Pipurol - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Pipurol

Indicações de Pipurol
Infecções das vias urinárias por microorganismos sensíveis ao ácido pipemídico.


Contra-Indicações de Pipurol
Primeira infância, até os 2 anos de idade, e no caso de hipersensibilidade ao fármaco.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Cápsulas: em média, 400 mg duas vezes ao dia, cada 12 horas. A apresentação de 200 mg permite o melhor ajuste posológico em casos particulares. Xarope: (cada 5 ml contém 200 mg): em média 15-40 mg/kg de peso corpóreo/dia, divididos em 2 tomadas. O produto deverá ser administrado, de preferência, após as refeições, por um período médio de 10 dias, podendo ser prolongado a critério médico. Deve-se assegurar uma diurese satisfatória mediante apropriada ingestão de líquido, durante o tratamento. Como o produto conserva sua atividade, mesmo com variações de pH de 5 a 9, não é necessário o ajustamento do pH urinário. - Superdosagem: no caso de administração acidental de doses superiores às indicadas pelo médico, o mesmo deverá ser consultado imediatamente.


Laboratório
Zambon Labs. Farms. Ltda.


Precauções
Estudos toxicológicos têm mostrado que o ácido pipemídico pode produzir alterações nas cartilagens das articulações e na deambulação de cães jovens. Os efeitos são transitórios e reversíveis com a interrupção da administração e não se manifestam em outras espécies animais. Até o presente não resultam assinalações de que este tipo de lesões articulares tenham ocorrido na espécie humana. Entretanto até que não se esclareça o significado desses estudos, é aconselhável proceder com cautela na prescrição do fármaco a pacientes pré-púberes e evitar a administração em crianças com idade inferior a 2 anos. - Interações medicamentosas: observou-se resistência cruzada do ácido pipemídico com outras quinolonas. O efeito do fármaco pode ser antagonizado pela administração concomitante de nitrofurantoína. O ácido pipemídico, como todos os quinolônicos, pode aumentar o efeito dos anticoagulantes orais, tais como, Warfarin e seus derivados.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Pipurol
As reações adversas reportadas com a administração de ácido pipemídico, pouco freqüentes, e, geralmente, transitórias e de discreta intensidade, incluem: distúrbios gastroentéricos: náuseas, gastralgia, anorexia, diarréia e, raramente, vômito ou constipação. Reações cutâneas: erupções de tipo exantemático ou urticariformes que raramente levam à interrupção do tratamento. Distúrbios a cargo do SNC: em pacientes idosos, alterações neurossensoriais e psíquicas, com vertigens e distúrbios do equilíbrio.


Perguntas sobre Pipurol

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Pipurol

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Consulte o médico assistente para o tratamento adequado.

Quais profissionais prescrevem Pipurol?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.