Alendrin - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Alendrin

Indicações de Alendrin
É indicado no tratamento da osteosporose em mulheres após a menopausa.


Contra-Indicações de Alendrin
O uso do ALENDRONATO é contra-indicado em mulheres com antecedentes de hipersensibilidade à droga. Hipocalcemia, distúrbios no metabolismo do cálcio, deficiência de vitamina D e em portadores de insuficiência renal (clearance de creatinina < 35 ml/ml).


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
A dose recomendada é de 10mg (1 comprimido) uma vez ao dia, 30 minutos antes de ingerir o primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, acompanhado exclusivamete de um copo com água filtrada (não usar água mineral). Não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos ou para pacientes com insuficiência renal a moderada (clearance de creatinina de 35 a 60 ml/min).


Cuidados de Conservação
Conservar o produto em temperatura ambiente (15-30ºC). Proteger da luz e umidade.


Informações ao Paciente
É usado no tratamento da osteosporose em mulheres após a menopausa.


Informações Técnicas
Sal sódico triidratado do ácido Alendrônico, o ALENDRONATO SÓDICO é um aminobifosfonato (4 amino-hidroxibutildenbiofosfonato) com elevada afinidade para o mineral ósseo. O principal efeito dos bifosfonatos é a inibição da reabsorção óssea. O mecanismo de ação sugerido para os aminobifosfonatos (análogos dos pirofosfatos) desenvolve-se por intermédio dos osteoblastos, com diminuição da síntese ou liberação do fator de estimulação dos osteoblastos. A estrutura química do ALENDRONATO é responsável por sua osteo-seletividade. A absorção digestiva após a administração oral do ácido alendrônico, após jejum noturno, é de 0,75% (biodisponibilidade oral). A absorção oral e a biodisponibilidade nos seres humanos correlacionam-se de forma linear às doses de 5 a 80 mg. Recomenda-se sua administração com água após jejum noturno, pelo menos 30 minutos antes da ingestão de alimentos ou bebidas.


Interações Medicamentosas
É provável que suplementos de cálcio, antiácidos e alguns medicamentos administrados por via oral interfiram na absorção do ALENDRONATO. Desta forma, os pacientes devem esperar pelo menos meia-hora depois de terem tomado o ALENDRONATO, para tomar algum outro tipo de medicamento.


Laboratório
Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Alendil, Bonalen, Fosamax, Ostenan


Prazo de Validade
24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, e se está amamentando. Siga orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. SIGA CORRETAMENTE O MODO USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: distenção abdominal, constipação, diarréia, disfagia, flatulência, úlcera esofagiana, dor músculo-esquelética e cefaléia. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.


Precauções
O uso do ALENDRONATO deve ser cauteloso em pacientes com distúrbios do trato gastrintestinal superior, como disfagia, doença esofagiana sintomática, gastrite, duodenite e úlcera.Distúrbios no metabolismo mineral e do cálcio, tais como hipovitaminose D e hipocalcemia devem ser corrigidos antes de iniciar o tratamento com ALENDRONATO. Devem ser consideradas outras causas para a osteosporose além da deficiência estrogênica e do envelhecimento. A segurança do uso do ALENDRONATO em mulheres grávidas e lactantes não foi estabelecida. A eficácia e segurança do uso do ALENDRONATO em pacientes pediátricos ainda não foi estabelecida.


Superdosagem
Não há informações específicas relativas ao tratamento da superdosagem com o ALENDRONATO. Eventos adversos gastrintestinais, tais como: mal-estar gástrico, pirose, gastrite ou úlcera; podem ocorrer como consequência da superdosagem por via oral. Deverá ser considerada a administração de leite ou antiácidos, que se ligam ao ALENDRONATO.


Uso Em Idosos
Deve-se usar a mesma dose usual dos adultos, não excedendo a dose máxima diária permitida. não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Atenção: este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas realizadas tenham comprovado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ou ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita da reação adversa o médico responsável deve ser notificado.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Alendrin
As reações adversas devidas ao uso do ALENDRONATO tem sido geralmente leves e transitórias e não tem requerido a suspensão do tratamento. Foram relatados: distenção abdominal, constipação, diarréia, disfagia, flatulência, úlcera esofagiana, dor músculo-esqulética e cefaléia. Raramente foi relatado eritema e erupções cutâneas.


Quais profissionais prescrevem Alendrin?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.