Regaine - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Regaine

Indicações de Regaine
Tratamento de alopecia androgênica.


Contra-Indicações de Regaine
Pacientes com história de hipersensibilidade a minoxidil, propilenoglicol ou etanol.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Exclusivamente para uso externo. Aplicar uma dose total de 1 ml de Regaine no couro cabeludo 2 vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. O método de aplicação varia de acordo com o tipo de aplicador, conforme indicado abaixo. Após a aplicação de Regaine, lavar bem as mãos. - Atenção: Regaine pode apresentar alterações de coloração (de translúcido para amarelo), sem que isto modifique a qualidade do produto. Embalagem contendo frasco de plástico, acompanhado de bomba spray, extensor para spray e conta-gotas. - bomba spray: adaptar a bomba ao frasco. Após direcionar o frasco para o centro da área calva, pressionar a bomba 1 vez e espalhar Regaine com as pontas dos dedos até atingir toda a área a ser tratada. Repetir até o total de 12 vezes para completar a dose de 1 ml de solução. Extensor para spray: usar com a bomba spray adaptada ao frasco, pressionar 1 vez e espalhar Regaine com as pontas dos dedos até atingir toda a área a ser tratada. Repetir até o total de 12 vezes para completar uma dose de 1 ml da solução. Conta-gotas: encher o conta-gotas até a marca de 1 ml e aplicar as gotas de Regaine no couro cabeludo e espalhar com as pontas dos dedos até atingir toda a área calva. Repetir até que a dose total de 1 ml tenha sido aplicada. Embalagem contendo frasco plástico de 60 ml (refil): para sua maior praticidade, esta embalagem deve ser utilizada com os aplicadores que se encontram na embalagem completa de Regaine. - Atenção: as válvulas spray devem ser inutilizadas após 4 meses de uso contínuo, sob risco de entupimento ou mau funcionamento. Não existem restrições quanto ao uso contínuo do conta-gotas. A dose total diária não deverá exceder 2 ml ou 2 aplicações ao dia.


Laboratório
Pharmacia & Upjohn Ltda.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Neoxidil


Precauções
Pacientes tratados com Regaine devem ser monitorados um mês após iniciar o seu uso e depois disso a cada 6 (seis) meses. Embora os seguintes efeitos não tenham sido associados com o uso tópico de Regaine, o Minoxidil pode ser absorvido pela pele, existindo a possibilidade de ocorrência de efeitos sistêmicos, tais como: taquicardia, angina, edema ou potencialização da hipotensão ortostática, produzida pela guanetidina. Os pacientes devem ser cuidadosamente observados quanto ao aparecimento de quaisquer sinais de efeitos sistêmicos provocados por Minoxidil. Na ocorrência de efeitos secundários sistêmicos, a administração do produto deve ser descontinuada. Se for necessário, retenção de líquido e edema podem ser corrigidos com tratamento diurético. Taquicardia e angina podem ser controladas com administração de drogas bloqueadoras beta-adrenérgicas ou outros supressores do Sistema Nervoso Simpático. Regaine não deve ser usado concomitantemente com outros agentes tópicos, incluindo corticosteróides, retinóides ou outros que aumentem a absorção cutânea da droga. O mesmo se aplica a inflamações ou outras afecções dermatológicas, onde a diminuição da integridade da barreira epidérmica pode aumentar a absorção percutânea do Minoxidil. Pacientes com hipertensão, incluindo aqueles sob tratamento com agentes anti-hipertensivos, podem usar Regaine, desde que sob orientação e acompanhamento médico. Regaine, provoca ardência e irritação nos olhos. No caso de contato acidental com superfícies sensíveis (olhos, pele escoriada, membranas, mucosas), a área deve ser copiosamente banhada com água corrente e fria. A ingestão acidental da solução pode provocar efeitos adversos graves. A eficácia e tolerância em pacientes com menos de 18 e mais de 65 anos não foram estudadas até o presente momento. Não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade ao minoxidil, propilenoglicol ou álcool. Não se conhece a ação de Regaine sobre o feto humano, portanto, não deve ser usado durante qualquer período de gravidez. O produto passa para o leite materno, não devendo ser igualmente usado no período de amamentação. - Interações medicamentosas: não foram constatadas, presentemente, quaisquer interações medicamentosas associadas ao uso de Regaine. Embora não haja evidência clínica, existe a possibilidade de potencialização da hipotensão ortostática em pacientes sob tratamento concomitante com a guanetidina.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Regaine
O efeito adverso observado com maior freqüência foi dermatite leve do couro cabeludo. Outras reações relatadas, embora infreqüentemente, incluíram: dermatite irritativa (edema, descamação e queimação), reações alérgicas não específicas, eczema, rinite alérgica, edema facial, dispnéia, cefaléia, neurite, tontura, fraqueza, vertigem, edema, dor no peito, alteração na pressão arterial, palpitações e disfunção sexual. Também foram observados, embora muito raramente, os seguintes efeitos indesejáveis: dermatite alérgica de contato, foliculite, alopecia, hipertricose e seborréia. - Superdosagem e ingestão acidental: a ingestão acidental pode produzir efeitos sistêmicos relacionados com a ação vasodilatadora da droga (5 ml de Regaine, contém 100 mg de minoxidil, a dose máxima para administração oral desta droga em adultos). Os sinais e sintomas provocados pela superdosagem da droga provavelmente seriam efeitos cardiovasculares associados com retenção hídrica e taquicardia. A retenção de líquido pode ser corrigida com terapia diurética apropriada. A taquicardia pode ser controlada com a administração de agente bloqueador beta-adrenérgico. Se observada, hipotensão deve ser tratada com infusão intravenosa de salina normal. A radioimunoanálise pode ser realizada para se determinar a concentração de minoxidil no sangue. Um nível sangüíneo acima de 2000 mg/ml é geralmente considerado como dosagem excessiva para administração oral. Drogas simpatomiméticas, tais como norepinefrina e epinefrina, devem ser evitadas devido à sua excessiva atividade estimulante cardíaca. O minoxidil e seus metabólitos são hemodialisáveis.


Perguntas sobre Regaine

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Regaine

O minoxidil tem como efeito o engrossamento dos fios. Após a parada do uso o estimulo cessa em 8 a 12 semanas. A questão é que parando o medicamento vc deixa de tratar o seu problema.

Obrigado pela pergunta.
Não existe interação farmacológica relevante entre o Minoxidil e a Carbamazepina.

O minoxidil é uma grande arma no tratamento das alopecias mas NÃO deve ser usado nos cílios. Tanto as versões de farmácia quanto as manipuladas podem conter diversos ativos que trazem risco de…

Quais profissionais prescrevem Regaine?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.