Protamina - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Protamina

Indicações de Protamina
Inativação da heparina em casos de hemorragias severas consecutivas à heparinoterapia; inativação da heparina após emprego de circulação extracorpórea e diálise.


Precauções especiais

Conservação
Protamina 1000 roche pode ser conservada à temperatura ambiente ou sob refrigeração (2º a 8º C). o aspecto gelatinoso que a solução pode apresentar sob baixas temperaturas desaparece Quando a ampola é colocada em temperatura ambiente.


Farmacocinética
Protamina 1000 Roche é inativada enzimaticamente no plasma. Após administração i.v. em animais, comprovou-se que o fígado e os rins são os órgãos que apresentaram as maiores concentrações. A protamina é eliminada principalmente por via renal e, em menor grau, por via hepática e biliar. Com a heparina, forma um complexo inativo. A meia-vida de tais complexos é de 24 minutos no animal.


Interações
Protamina 1000 Roche neutraliza a heparina pela formação de um complexo. Protamina 1000 Roche não deve ser administrada concomitantemente com outros medicamentos, especialmente antibióticos ou meios de contraste, uma vez que poderia ocorrer precipitação.


Laboratório
Prods. Roche Químs. Farms. S.A.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Celance, Cronomet, Elepril, Jumexil, Levocarb


Posologia e Modo de Usar
Protamina 1000 Roche serve para neutralizar a heparina e deve ser administrada por via intravenosa, muito lentamente. A dose necessária de Protamina 1000 Roche depende da quantidade de heparina circulante no sangue e do período de tempo transcorrido desde a sua administração. Caso a concentração de heparina não seja determinada, recomenda-se não administrar mais do que 1 ml de Protamina 1000 Roche por via intravenosa lenta. Atenção: Interromper a administração da Protamina 1000 Roche quando da normalização do tempo de trombina, para evitar um excesso de protamina. Como regra geral para o tratamento - poucas vezes necessário - das hemorragias originadas pela heparina, pode-se utilizar uma dose de Protamina 1000 Roche equivalente a 50% da última dose de heparina (em UI). Após a administração i.v. de heparina, injetar por via intravenosa lenta toda a dose de Protamina 1000 Roche. Para inativar a heparina após emprego de circulação extra-corpórea, a Protamina 1000 Roche pode ser utilizada, nas doses necessárias, adaptando-se a posologia nas determinações da coagulação (tempo de trombina, tempo parcial de tromboplastina). Protamina 1000 Roche não anula o efeito dos anticoagulantes cumarínicos.


Propriedades e Efeitos
As protaminas são proteínas de baixo peso molecular, com uma elevada proporção de arginina e são extraídas dos testículos de diversas espécies de salmão. As protaminas combinam-se com a heparina, formando complexos inativos destituídos de ação anticoagulante. Administrada isoladamente, a protamina pode apresentar um efeito anticoagulante.


Restrições de Uso e Tolerância
A administração de protamina pode determinar hipotensão. Em algumas ocasiões, foram observadas raras reações alérgicas, com estados semelhantes ao choque. Esta pré-disposição parece particularmente ligada aos pacientes alérgicos ao salmão (a protamina é extraída dos testículos de diversas espécies de salmão), aos vasectomizados ou naqueles que receberam protamina - zinco - insulina ou protamina para inativar a heparina. Em caso de possível alergia à protamina, antes de se iniciar o tratamento, aconselha-se administrar uma dose como prova e uma medicação anti-alérgica e, eventualmente, dispor-se de medidas adequadas para combater o choque. Protamina 1000 Roche está contra-indicada em casos de reconhecida hipersensibilidade a mesma. Diferentemente do que ocorre com outros sais de protamina, com o cloridrato de protamina (Protamina 1000 Roche) não foi observado nenhum "efeito de rebote heparínico" (ou seja, menos inativação da heparina antes de eliminar o complexo heparina-protamina após emprego da circulação extra-corpórea).


Superdosagem
A superdosagem de Protamina 1000 Roche pode causar hemorragias devido ao efeito anticoagulante próprio da protamina. A administração de heparina de forma controlada até a normalização do tempo de trombina, estanca as hemorragias.


Quais profissionais prescrevem Protamina?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.