Ostenan - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Ostenan

Indicações de Ostenan
OSTENAN é indicado para o tratamento da osteoporose em mulheres após a menopausa e doença de Paget.


Contra-Indicações de Ostenan
Hipersensibilidade ao principio ativo, hipocalcemia e outros distúrbios no metabolismo de cálcio, insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 35 ml/min) e deficiência de vitamina D.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
A dose recomendada para osteoporose pós-menopausa é de 10 mg uma vez ao dia. Para doença de Paget, estudos mostram o uso de 10 a 40 mg ao dia. OSTENAN deverá ser ingerido pelo menos meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, com um copo cheio de água. Os pacientes não deverão se deitar após a ingestão de OSTENAN para minimizar a potencial irritação esofágica devida ao refluxo. Não é necessário ajustar a posologia para pacientes idosos ou com insuficiência renal leve e moderada (clearance de creatinina entre 35 e 60 ml/min). A hipocalcemia deve ser corrigida antes da terapêutica ser iniciada e os pacientes com osteoporose ou Paget devem receber suplemento de cálcio e vitamina D se a dieta for inadequada.


Informações ao Paciente
Cuidados na conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade. Prazo de validade: 24 meses após data de fabricação. "Verifique a data de fabricação na embalagem". Conduta na gravidez e lactação: O uso de alendronato não foi estudado no grupo de mulheres grávidas e que amamentem. Por isto, informe ao médico a ocorrência de gravidez se estiver fazendo uso da medicação. Cuidados na administração: OSTENAN deverá ser ingerido pelo menos meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, com um copo cheio de água, uma vez que bebidas, alimentos e Outras medicações podem reduzir a absorção do alendronato. Recomenda-se não se deitar em seguida à ingestão de OSTENAN. Interações medicamentosas: Leite e derivados, bebidas com alto teor de cálcio, suplementos de cálcio e antiácidos interferem na absorção de OSTENAN. Recomenda-se que os pacientes esperem pelo menos meia hora após a ingestão de OSTENAN para tomar alguma medicação. Contra-indicações: Em pacientes com hipersensibilidade ao princípio ativo, em situações de hipocalcemia e outros distúrbios no metabolismo do cálcio, insuficiência renal grave e deficiência de vitamina D. Reações adversas: OSTENAN é geralmente bem-tolerado. Todavia poderão ocorrer dor abdominal, distúrbios esofágicos, dispepsia, náuseas e, mais raramente, erupção cutânea e eritema. Precauções: OSTENAN deve ser usado com cautela em pacientes com distúrbios do trato gastrintestinal superior (gastrite, duodenite ou úlcera, disfagia e esofagites). Advertências e recomendações para pacientes maiores de 65 anos: OSTENAN poderá ser utilizado por pacientes acima de 65 anos, desde que observadas as precauções e contra-indicações comuns ao produto. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.


Informações Técnicas
O alendronato é um aminobisfosfonato sintético, análogo ao pirofosfato, que se liga à hidroxiapatita no osso, apresentando ação inibidora sobre o osteoclasto, que atua na reabsorção óssea. Inibe a reabsorção óssea de maneira dose-dependente e tem um efeito 100-1.000 vezes mais potente que o etidronato. O alendronato é incorporado ao osso e tem uma meia-vida de eliminação estimada em 10 anos no homem. Entretanto, quando incorporado na matrix óssea, a droga não é farmacologicamente ativa.


Interações Medicamentosas
A absorção de OSTENAN sofre interferência com leite e derivados, bebidas ou suplementos com alto teor de cálcio e antiácidos. Deve-se esperar pelo menos meia hora após a ingestão de OSTENAN para se tomar alguma medicação.


Laboratório
Laboratório Marjan
Remédios da mesma Classe Terapêutica Cibacalcina, Daivonex, Fosamax, Hypercálcio, Miacalcic
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Alendil, Alendrin, Bonalen, Fosamax


Superdosagem
Os efeitos adversos gastrintestinais poderão ocorrer devido à superdosagem. nestes casos indica-se a administração de leite ou antiácidos, que se ligam ao alendronato. dispositivo legal (portaria 11/81 da dimed), para todo e qualquer novo medicamento durante os primeiros 5 anos de comercialização: "este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado segurança e eficácia quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado".


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Ostenan
OSTENAN é geralmente bem-tolerado. Todavia poderão ocorrer dor abdominal, distúrbios esofágicos. dispepsia, náuseas e, mais raramente, erupção cutânea e eritema. Poderão ocorrer reduções transitórias e assintomáticas de cálcio sérico.


Perguntas sobre Ostenan

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Ostenan

Boa tarde,

a doença de Paget é uma doença do metabolismo ósseo, ou seja, de como o seu corpo faz e reabsorve o tecido ósseo. Não tem cura conhecida, mas tem tratamentos para melhora…

Pode tomar, no entanto, seria ideal avaliação médica individualizada, pois existem outros fatores de risco para osteoporose, além de outros tipos de medicamentos.

Quais profissionais prescrevem Ostenan?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.