Ferrin - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Ferrin

Indicações de Ferrin
A ingestão de dietas com baixo conteúdo de ferro e as situações fisiológicas em que há demanda excessiva deste íon são as principais causas de anemias ferroprivas. Os lactentes, particularmente os alimentados com leite de vaca "in natura" ou com leites pulverizados não enriquecidos, são mais susceptíveis à anemia ferropriva pelo baixo aproveitamento do ferro contido nestes alimentos e principalmente pela capacidade dos laticínios promoverem na criança sangue oculto nas fezes. Os prematuros são predispostos a apresentarem anemias ferroprivas, pois não foram capazes de armazenar este íon nos últimos meses de gestação. Gestantes e Lactantes necessitam de ferro quase que rotineiramente pelo consumo excessivo que a gravidez e a lactação exigem.


Contra-Indicações de Ferrin
Os medicamentos com ferro não devem ser administrados rotineiramente a pacientes portadores de anemias hemolíticas e a pacientes que eventualmente tiveram alguma manifestação alérgica com o uso de compostos ferrosos.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
ADULTO Comprimido uso profilático: 1 comprimido ao dia uso terapêutico: 1 comprimido 3 vezes ao dia Líquido uso profilático: 10 ml/dia (dose única) uso terapêutico: 30 ml/dia (dividido em 2 ou 3 doses) CRIANÇA gotas uso profilático: 1 gt/Kg/dia (dose única) uso terapêutico: 5 gt/Kg/dia (dividido em 2 ou 3 doses) Líquido uso profilático: 1 ml/5Kg/dia (dose única) uso terapêutico: 1 ml/5Kg/dia (dividido em 2 ou 3 doses) LACTENTE Gotas uso profilático: 1 gt/Kg/dia (dose única) uso terapêutico: 6 gt/kg/dia (dividido em 2 ou 3 doses)


Farmacocinética
O ferro absorvido pela célula da mucosa intestinal fica disposto em seu interior sob duas formas: uma mais estável, ligada à ferritina; e outra mais lábil, que é mobilizada através da célula. Parte do ferro ligado à ferritina é perdido com a descamação da célula. No sangue o ferro é transportado até a medula óssea pela transferrina, onde vai ser incorporado à hemoglobina. Na gestante, o ferro transportado pela transferrina materna alcança as vilosidades placentárias, sendo captado pelo epitélio coriônico e armazenado. Liga-se, então, à transferrina do feto para depois atingir os locais de produção dos eritrócitos.


Informações ao Paciente
FERRIN (Fumarato ou Gluconato Ferroso) está indicado nos quadros de deficiência de ferro ou em situações onde o consumo é maior, como na gravidez e na infância. CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade. Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o seu médico se estiver amamentando. CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO E INTERRUPÇÃO: Interrupção: O tratamento das anemias por carência de ferro exige que o medicamento seja tomado prolongadamente de acordo com a prescrição médica. Sua interrupção precoce pode impedir a formação de reservas de ferro nos locais de armazenamento do organismo e falha na resposta terapêutica. Absorção e tolerância: O ferro é melhor absorvido quando administrado nos intervalos das refeições e junto com alimentos ricos em Vitamina C, como o suco de laranja. Entretanto, é melhor tolerado quando administrado durante as refeições. Remoção de resíduos dos dentes: Para evitar a coloração escura dos dentes que aparece com a administração do ferro em solução oral, recomenda-se a escovação dos dentes após a administração do medicamento. Interação medicamentosa: A absorção do ferro pode ser prejudicada pela administração concomitante de chá, café ou leite, provavelmente pela possibilidade de formação de compostos insolúveis com o cálcio e com fosfato. Não se deve utilizar o FERRIN(Fumarato ou Gluconato Ferroso) com medicamentos antiácidos e com antibióticos do grupo das tetraciclinas. Farinhas com alto teor de fibras, como as de trigo integral podem inibir a absorção do ferro. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. REAÇÕES ADVERSAS As reações adversas observadas com FERRIN(Fumarato ou Gluconato Ferroso) são provenientes da sensibilidade dos pacientes aos compostos ferrosos. Assim sendo, as reações mais freqüentes são: diarréia, obstipação, náuseas, e dores epigástricas. Informe seu médico a ocorrência de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES Doses excessivamente elevadas por auto-administração ou por ingestão acidental podem levar a quadros de intoxicação muito graves. FERRIN(Fumarato ou Gluconato Ferroso) está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos compostos ferrosos. Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Informações Técnicas
ABSORÇÃO DOS COMPOSTOS FERROSOS: Os sais ferrosos como gluconato ferroso são absorvidos em todo o trato digestivo, mas é no duodeno que ocorre a maior parte desta absorção. Quanto maior for a carência, maior será a porcentagem de ferro absorvido. FERRIN (Fumarato ou Gluconato Ferroso) comprimido é revestido através de um moderno processo tecnológico (film-coating), de tal forma que sua desintegração e dissolução são programadas para ocorrerem no duodeno. O ferro é absorvido por captação pelas células da mucosa e por transporte ativo envolvendo um carreador. Sua absorção é facilitada pela presença de agentes redutores, como ácido ascórbico. O gluconato ferroso não apresenta vantagens com relação à absorção, mas a sua melhor tolerabilidade facilita o cumprimento da prescrição. O sal ferroso é melhor absorvido quando administrado fora das refeições, mas a tolerabilidade é maior quando administrado junto às mesmas.


Laboratório
Ativus Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Acfol, Anemofer, Desferal, Ferroplex, Fisiofer
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Anemofer, Clusivol, Ferroplex, Fisiofer, Hemo-ped


Superdosagem
Todas as preparações são potencialmente tóxicas tanto para adultos Como para crianças. doses superiores a 1g em crianças são suficientes para produzir irritação e necrose gastrintestinal. os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, palidez, cianose, cansaço, hematêmese e diarréia. a indução de vômitos, bem como, a ingestão de leite e ovos são medidas iniciais que sempre devem ser feitas antes que seja possível a lavagem gástrica. o uso de soluções de bicarbonato de sódio a 1% na lavagem gástrica, torna o ferro mais insolúvel, dificultando a sua absorção. a desferrioxamina, agente quelante, pode ser usado tanto por via nasogástrica (até 8 gramas) quanto por via parenteral(500mg cada 4 ou 12 horas) para impedir absorção ou facilitar a eliminação do ferro absorvido. Advertências e recomendações para pacientes com idade superior a 65 anos: Tanto o gluconato quanto o fumarato ferroso são melhor tolerados que Seus sulfatos, desde que as doses diárias estejam dentro daquelas Especificadas na posologia. pacientes idosos com menor sensibilidade gástrica devem tomar ferrin (fumarato ou gluconato ferroso) após as refeições.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Ferrin
Dependendo da sensibilidade individual, os sais ferrosos podem produzir diarréias em 5% dos pacientes e obstipação em cerca de 10%. Estas manifestações em adultos são mais frequentes com doses superiores à 200 mg de ferro elementar. Dores epigástricas podem ocorrer em 7% dos casos com doses em torno de 200mg e em 20% dos casos quando se administram doses próximas a 400mg. Fezes escuras são acontecimentos comuns na terapêutica com sais de ferro e pode ser utilizada inclusive como indícios do cumprimento da prescrição, não se devendo interromper a terapêutica por seu aparecimento.


Perguntas sobre Ferrin

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Ferrin

Dra. Juliana Lara
Dra. Juliana Lara
Endocrinologista, Nutrólogo
Barueri
Olá! As reações que você está descrevendo não são reações adversas apresentadas normalmente devido ao consumo do Vi-Ferrin. Sugiro que consulte um clínico geral para avaliar estes sintomas; se…
2 respostas

Sim. O uso de vitamina C melhora a absorção de ferro. Sucos como limão e laranja ajudam na absorção deste medicamento.
1 respostas

Dr. Romulo Jogaib Salciarini
Dr. Romulo Jogaib Salciarini
Generalista
Niterói
Até onde sei o melhor ferro é o quelado. Mas o ideal é acompanhar com hematologista, se não me falhe a memória anemia falciforme faz uso de hidroxiureia . Converse com seu medico
1 respostas

Quais profissionais prescrevem Ferrin?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.