Ouvidonal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Ouvidonal

Indicações de Ouvidonal
Tratamento tópico dos processos infecciosos do ouvido externo, causados por germes sensíveis ao cloranfenicol.


Contra-Indicações de Ouvidonal
Tratamento de infecções viróticas ou causadas por fungos, pacientes com perfuração da membrana timpânica ou portadores de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Adultos: instilar 2 a 3 gotas no ouvido externo afetado 3 ou 4 vezes ao dia. Crianças: instilar 1 a 2 gotas no ouvido externo afetado até 3 vezes ao dia. A posologia adequada e a duração do tratamento devem ser ajustadas pelo médico de acordo com cada quadro clínico. - Superdosagem: nestes casos o tratamento deve ser interrompido imediatamente e o médico avisado para a instituição da terapêutica adequada.


Laboratório
Lab. Neo Quím. Com. e Ind. Ltda.


Precauções
Para o tratamento de infecções profundas devem ser usados antibióticos sistêmicos adequados. Ouvidonal não é recomendado durante as duas primeiras semanas de vida, durante a gravidez ou lactação. O uso de antibióticos por tempo prolongado pode facilitar a proliferação de microorganismos não sensíveis, incluindo fungos. Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento exclusivamente a critério médico. Como existem riscos de toxicidade, o medicamento não deve ser utilizado em infecções banais, não definidas ou que possam ser tratadas com outros antibacterianos. Existe a possibilidade de ototoxicidade se o medicamento entrar em contato com o ouvido médio. A posologia determinada pelo médico deve ser seguida corretamente, pois devido ao cloridrato de lidocaína, que é um anestésico local, se a dose for excedida pode causar redução da audição; qualquer observação neste sentido, deve-se interromper imediatamente o uso e consultar o médico. - Interações medicamentosas: o uso de Ouvidonal simultaneamente com produtos que contenham penicilina pode diminuir o efeito terapêutico da mesma.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Ouvidonal
As mais comuns são sinais de irritação local, com prurido e sensação de queimação; raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade com erupção cutânea, urticária, dermatite vesicular e maculopapular. Como efeito sistêmico podem ocorrer discrasias sangüíneas.


Perguntas sobre Ouvidonal

Nossos especialistas responderam a 92 perguntas sobre Ouvidonal

Realize lavagem ocular com soro fisiológico a 0,9% abundante e procure um oftalmologista.
As preparações em gota para aplicação tópica otológica em sua maioria tem meio de diluição/veículo…
1 respostas

Dra. Keilla Mara Freitas
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista
São Paulo
não. apenas observar. se tiver algum sintoma, aí sim, procurar um pronto atendimento.
1 respostas

Dr. Vitor Guo Chen
Dr. Vitor Guo Chen
Otorrino
São Paulo
Após o uso do Cerumim, retorne ao otorrinolaringologista para novo exame físico. Ele é o profissional apto a verificar a efetividade do uso do medicamento e posteriores condutas em relação ao…
1 respostas

Quais profissionais prescrevem Ouvidonal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.