• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A clortalidona é um diurético e vai aumentar a necessidade de urinar, por isso pode atrapalhar a qualidade do sono se utilizado à noite. Melhor substituir ou acrescentar medicações caso a pressão…

Frequência cardíaca de 50 a 100 é normal, não há necessidade de suspender medicações por isso, principalmente se sua pressão arterial estiver bem controlada assim.

Valores de pressão normais: de 90x60 a 130x90, dentro desta faixa está bem controlada. Existem medicações melhores para o tratamento da pressão e que podem ser utilizadas menos vezes por dia,…

Olá!

É normal que, após redução na dose do atenolol, ocorra um aumento na frequência dos batimentos. Entretanto, para saber se está tudo bem, seria necessária uma avaliação mais…

Dra. Larissa Dungs Biolchini
Cardiologista
Rio de Janeiro
O atenolol é um medicamento do tipo betabloqueador e pode causar aumento de disfunção erétil. Procure um cardiologista para avaliação e reajuste de medicação, caso necessário.

Dra. Gabriela Bem
Cardiologista
Porto Alegre
Sim, o diltiazem pode ser usado em substituição aos beta-bloqueadores (atenolol) em casos de DPOC pelo menor risco de broncoespasmo. Se você persiste com a frequência cardíaca elevada e/ou apresenta…

Dra. Uelra Rita Lourenco
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá,
Creio que a atitude mais cautelosa será redução gradual de dose, para evitar desconfortos. O ideal é que seu médico avalie e dê a melhor conduta para o seu caso específico.
Espero…

Dra. Gabriela Bem
Cardiologista
Porto Alegre
Bom dia. Alguns dos efeitos adversos mais comuns do atenolol são: fadiga, hipotensão arterial, bradicardia (batimentos lentos), redução da pressão arterial ao levantar (hipotensão ortostática),…

Dr. Bruno Vale de Souza
Médico clínico geral, Médico do esporte, Generalista
Vitória
Não...

Dr. Bruno Paolino
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Se a tosse acontecer por efeito adverso do propranolol, existe a chance do atenolol também causar a tosse, apesar de ser menos frequente. Procure o seu médico para entender os motivos da tosse,…