspectivas de Futuro

Em casos graves, a erupção cutânea geralmente desaparece quando a causa é eliminada.

Se o tratamento for necessário, existem drogas que são eficazes para aliviar os sintomas.

Novas drogas têm sido desenvolvidas recentemente e as perspectivas para um tratamento eficaz para edema angioneurótico hereditário são boas.

Que medicamentos estão disponíveis?

Anti-histamínicos são o grupo mais comum de medicamentos indicados para o tratamento da urticária. Aliviam a coceira, reduzem um surto de urticária aguda e fazem a vermelhidão desaparecer. Pode ser dado por pílula ou injeção. Anti-histamínicos que causam sonolência podem ser úteis para pessoas com dificuldades para dormir.

Em casos raros ou grave, será necessário ir ao dermatologista.

Tratamento de edema angioneurótico hereditário deve ser prescrito por um especialista. Os corticosteróides são comumente usados ??para tratar esta condição.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Paula Wanderley Leva Martin
Alergista, Alergista pediátrico
Belo Horizonte
A urticaria vibratória realmente não é muito comum, mas existe tratamento eficaz. O ALERGISTA é o especialista capaz de identificar o tipo de urticaria e indicar o melhor tratamento

Dra. Paula Wanderley Leva Martin
Alergista, Alergista pediátrico
Belo Horizonte
Geralmente produtos tipo "óleos" não são as melhores opções para hidratação da pele; é importante o acompanhamento médico para adequação do tratamento, principalmente no caso de doenças…

Olá! Essas reações não são comuns com uso do Xolair. É importante avaliação médica para ver outros possíveis diagnósticos que possam explicar os sintomas e observar se o quadro é recorrente após…

Não é recomendado pintar o cabelo para quem tem urticárias crônicas.

Sim, não há contraindicação de utilizar essa medicação.

Dr. Maxwell Medeiros
Dermatologista, Especialista em medicina estética
Natal
Sim, você pode ter um caso de foliculite recidivante. Tem que achar a causa para isso. Qualquer dúvida, estou à disposição!

A urticária é uma dermatose bem frequente, 15 a 25 % da População tem pelo menos um episódio em algum momento da vida. O diagnostico é clinico, quando encontramos um agente causador é só afasta-lo…

Olá! Sim, a urticaria crônica por ser uma doença autoimune pode estar relacionada a outras doenças de mesma natureza, como é o caso de algumas doenças da tireoide. Um médico alergista especialista…

Atualmente, existem novas opções de tratamento para os pacientes com urticária crônica que não conseguem controlar apenas com antialérgicos. Procure um alergista para classificar sua urticária…