Mansil - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Mansil

Ações
A oxamniquina é bem absorvida após administração oral. As concentrações plasmáticas em humanos alcançam o pico após 1 a 1,5 hora da administração oral de doses terapêuticas, com uma meia-vida plasmática de 1 a 2,5 horas. É amplamente transformada em metabólitos ácidos inativos os quais são excretados abundantemente na urina. Os esquistossomos machos são mais suscetíveis que as fêmeas, mas após o tratamento com oxamniquina as fêmeas restantes cessam a postura de ovos, perdendo desta maneira o seu significado patológico sob o ponto de vista parasitológico. Estudos em animais com infecções por S. mansoni imaturos têm demonstrado que a oxamniquina é altamente ativa na fase pós-infecciosa imediata. A oxamniquina reduz significantemente a quantidade de ovos depositados.


Contra-Indicações de Mansil
Até o presente não há contra-indicações conhecidas ao uso de Mansil® (oxamniquina).


Indicações de Mansil
Mansil® (oxamniquina) é indicado para o tratamento oral de todas as formas de infecções por S. mansoni. Mansil® (oxamniquina) é eficaz em todos os estágios de infecção, incluindo a fase aguda e a fase crônica com comprometimento hepatoesplênico.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Adultos A posologia recomendada para o tratamento de S. mansoni é de 15 mg/kg de peso corporal, administrados em dose oral única. O número recomendado de cápsulas, de acordo com o peso corporal, é o seguinte: Peso Corporal (kg) Número de Cápsulas (250 mg) Até 33 2 34 - 50 3 51 - 66 4 67 - 83 5 84 - 100 6 Crianças A posologia recomendada para crianças abaixo de 12 anos é de 20 mg/kg de peso corporal, administrados em duas doses de 10 mg/kg em único dia, com intervalo de 3 a 8 horas entre as doses.


Cuidados de Administração
A tolerabilidade de Mansil® (oxamniquina) será melhor caso as doses sejam administradas após a ingestão de alimentos.


Descrição
Mansil® (oxamniquina), um derivado da tetrahidroquinolina, é indicado para o tratamento oral das infecções por Shistosoma mansoni.


Informações ao Paciente
Mansil® (oxamniquina) cápsulas deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30° C) e ao abrigo da luz e umidade. Mansil® (oxamniquina) suspensão oral deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30° C) e ao abrigo da luz. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. A terapêutica adequada deverá ser seguida rigidamente e conforme orientação de seu médico. No que se refere à esquistossomose as seguintes NORMAS DE HIGIENE deverão ser cuidadosamente seguidas: . Manter limpas as instalações sanitárias; . Andar sempre calçado; . Somente beber água filtrada ou fervida; . Lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes antes de comê-los; . Nunca nadar em rios, lagoas ou açudes que tenham caramujos; . Utilizar sempre as instalações sanitárias; nunca evacuar no chão ou próximo à água; . Não tomar banho de rio, açude ou lagoa, mas na banheira, na tina ou no chuveiro; . Somente lavar roupa no tanque ou na tina; Este produto não poderá ser usado durante a gravidez sem rigorosa supervisão médica. A mesma recomendação é dada para pacientes em fase de amamentação. Mansil® (oxamniquina) será melhor tolerado se for administrado após a ingestão de alimentos. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Laboratório
Labs. Pfizer Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Catamin, Clopirim, Deltacid, Derms, Fansidar


Precauções
Gravidez: A oxamniquina tem demonstrado efeito de embriotoxicidade em coelhos e camundongos quando administrada em doses 10 vezes superiores à dose humana mínima. Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Assim, a oxamniquina só deve ser usada nestas pacientes quando os benefícios superarem os potenciais riscos para o feto. Lactantes: Não se sabe se esta droga é excretada no leite materno. Assim, uma vez que muitas drogas são excretadas no leite materno, deve-se ter cautela quando a oxamniquina for administrada a mulheres em fase de amamentação.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Advertências
Em raras ocasiões convulsões epileptiformes foram observadas dentro das primeiras horas após a ingestão de oxamniquina. A maioria destas reações ocorreu em pacientes com história prévia de convulsões. Consequentemente, Mansil® (oxamniquina) deve ser usado com cuidado nestes pacientes sendo que os mesmos devem ficar sob controle médico que possibilita tratar uma convulsão , caso esta venha ocorrer.


Efeitos Colaterais de Mansil
Mansil® (oxamniquina) geralmente é bem tolerado. A tolerabilidade é melhor quando as doses são administradas após a alimentação. Reações transitórias de tontura e sonolência, delírio e alucinações foram relatadas. Outros efeitos observados em menor grau de intensidade foram: dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal, falta de apetite e urticária. Em raros casos convulsões epileptiformes foram observadas (vide o item "Advertências"). Elevações leves e transitórias nos testes laboratoriais têm sido observadas após o tratamento com a oxamniquina. Entretanto esses dados não foram considerados como droga-relacionados e não constituiram significância clínica. As alterações laboratoriais incluiram raros casos de elevações de grau leve a moderado das enzimas hepáticas mas sem evidência de hepatotoxicidade mesmo em pacientes com envolvimento hepatoesplênico severo. Entretanto houve evidência de anormalidades hepáticas em animais, sendo as fêmeas de rato especialmente sensíveis a doses relativamente baixas.


Quais profissionais prescrevem Mansil?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.