Bacris - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Bacris

Indicações de Bacris
Indicado no tratamento de infecções típicas do trato urinário por Escherichia coli, Proteus sp, Bacteroides fragilis; etc. Usado em infecções também por bactérias gram-positivas.


Contra-Indicações de Bacris
É contra-indicado em pacientes com lesão acentuada no parênquima hepático, discrasias sanguíneas ou insuficiência renal grave. Não deve ser administrado a grávidas e pacientes com hipersensibilidade a sulfonamidas e à Trimetoprima.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Comprimidos: Adultos e crianças com mais de 12 anos:- dose habitual de 2 comprimidos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite ao se deitar. Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 15 dias):- 1 comprimido duas vezes ao dia. Dose máxima (casos especialmente graves):- 3 comprimidos, duas vezes ao dia. Crianças:- dose inicial de 50 mg/kg de sulfametoxazol e 15 mg de trimetroprima seguindo-se por 25 mg/kg de sulfametoxazol e 7,5 mg de trimetoprima de 12 em 12 horas. Suspensão: Adultos:- dose inicial de 1.600 mg de sulfametoxazol e 320 mg de trimetoprima seguindo-se por 800 mg de sulfametoxazol e 160 mg de trimetroprima. Crianças:- dose inicial de 50 mg/kg de sulfametoxazol e 15 mg de trimetoprima, seguindo-se por 25 mg/kg de sulfametoxazol e 7,5 mg de trimetoprima de 12 em 12 horas.


Informação ao Paciente
O Bacris® é um produto antibacteriano composto da associação de Sulfametoxazol com Trimetoprima, com ação eficiente contra microorganismos resistentes a um ou outro componente. Utilizando o produto nas dosagens recomendadas é bem tolerado, sendo raras as reações colaterais. Interromper a medicação e avisar o médico quando aparecer "rash" cutâneo. Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC, protegido da luz. Os comprimidos devem ser protegidos da luz e umidade. O prazo de validade do produto é de 36 meses, a partir da data de fabricação, sendo que após esta data pode ser ineficaz terapeuticamente. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Informação Técnica
Bacris® é um bactericida cuja atividade baseia-se na associação de Sulfametoxazol e da Trimetoprima que atuam sinergicamente bloqueando, de forma sequencial, duas etapas da produção de ácido folínico e, desta forma, a biossíntese dos ácidos nucléicos e proteínas essenciais aos microorganismos. O efeito bactericida se manifesta em concentrações que não são, em geral, senão bacteriostáticas quando empregadas separadamente. Desse modo, o Bacris® é, na maioria dos casos, eficaz contra microorganismos resistentes a um ou outro dos componentes e, assim sendo, o perigo do aparecimento de uma resistência está reduzido ao mínimo. O espectro de ação do Bacris® é amplo, abrangendo diferentes germes gram-positivos e gram-negativos, tais como:- estreptococos, estafilococos, pneumococos, meningococos, gonococos, Bordetella, Salmonellas, Klebsiella, Aerobacter, Shigella e vibrião colérico. Age também sobre certos germes considerados difíceis como:- Haemophilus influenza, Escherichia coli, Proteus mirabilis e Proteus vulgaris.


Interação Medicamentosa
Em razão das similaridades químicas, pode haver aumento da ação dos diuréticos tiazídicos e dos hipoglicemiantes.


Laboratório
Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Bacgen, Bactricin, Baczin, Dientrin, Lupectrin


Precauções
Quando a função renal estiver perturbada, reduzir a dose ou aumentar os intervalos entre as tomadas para evitar fenômenos cumulativos. Nesses casos convém determinar a concentração plasmática do medicamento. No decorrer de um tratamento prolongado com Bacris® recomenda-se o controle regular do hemograma.


Restrições e Cuidados
A associação é bem tolerada dentro da dosagem recomendada, podendo ocorrer náuseas, vômitos e erupções da pele. Em casos raros observaram-se alterações hematológicas, principalmente em idosos. As alterações tomam forma de trombocitopenia, leucopenia e, muito raramente, púrpura e agranulocitose. A maioria destes efeitos são suaves e assintomáticos, sendo reversíveis com a suspensão do tratamento.


Tolerabilidade
Usado segundo a posologia recomendada o Bacris® é bem tolerado sendo que náuseas, vômitos e exantemas medicamentosos são raros. Nos casos onde a administração dura longos períodos e a posologia é alta, podem aparecer alterações hematológicas em casos isolados que desaparecem após suspensão do tratamento.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Reações Adversas / Colaterais
Podem ocorrer náuseas, vômitos e erupções da pele. Em casos isolados, observaram-se alterações hematológicas, principalmente em idosos, caracterizados por trombocitopenia, leucopenia, neutropenia e, raramente, púrpura e agranulocitose. Estes efeitos apresentam-se de forma suave e são reversíveis após suspensão do tratamento.


Quais profissionais prescrevem Bacris?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.