Dexador - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Dexador

Indicações de Dexador
Neurologia: Nevralgias, Neurites, Polineurites, Nevralgia intercostal, Nevralgia ciática e Nevralgias de outros nervos periféricos, Paresia facial, Poliradiculoneurite, Hérnia de disco intervertebral, Lombalgias e Neuropatias diabéticas. Reumatologia: Crises agudas de processos reumáticos : Artrite reumatóide, Bursite, Capsulite, Espondilite e Reumatismo poliarticular agudo. Outros processos: Lombalgias e Tendinites, Síndrome Escápulo - Umeral. Ortopedia e traumatologia: Contusões agudas com comprometimento osteoarticular ou osteomuscular. Espasmos musculares agudos.


Contra-Indicações de Dexador
Dexador está contra-indicado em pacientes com antecedente de alergia à Dexametasona ou à qualquer componente da fórmula.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Comprimidos Revestidos (esquema de retirada gradual): 1 comprimido de 8/8 horas - 3 dias 1 comprimido de 12/12 horas - 3 dias 1 comprimido de manhã - 3 a 5 dias ou de acordo com a prescrição médica. Solução Injetável: Associar 1 ampola A com 1 ampola B e aplicar por via intramuscular em dias alternados no total de 3 aplicações ou de acordo com prescrição médica.


Doenças Infecciosas: Viroses Como Herpes, Varicela, Sarampo e Doenças Bacterianas Como Tuberculose Podem Ter Suas Evoluções Agravadas Com o Uso de Corticosteróides.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Informações ao Paciente
DEXADOR possui potente ação antiinflamatória e analgésica, devido a inibição dos processos inflamatórios. CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). ATENÇÃO: as ampolas quando abertas devem ser aplicadas imediatamente, não podendo ser armazenadas mesmo em refrigerador. Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação Verifique o prazo de validade no cartucho. Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido. Conduta na gravidez E LACTAÇÃO: Como a maioria dos medicamentos, DEXADOR não deve ser utilizado nos primeiros 3 meses de gravidez.Informe o seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Cuidados na administração: DEXADOR INJETÁVEL é usado exclusivamente por via intramuscular. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. DEXADOR solução injetável, deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular. Cuidados na interrupção do tratamento:A suspensão de qualquer medicamento que contenha corticosteróide, quando administrado prolongadamente, deve ser lenta e gradual, pelos riscos de INSUFICIÊNCIA SUPRA-RENAL. REAÇÕES ADVERSAS: Úlcera péptica: O uso prolongado de DEXADOR pode ocasionar o aparecimento de úlceras pépticas, embora tratamentos a curto prazo não parecem ser responsáveis por esta patologia. Informe ao médico o aparecimento de quaisquer tipos de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Deve-se interromper a utilização de álcool durante o tratamento. Não interrompER o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Contra-indicações: DEXADOR não deve ser administrado à pacientes com reconhecida alergia à qualquer um de seus componentes ou que apresentem úlceras gástricas e duodenais. Pacientes com infecções graves, cardíacos descompensados, portadores de bloqueio atrioventricular e portadores de processos bradicardizantes também não devem ser medicados com DEXADOR.


Informações Técnicas
DEXADOR é composto de substâncias que atuam de forma sinérgica nos processos inflamatórios de origem neurogênica ou de natureza músculo - esquelética. FARMACOLOGIA: Cianocobalamina: É precursora da Coenzima B12 e participa da conversão da homocisteína em metionina que por sua vez vai ser utilizada na produção de mielina. Existem inúmeros processos degenerativos inflamatórios cujo mecanismo básico de origem é a desmielinização. A presença de 5.000 mcg de Cianocobalamina em DEXADOR INJETÁVEL e em DEXADOR Comprimidos, tem papel fundamental na sua eficácia terapêutica. Tiamina: Atua como coenzima na descarboxilação oxidativa dos alfa-cetoácidos. É uma vitamina que deve estar presente em grandes quantidades nos músculos esqueléticos e nos axônios das células nervosas, principalmente nos processos de regeneração das terminações nervosas e de restauração da força muscular. A deficiência de Tiamina produz quadros de neurites com diminuição dos reflexos tendinosos profundos acompanhados de dores musculares. Piridoxina: Atua no metabolismo dos aminoácidos e na excitabilidade neuronal. Sua deficiência produz fraqueza muscular. A piridoxina presente em DEXADOR soma-se a ação dos outros componentes na recuperação regional do local inflamado. Procaína: Presente apenas em DEXADOR INJETÁVEL, é um anestésico local que torna a sua aplicação praticamente indolor. Dexametasona: Atua de forma inespecífica nos processos inflamatórios diminuindo a permeabilidade capilar e aumentando a estabilidade das membranas dos lisossomos. Dentre os corticóides, a dexametasona é a que apresenta a maior potência antiinflamatória e praticamente, não produz retenção de sódio. DEXADOR INJETÁVEL possui 4 mg de dexametasona e DEXADOR Comprimidos possui 0,5 mg por comprimido revestido.


Laboratório
Ativus Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica A.a.s., Acetofen, Algifen, Alginac, Analgex
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Amplavit, Basilan, Baycuten N, Benormal, Calci-ped


Superdose
Caso ocorra uso voluntário ou involuntário de DEXADOR interrompa com a medicação e proceda com o esvaziamento gástrico. Em caso de inibição da hipófise ou supra renal o paciente deve receber aporte com corticóides até o restabelecimento da função glândular. No surgimento de reações alérgicas fazer uso de anti-histamínicos e/ou corticóides endovenosos dependendo da gravidade do quadro.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Advertências e Recomendações para Pacientes Com Idade Superior a 65 Anos
A dexametasona presente no dexador pode desencadear nos pacientes idosos sintomas dispépticos, úlceras duodenais ou gastrites e até mesmo hemorragias digestivas dado a menor susceptibilidade da mucosa nesta faixa etária. a prescrição médica deve ser seguida corretamente e qualquer manifestação dessa natureza deve ser comunicada ao médico assistente.


Reações Adversas / Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais de DEXADOR, com exceção das reações de hipersensibilidade que podem ocorrer com qualquer de seus componentes, estão relacionados à presença de Dexametasona na sua composição. Entretanto, como DEXADOR é utilizado por períodos curtos, somente ocasionalmente poderá ocorrer alguns dos efeitos relacionados abaixo:


Perguntas sobre Dexador

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Dexador

Na bula do Dexador é possível encontrar: "Deve-se interromper a utilização de bebidas alcoólicas durante o tratamento."
O melhor profissional para te orientar sobre isso é o médico…

A maioria dos antihipertensivos orais, como a losartana, não possui grandes interações com outras medicações. No seu caso, não parece provável que a pregabalina "corte o efeito"da Losartana.…

A combinação desses medicamentos pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como sonolência, tontura, e depressão respiratória, especialmente quando o tramadol é associado a outros medicamentos…

Quais profissionais prescrevem Dexador?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.