Bronquil - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Bronquil

Contra - Indicações
As preparações de SALBUTAMOL não devem ser usadas na ameaça de aborto durante o primeiro ou segundo trimestre da gravidez. BRONQUIL® está também contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer de seus componentes da fórmula, pacientes com arritmia cardíaca preexistente, em estados de gravidez e lactação. Também não é recomendado o uso em crianças com idade inferior a dois anos, até que o regime posológico e a evidência de segurança tenham sido estabelecidos pelo médico.


Indicações de Bronquil
BRONQUIL® é indicado para alívio do broncoespasmo na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e efisema pulmonar.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Xarope: Adultos: 2 colheres das de chá (10 ml) três a quatro vezes ao dia. Crianças de 2 a 5 anos: ½ colher das de chá (2,5 ml) três vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: 1 colher das de chá (5 ml) três vezes ao dia. Crianças acima de 12 anos: 1 a 2 colheres das de chá (5 a 10 ml) três vezes ao dia. Comprimido: Adultos: de 2 a 4 mg, três a quatro vezes ao dia. Crianças: de 1 a 2 mg, três a quatro vezes ao dia.


Informações ao Paciente
BRONQUIL® é indicado como broncodilatador. - Cuidado de conservação: Conservar o produto em temperatura ambiente (15-30°C). Proteger da luz e umidade. -Prazo de validade: 24 meses a partir da data da fabricação (VIDE CARTUCHO). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, e se está amamentando." "Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento." "Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico." "SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA." Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: tremor fino da musculatura esquelética(particularmente das mãos). Palpitação, cãimbra muscular, taquicardia leve, tensão, cefaléia e vasodilatação periférica, foram relatadas após administração de grandes doses. Após o uso do SALBUTAMOL foram relatados casos raros de urticárias, angioedema broncoespasmo e edema orofaríngeo. Pode causar também, angina do peito, vômito, vertigem, estímulo do SNC, gosto desagradável, secura ou irritação orofaríngea. "TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS." BRONQUIL® não deve ser utilizado concomitantemente com outros broncodilatadores simpatomiméticos; drogas adrenérgicas, monoaminoxidase ou antidepressivos tricíclicos, propranolol e outros agentes betabloqueadores, hipocalemia, aminofilina ou outras xantinas. - Contra-indicações: é contra-indicado a pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer de seus componentes ou arritmias cardíacas preexistentes. - Precauções: como todas as aminas simpatomiméticas, o SALBUTAMOL deve ser usado com cautela em pacientes com doenças cardiovasculares, especialmente insuficiência coronária, arritmias cardíacas e hipertensão arterial em pacientes com doenças convulsivas, hipertireoidismo, diabete mellitus e em pacientes os quais usualmente não respondem as aminas simpatomiméticas. Deve ser administrado com precaução a pacientes portadores de tireotoxicose. "Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento". "Não deve ser utilizado durante o primeiro ou segundo trimestre da gravidez e lactação." "NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".


Informações Técnicas
SALBUTAMOL é um broncodilatador beta-adrenérgico, dotado de atividade altamente seletiva sobre os receptores beta 2 , sendo assim capaz de promover broncodilatação eficaz, sem estimulação cardíaca significativa, já que a sua atividade sobre os receptores beta 1, é nula ou praticamente nula, nas doses terapêuticas. Essa característica permite que o SALBUTAMOL seja também administrado a hipertensos e a portadores de doença cardíaca coexistente. O SALBUTAMOL apresenta boa absorção oral. O início do efeito está entre 15 a 30 minutos e o efeito máximo é alcançado 2 a 3 horas por via oral, sendo a duração do efeito de 8 horas ou mais. A biotransformação é hepática, excreção renal e fecal. A meia-vida de eliminação é de 3,8 horas e a plasmática é de 2,7 a 5 horas.


Interações Medicamentosas
SALBUTAMOL não deve ser utilizado concomitantemente com outros broncodilatadores simpatomiméticos na forma de aerossol uma vez que poderão ocorrer efeitos aditivos. Se necessária, a administração com outras drogas adrenérgicas deve ser feita com cautela para evitar os efeitos cardiovasculares prejudiciais. O SALBUTAMOL deve ser administrado com extrema cautela a pacientes tratados com inibidores da monoaminoxidase ou antidepressivos tricíclicos, devido à potencialização da ação do SALBUTAMOL no sistema vascular. Propranolol e outros agentes betabloqueadores antagonizam os efeitos do SALBUTAMOL. Hipocalemia associada a altas doses de SALBUTAMOL pode resultar em um aumento de susceptibilidade a arritmias cardíacas induzidas por digitálicos. Os efeitos do SALBUTAMOL, tal como a hipocalemia, podem também ser aumentados pela administração concomitante de aminofilina ou outras xantinas.


Laboratório
Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Aero-clenil, Aero-ped, Aerojet, Aerolin, Aerotide


Precauções
BRONQUIL® deve ser administrado com precaução a pacientes portadores de tireotoxicose. Não é aconselhável a administração de medicamentos no primeiro trimestre da gravidez. A administração de drogas durante a gravidez somente deve ser efetuada se o benefício esperado para a mãe for maior do que qualquer possibilidade de risco para o feto. BRONQUIL® tem sido durante muitos anos amplamente utilizado em recém-nascidos sem aparente conseqüência danosa. Isto inclui o seu uso bem estabelecido no controle do trabalho de parto prematuro. Entretanto , como ocorre com outras drogas, existem poucos trabalhos publicados evidenciando a sua segurança nos primeiros meses da gravidez, mas em estudos animais , houve evidência de alguns efeitos prejudiciais ao feto com níveis de dose muito altos. A terapia com agonistas beta 2 pode resultar em hipocalemia potencialmente séria, principalmente na administração parental ou por nebulização. Lactação: Como o SALBUTAMOL é provavelmente secretado no leite materno, o seu uso em lactantes não é recomendado, a menos que os benefícios esperados prevaleçam sobre qualquer risco potencial. Não é conhecido se o SALBUTAMOL no leite materno tem um efeito prejudicial ao neonato.


Superdosagem
A superdosagem com SALBUTAMOL deve ser tratada pela lavagem gástrica e, se conveniente, administrando-se um betabloqueador adrenérgico cardioseletivo. USO EM IDOSOS Estas doses podem ser alteradas a critério do médico, especialmente em pacientes muito sensíveis ou idosos.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Bronquil
Reações mais freqüentes: batimentos cardíacos acelerados, náuseas, inquietação ou irritabilidade, palpitação e tremor. Reações ocasionais: tosse ou outras irritações brônquicas, dificuldade e dor ao urinar, tontura, sonolência, sialosquese ou irritações na boca e na garganta, eritema ou rubor facial ou epidérmica, cefaléia, pirose e sudorese. O único efeito colateral com SALBUTAMOL oral é um tremor na musculatura esquelética, que ocorre em alguns pacientes e que afeta principalmente as mãos. Este efeito está relacionado com a dose , sendo comum a todos os estimulantes beta-adrenérgicos. Um pequeno número de pacientes queixa-se de tensão. Isto deve-se também aos efeitos sobre a musculatura esquelética e não a uma estimulação direta do sistema nervoso central. Com doses de SALBUTAMOL maiores que as recomendadas ou em pacientes que são sensíveis aos estimulantes beta-adrenérgicos, pode ocorrer uma vasodilatação periférica e, em conseqüência, um aumento compensatório da freqüência cardíaca.


Quais profissionais prescrevem Bronquil?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.